Image
Curiosidades
Cerveja e futebol em casa: 5 coisas a fazer para melhorar a experiência

Ver um jogo de futebol em casa, sozinho ou com amigos, é diferente face a estar no estádio, mas é certo que há vantagens: não pagas bilhete, tens acesso às melhores câmaras, e a tua cerveja está à distância de dois passos, no frigorífico. Certifica-te do que deves ter em conta quando juntas cerveja e futebol em casa. 


“Podemos mudar de tudo na vida, menos de clube de futebol.” Apesar de exagerado, este lugar-comum várias vezes ouvido relembra-nos que existem poucos espetáculos tão apaixonantes, para os portugueses e não só, como o desporto-rei. Hoje em dia, com a excelência tecnológica das transmissões televisivas, podes seguir um jogo na tranquilidade da tua casa sem perder pitada dos acontecimentos e repetições que alimentarão conversas pela tarde ou noite fora. 


Sozinho ou acompanhado, deixamos-te algumas dicas para melhorares a tua experiência enquanto vês um jogo de futebol, em casa, e degustas uma cerveja bem fresca (mas não demasiado fresca, como já vais perceber).

1. Coloca a cerveja no frigorífico, nunca no congelador

Image

É certo que depende do estilo em questão, mas na maioria dos casos a temperatura ideal para degustar uma cerveja rondará os 4ºC ou 5ºC – ou seja, deve ser armazenada no frigorífico e nunca no congelador. Por um lado, corre o risco de ficar congelada, por outro, se a cerveja estiver demasiado gelada, tal servirá de anestesiador das tuas papilas gustativas, diminuindo a tua perceção do sabor. 


O ideal, por isso, é colocares as cervejas no frigorífico um dia antes do momento em que elas serão abertas. No caso de teres de armazenar uma grande quantidade, lembra-te que as latas ocupam menos espaço no frigorífico e são facilmente empilháveis.

2. Não te esqueças de ninguém

Image

Como já vimos, não se muda de clube, mas não há mal nenhum em ir variando os estilos de cerveja que tu e os teus amigos vão bebendo, pelo contrário! Se é certo que uma Pilsner combina bem com todo o tipo de celebrações e festas, uma Stout ou uma IPA são escolhas igualmente interessantes, e que deixarão os convivas saciados. 


Pode ainda haver quem tenha intolerância ao glúten ou quem prefira a cerveja sem álcool. Mas um bom anfitrião, como tu certamente és, tem tudo pensado, e por isto essas referências não podem faltar.

3. A arte de bem harmonizar

Image

Se beber uma cerveja já traz um enorme prazer, fazê-lo juntamente com a comida ideal é elevar este prazer a todo um novo nível. Isto porque as cervejas têm a capacidade de fazer brilhar os aromas e sabores de cada prato e combinar, da melhor maneira possível, com os seus elementos. A este processo chama-se harmonização e pode ser feito por semelhança, contraste e complemento. 


Em jeito de sugestão, fica a saber, por exemplo, que as IPA combinam muito bem com comidas picantes, uma Pilsner ou Witbier podem acompanhar belissimamente um marisco, os queijos ficam deliciosos com as Old Ale ou Saison, isto para não falar de todas as combinações possíveis no domínio dos petiscos portugueses e internacionais.

4. Bebe no copo, ativa os sentidos

Image

A cerveja é um festim para os sentidos, mas para que a degustação seja perfeita, deves bebê-la no copo e não diretamente da garrafa ou lata. Não há nada mais belo que ouvir um copo a encher-se de cerveja, olhá-la através do vidro, cheirá-la, saboreá-la demoradamente e apreciar a sua riqueza e complexidade.


Degustar uma cerveja é uma valsa lenta que satisfaz corpo e alma em partes iguais, e fazê-la com os cinco sentidos  é uma experiência que não tem preço.

5. Cerveja na mesa, não na mão

Image

Num jogo de futebol as emoções estão à flor da pele, o nervosismo instala-se e procuramos, quase sem pensarmos, objetos que nos possam relaxar. Se és daqueles que gostam de manter o copo na mão durante o jogo, tenta libertar-te deste hábito. A tua mão vai aquecer em demasia a cerveja e contribuir para que esta perca alguma da frescura que todos gostamos. 


E no final de tudo, o mais importante neste convívio é que não há vencedores nem derrotados. O futebol é apenas a desculpa, ou o argumento, para estares com os teus amigos ou familiares. A companhia – a humana e a gastronómica – são o que de melhor temos na vida, e são estes momentos que farão parte da nossa memória dentro de muitos anos.

RECOMENDADOS

Informação Legal

Esta declaração de garantia de privacidade de dados aplica-se específica e exclusivamente ao serviço do Super Bock Group.

Para o Super Bock Group é importante que todos os utilizadores dos seus serviços e visitantes das suas páginas tenham garantida a confidencialidade dos seus dados.

O Super Bock Group garante que estas informações NÃO SERÃO utilizadas em nenhuma lista com fins promocionais via correio eletrónico ou telefónico, nem serão divulgadas a qualquer outra organização ou empresa. O Super Bock Group compromete-se a proteger a sua privacidade.

Sobre qualquer questão que tenha relativa a este compromisso, não hesite em contactar.

close

Image

BEM-VINDO À SUPER BOCK CASA DA CERVEJA

Declaras que tens mais de 18 anos?

SIM

NÃO

Para entrares no site, tens de ter mais de 18 anos.

Ao submeter estes dados, está a concordar com a Política de Privacidade e Política de Cookies do site Super Bock Casa da Cerveja.