Harmonizações
Cervejas ideais para… Petiscos do mundo

Não há dúvida de que a culinária portuguesa tem maravilhosos petiscos, mas um bom garfo não resiste a provar outras culturas. É uma verdadeira viagem à mesa - e claro, na boa companhia da cerveja certa.   


É com razão que se diz que a culinária, quando autêntica, nos pode levar em verdadeiras viagens até outras partes do mundo. Haverá forma mais saborosa de conhecer a história e a cultura de outros povos, que não através dos pratos tradicionais que fazem parte da identidade de um local há séculos?


Para te mostrar isso mesmo, escolhemos três dos melhores petiscos do mundo e quisemos descobrir as cervejas que melhor os acompanham. Cada um com a sua história, são pratos que retratam um país. Ao Peru, vamos provar um subtil ceviche. Ao México, um taco bem condimentado e guloso. E mesmo aqui ao lado, em Espanha, deliciamo-nos com a famosa tortilha de batata


Apesar de bem diferentes, há características que unem estes pratos. Todos resultam do uso de ingredientes frescos, acessíveis facilmente nos países em que foram criados. Todos são fruto da necessidade humana de alimentar o corpo de forma consistente, ainda que com poucos meios ou ingredientes disponíveis.


Todos foram bebendo as diversas influências e sendo alterados com a chegada e partida de vários povos. E todos eles demonstram a capacidade intrinsecamente humana de criar, partindo da necessidade ou mesmo do puro prazer de saborear um delicioso petisco.

1. Ceviche (Peru)

Image

Ceviche, sebiche ou cebiche: um prato delicado, que deixa sobressair toda a frescura do peixe, que é apenas cozinhado numa marinada ácida, sem qualquer necessidade de calor. Acredita-se que o nome venha da palavra ‘siwichi’, na língua Quechua, que pode ser traduzido para fresco ou peixe tenro.


Tudo indica que o ceviche surgiu na costa peruana há mais de 2000 anos, altura em que o povo Mochicha preparava este prato com o sumo de um fruto local chamado tumbo, também conhecido como curuba ou maracujá-banana. Atualmente, o mais comum é usar-se peixe branco, marisco ou camarão marinado em alguma acidez, sendo o sumo de limão ou de lima o mais comum.


O ceviche peruano pode ser temperado com uma mistura picante chamada aji amarillo e com alho, e pode ser guarnecido com rodelas de batata-doce. Embora este prato fresco e subtil seja originário do Peru, é confecionado também noutros países da América do Sul, com algumas variações.


No Equador, por exemplo, é comum o uso de tomate na preparação, assemelhando-se a uma sopa. Já no México, é habitual acompanhar-se o ceviche com tortilhas de milho. 


Preparação: Frio

Principais ingredientes: Peixe, cebola roxa, sumo de limão, chili e coentros.

As melhores cervejas | Pilsener

Com um prato leve, ácido e algo picante como o ceviche, uma cerveja demasiado amarga ou de sabores muito acentuados pode ofuscar os sabores do peixe e dos condimentos. Deves, pois, procurar cervejas ligeiramente ácidas e com um final seco e levemente amargo. Uma Pilsener acompanha bem um ceviche, já que não ofusca a delicadeza dos sabores do peixe com o seu leve amargor, ligeira acidez e o sabor doce do malte.

Tipo de harmonização | Semelhança

Este tipo de harmonização procura destacar uma característica comum a ambos os elementos. Neste caso, a acidez e delicadeza do ceviche é acompanhada por uma cerveja de ligeira acidez, um pouco amarga, e de sabores leves. É a forma mais simples de harmonização, mas nem por isso menos interessante para o palato.

2. Tortilha de batata (Espanha)

Image

A famosa tortilla de patatas é uma das tapas mais apreciadas em Espanha. Várias regiões reclamam a sua origem, mas talvez a primeira referência remonte a 1817, numa carta anónima dirigida ao tribunal de Navarra. Nela constava uma queixa acerca da falta de condições das populações de Pamplona e Riberia, que, segundo o autor da missiva, sobreviviam apenas graças a tortilhas cozinhadas com batatas e ovos.


E, de facto, as diferentes crenças acerca da origem do prato são comuns numa coisa: surgem sempre em contextos de pobreza, em que seria necessário alimentar muitas bocas com poucos ingredientes. Se há quem defenda a receita mais tradicional com apenas dois ingredientes principais, outros dizem que a cebola é essencial para equilibrar a doçura e a textura do prato.


Existem até outras reinvenções: com chouriço, pimentos ou queijo. O uso de um bom azeite é também fundamental para aromatizar o prato e caramelizar a base da tortilha, que contrasta com um interior bem cremoso.


Preparação: Frito

Principais ingredientes: Azeite, ovos e batatas

As melhores cervejas | American Amber Lager

Apesar de ser um prato com alguma gordura, graças aos ovos e ao azeite, a tortilha de batata espanhola não é condimentada e acaba por ser um prato muito nivelado no que toca a sabores. Por isso, pede uma cerveja que torne as coisas mais excitantes e que leve o teu paladar para outros lugares.


Uma American Amber Lager pode ser uma boa escolha, com os sabores tostados e caramelizados bem presentes. Pode ajudar a cortar alguma da gordura do prato e a trazer à harmonização sabores que o prato não tem.

Tipo de harmonização | Contraste

Procura-se que o prato e a cerveja se distingam marcadamente nos seus sabores e robustez. Neste caso temos um prato que, apesar de pouco condimentado, apresenta-nos ao paladar uma personalidade bem marcada, e que irá contrastar de uma forma deliciosa com o carácter mais doce e maltado deste estilo de cerveja. Em suma, uma experiência de degustação enriquecedora.

3. Tacos (México)

Image

Os tacos são uma imagem de marca da comida de rua mexicana. O nome taco vem da palavra tlahco na língua Nahuatl, que significa “metade” ou “no meio”, claramente aludindo ao aspeto do prato. O milho, abundante na América do Sul, é a base dos tacos e acredita-se que eram uma marmita comum feita pelas mulheres de trabalhadores.


Apesar de se ter tornado um alimento transversal a todas as classes sociais, começou por ser uma forma das populações mais pobres fazerem uma refeição económica mas bastante completa, com um recheio consistente, normalmente à base de carne de porco ou frango.


O método usado para cozinhar o recheio varia. Algumas das variedades são os tacos de asador, em que a carne é grelhada; os tacos de cazo, com carne frita e lentamente cozinhada, sendo as carnitas de porco as mais conhecidas; ou os tacos de cazuela, cujo recheio normalmente é carne cozinhada no forno envolvida em folhas de banana-da-terra.


Como topping, os tacos costumam levar um molho - a famosa salsa - que pode ser à base de chilli ou abacate, ou o tradicional pico de gallo, com cebola crua e coentros. 


Preparação: Frito, grelhado ou assado

Principais ingredientes: Tortilha de milho, carne e pico de gallo

As melhores cervejas | Pale Ale

Uma Pale Ale acompanha bem qualquer taco, independentemente do tipo de carne usada no recheio. Com alguma efervescência, um travo adocicado a malte e sabores florais muito leves, a cerveja consegue cortar a oleosidade e intensidade de um recheio assado, tipo carnitas, realçar os sabores fumados, no caso de a carne ser grelhada, ou dar mais complexidade ao queijo de um taco vegetariano. O ligeiro amargor consegue acentuar os temperos, sem nunca se sobrepor aos sabores do taco.

Tipo de harmonização | Complemento

Neste tipo de harmonização, o prato e a cerveja complementam-se entre si, sem que nenhum se sobreponha ao outro. O taco é, por si só, um petisco bastante equilibrado, com o amido da tortilha a amparar o recheio mais guloso e as salsas a darem alguma frescura.


E a cerveja trabalha nesse sentido também, com as suas subtis notas tanto maltadas como lupuladas a contribuírem para realçar algumas destas características do taco, enquanto ameniza um picante mais forte ou uma gordura mais pujante.

Informação Legal

Esta declaração de garantia de privacidade de dados aplica-se específica e exclusivamente ao serviço do Super Bock Group.

Para o Super Bock Group é importante que todos os utilizadores dos seus serviços e visitantes das suas páginas tenham garantida a confidencialidade dos seus dados.

O Super Bock Group garante que estas informações NÃO SERÃO utilizadas em nenhuma lista com fins promocionais via correio eletrónico ou telefónico, nem serão divulgadas a qualquer outra organização ou empresa. O Super Bock Group compromete-se a proteger a sua privacidade.

Sobre qualquer questão que tenha relativa a este compromisso, não hesite em contactar.

close

Image

BEM-VINDO À SUPER BOCK CASA DA CERVEJA

Declaras que tens mais de 18 anos?

SIM

NÃO

Para entrares no site, tens de ter mais de 18 anos.

Ao submeter estes dados, está a concordar com a Política de Privacidade e Política de Cookies do site Super Bock Casa da Cerveja.