Cerveja e nutrição: 5 factos que deves conhecer
Curiosidades
Cerveja e nutrição: 5 factos que deves conhecer

Quando consumida com moderação, a cerveja tem benefícios para a nossa saúde e, inclusive, promove a inclusão de distintos estilos de vida, com a suas versões sem álcool e sem glúten. Descobre 5 factos que ligam a cerveja a uma nutrição bem equilibrada.

A cerveja é a bebida mais social, entre as alcoólicas, e também a mais antiga e conhecida mundialmente. Podes beber a tua Pilsner, Stout ou IPA depois de um dia intenso de trabalho, para relaxares; após um exercício físico, para te hidratares; ou num encontro de amigos, para conviveres e colocares a conversa em dia.

Constituída por ingredientes de origem 100% natural, a cerveja tem benefícios nutricionais que te permitem bebê-la todos os dias, se o fizeres de forma moderada. Neste artigo, deixamos-te algumas pistas acerca da ligação entre a cerveja e a nutrição.

1. É produzida com ingredientes naturais

Cerveja e nutrição: 5 factos que deves conhecer

Água, cereais, lúpulo. Os três ingredientes base da cerveja têm uma origem 100% natural e contribuem para que a bebida não tenha conservantes, corantes e ou qualquer alteração química. A água representa mais de 90% de uma cerveja, um número expressivo e que, por exemplo, supera o da percentagem de água no corpo humano (70%). 

 

Os cereais, com destaque para a cevada, estão na origem do malte, o nome que se dá aos grãos de um cereal que tenha sido maltado. Costuma dizer-se que a cerveja é um alimento líquido e que bebê-la é quase como comer uma refeição. Exageros à parte, a diversidade de cereais utilizados na produção da cerveja contribui para uma composição nutricional invulgarmente rica para uma bebida alcoólica. 

2. É rica em vitaminas, antioxidantes e minerais

Cerveja e nutrição: 5 factos que deves conhecer

Sim, é verdade. A cerveja é rica em vitamina B, antioxidantes e minerais (magnésio, silício e potássio, por exemplo) e fibras solúveis, que são provenientes dos cereais como a cevada, trigo, milho ou arroz. A incrível quantidade de estilos existentes no cardápio cervejeiro faz com que outros ingredientes, com distintos nutrientes, possam fazer parte da sua produção: frutas variadas, mel ou especiarias. Por outro lado, a cerveja é pobre em lípidos e açúcares, que deves evitar. 

 

É claro que não deverás procurar unicamente, na cerveja, os nutrientes necessários para uma dieta equilibrada: os legumes e as frutas continuam a ser os reis e as rainhas da pirâmide alimentar e da alimentação equilibrada. No entanto, podes ficar descansado: a tua cerveja também te proporciona algumas proteínas e vitaminas benéficas à tua saúde.

3. Traz benefícios cardiovasculares

Cerveja e nutrição: 5 factos que deves conhecer

Beber cerveja moderadamente pode ter efeitos benéficos no sistema cardiovascular, uma vez que aumenta o colesterol HDL (lipoproteína de alta densidade), também conhecido como o “colesterol bom”, e reduz a rigidez arterial. A conclusão é do estudo “Moderate Consumption of Beer and Its Effects on Cardiovascular and Metabolic Health”, publicado em março de 2021 no jornal Nutrients. O estudo, uma revisão recente com novas evidências científicas, explica que beber uma cerveja por dia (mulheres) ou até duas cervejas por dia (homens) está associado a uma incidência diminuta de doenças cardiovasculares e mortalidade geral, entre outros benefícios de saúde para o metabolismo. 


Não te esqueças que, além da moderação na ingestão de cerveja, deves integrá-la numa dieta equilibrada e seguir um estilo de vida saudável – por exemplo, praticando atividade física regular.

4. Adapta-se às dietas e estilos de vida atuais

Cerveja e nutrição: 5 factos que deves conhecer

A cerveja evolui com a sociedade. Foi assim nos primórdios da sua existência, em que a produção cervejeira se confundia com a prática da agricultura, mas também no desenvolvimento dos diversos estilos que, a partir do último milénio, no continente europeu, responderam às necessidades alimentares das pessoas, primeiro, e de socialização, depois. O caso mais célebre é o da IPA, cerveja concebida para aguentar a viagem de seis meses de Inglaterra até à Índia, no século XVII, e que hoje é um dos estilos mais conhecidos do planeta. 

 

Mais recentemente, a inovação cervejeira desenvolveu versões sem álcool e sem glúten, que se adaptam às dietas e estilos de vida de toda a população. Apesar de terem um público-alvo bem definido, são propostas que oferecem benefícios de saúde a toda a comunidade de amantes de cerveja.

Super Bock sem Glúten: ninguém fica de fora


Em Portugal existem cerca de 15 mil celíacos diagnosticados, mas a Associação Portuguesa de Celíacos (APC) afirma que serão entre 85 a 100 mil as pessoas com intolerância ao glúten por diagnosticar. Razão mais que suficiente para o Super Bock Group lançar uma versão sem glúten. 

 

De cor dourada e aparência brilhante, com a espuma branca, fina e consistente, a Super Bock sem Glúten é equilibrada, fresca e tem um aroma ligeiramente frutado e maltado. O sabor é refrescante, amargo e bem estruturado, em equilíbrio com o doce. Com um fim de boca seco e amargo, a Super Bock Sem Glúten harmoniza com peixe e saladas e tem um teor alcoólico de 5,2%, o mesmo da Super Bock tradicional. 


Compra a Super Bock sem Glúten, em poucos minutos, na Super Bock Store.

5. Tem poucas calorias

Cerveja e nutrição: 5 factos que deves conhecer

Ao contrário de outras bebidas, alcoólicas e não só, a cerveja é relativamente baixa em calorias. Uma Pilsner de 33 cl, com um teor alcoólico entre 4,2% e 5,8%, pode ter entre 120 e 160 calorias. Quanto maior o teor alcoólico, porém, mais calórica será a cerveja - cada grama de álcool é equivalente a 7 calorias. 

Se, ainda assim, estás preocupado com as calorias da tua cerveja, nada melhor do que deitá-las cá para fora. Por cada 180 calorias que ingeres, deverás fazer os seguintes exercícios físicos:

 

  • 14 minutos de corrida
  • 17 minutos a nadar
  • 20 minutos a jogar futebol
  • 28 minutos a pedalar 
  • 29 minutos a jogar ténis
  • 44 minutos a caminhar

 

Como podes ver, não é difícil manteres-te em forma e, simultaneamente, beberes a tua cerveja relaxadamente e sem preocupações com a linha. 

RECOMENDADOS

Legal Information

This data privacy protection statement applies specifically and exclusively to the Super Bock Group service.

The Internet is a fabulous tool for communication. Each day we realise how important it is becoming in our life, since with just one mouse click the world is at our feet. People are closer to each other and experiences spread faster. Society is changing incredibly fast.

For all these reasons and to increase people’s confidence in this means of communication, it is important for Unicer to guarantee the confidentiality of the data of all users of its services and visitors to its website.

When we ask for your name, address, telephone number, qualifications and other details, our aim is to ensure a closer relationship with our users. When you register, we will address you by your own name, we will become closer to you and we will be able to meet your needs or requests more efficiently.

If, for any reason, Unicer feels a need to update its privacy policy, you will be the first to be informed.

Unicer guarantees that this information WILL NOT BE used in any list for promotional purposes via electronic mail or telephone, nor will it be passed on to any other organisation or company. Unicer undertakes to protect your privacy and will make every effort to guarantee the use of sufficiently effective technology for your online experience to be increasingly secure and your web relationships increasingly strong.

Please do not hesitate to contact us if you have any question about this commitment.

close

Cerveja e nutrição: 5 factos que deves conhecer

UNICER IS NOW SUPER BOCK GROUP

You will enter the new website

SIM

NÃO

You are not old enough to enter this site

By submitting your data you agree

superbockcasadacerveja.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile