Image
Curiosidades
Cerveja: sabor autêntico com ingredientes 100% naturais

Uma das bebidas mais antigas do mundo, a cerveja pode orgulhar-se de ser fabricada desde sempre com ingredientes de origem 100% natural. Um legado que o Super Bock Group continua a garantir nas cervejas que disponibiliza diariamente aos consumidores e nas novas criações que lança regularmente.

Água, cereais e lúpulo. Estes ingredientes da cerveja têm uma origem 100% natural e cada um tem a sua função bem definida ao longo das diversas fases de produção. Juntos contribuem para que a cerveja se mantenha um produto sem conservantes ou qualquer alteração alimentar química. 


E nem a evolução da sociedade e da própria indústria cervejeira alterou esta receita que, de tão simples, se torna complexa na multiplicidade de variações, estilos, aromas e sabores que estes três ingredientes proporcionam.

Água

Queres uma trivialidade interessante para contares aos teus amigos? Entre 90 a 95% da cerveja é composta por água. Por isso, este elemento, com as suas características minerais e de acidez, influencia - e muito - o tipo de cerveja a produzir


Como, até o século XX, a água provinha dos lagos, rios, ribeiras, reservatórios ou até de aquíferos ou poços subterrâneos, as cervejas ganhavam diferentes sabores em consequência dos locais onde eram fabricadas. Isso foi notório nos estilos de cerveja que surgiram no norte e centro da Europa ao longo dos séculos. 


Dois dos exemplos mais flagrantes são os da cidade checa de Plzeň, onde se começou a produzir a famosa cerveja Pilsen, atualmente o estilo mais consumido do mundo, com as águas moles e com baixa concentração de minerais do rio Radbuzaque; e da cidade inglesa de Burton-on-Trent, origem de uma mais conhecidas e reputadas IPA, cuja água tem uma grande concentração de sulfato de cálcio. 

Sabias que...

As primeiras cervejeiras fixaram-se junto de fontes com água considerada excecional. Exemplo disto é a localização da fábrica da Super Bock em Leça do Balio, o que nos permite o acesso a captações de água de excelente qualidade para a produção de cerveja.

Cereais

Uma cerveja de excelência começa a ser feita nos campos de cevada, o cereal mais utilizado nesta bebida. E são os cereais que estão na origem do malte, o nome que se dá aos grãos de um cereal que foram sujeitos a um processo de maltagem. 


De forma controlada, este processo natural faz com que os grãos germinem até um certo ponto a partir do qual a germinação é terminada abruptamente. É o malte que influencia a cor ou o sabor doce ou torrado da cerveja. Maltes menos torrados dão origem a cervejas mais claras e pálidas; maltes mais torrados são usados em cervejas escuras. 


Apesar de a cevada ser o cereal mais utilizado no fabrico de cerveja, também podes encontrar cervejas feitas com trigo (as weissbier), aveia ou centeio, embora quase sempre integradas com malte de cevada. E a verdade é que quase que consegues cheirar os campos frescos de cereais no teu copo, quando despertas para a experiência sensorial cervejeira.

Sabias que...

Através da Maltibérica, o Super Bock Group consegue garantir a qualidade premium do malte, devido ao controlo total sobre o processo de seleção, cultivo e maltagem dos cereais. Deste modo, conseguimos criar maltes com as características específicas para produzir as melhores cervejas do mundo.

Lúpulo

Dos campos de cereais para os campos de lúpulo é um saltinho. O lúpulo é uma planta herbácea que cresce com alguma facilidade - seis a sete metros de altura em quatro ou cinco meses. O lúpulo é um ingrediente natural e uma espécie de 3-em-1: é um antioxidante, um conservante natural – começou a ser usado na produção cerveja pelas suas características antissépticas – e é ele que dá os aromas e o paladar amargo à cerveja. Além do amargor, o lúpulo acrescenta as notas aromáticas que podem variar desde o herbal e floral até às frutas tropicais. 


A introdução do lúpulo na cerveja aconteceu, de modo mais continuado, a partir do século XII, quando a monja Hildegarda de Bingen publicou o livro Physica, que realçava as propriedades conservantes da planta. No entanto, o lúpulo já era adicionado à cerveja, em França, desde o século IX, no mosteiro beneditino Corbie. Pouco mudou, desde então, nesta receita.

Sabias que...

Em Portugal já só existem duas explorações agrícolas de lúpulo de grande escala, num total de 12 hectares. O Super Bock Group adquire a totalidade deste lúpulo para a elaboração das cervejas da gama Super Bock Seleção 1927.

Então e a levedura? 


A esta altura, poderás estar a perguntar-te: então e a levedura? É uma pergunta justa, à qual não te vamos deixar sem resposta. Na produção cervejeira, a levedura é filtrada e acaba por não incorporar a maioria das cervejas. Ou seja, sendo uma matéria-prima, não é necessariamente um ingrediente da cerveja. 


O facto de não ser o protagonista principal deste artigo, porém, não lhe retira importância no processo de produção deste líquido milenar. Este é outro dos segredos da Super Bock, que possui uma levedura extraordinária na sua consistência inigualável de fermentação. E sabes porque razão podemos dizer que  o nosso sabor autêntico perpetua-se no tempo? É que a nossa levedura é inalterada desde 1927. Quase cem anos de mestria cervejeira.


Sabias que…


A levedura da Super Bock está guardada a sete chaves na nossa cervejeira, de modo a assegurarmos a sua preservação, manutenção e propagação. Sendo a essência da nossa cerveja, ela está também guardada na Universidade do Minho e num terceiro local secreto fora do país. Não podemos correr riscos quando o que está em causa é o fabrico da melhor Super Bock de sempre, não achas?

Assim sendo, na próxima cerveja que beberes, podes confiar: estarás não só a apreciar um momento único de fruição e convívio, se for o caso, mas também a degustar um produto milenar e que depende unicamente de três ingredientes que nos chegam diretamente da natureza. Bebe com moderação, mas com a confiança de que, com o Super Bock Group, terás sempre o melhor desta natureza no teu copo.

RECOMENDADOS

Informação Legal

Esta declaração de garantia de privacidade de dados aplica-se específica e exclusivamente ao serviço do Super Bock Group.

Para o Super Bock Group é importante que todos os utilizadores dos seus serviços e visitantes das suas páginas tenham garantida a confidencialidade dos seus dados.

O Super Bock Group garante que estas informações NÃO SERÃO utilizadas em nenhuma lista com fins promocionais via correio eletrónico ou telefónico, nem serão divulgadas a qualquer outra organização ou empresa. O Super Bock Group compromete-se a proteger a sua privacidade.

Sobre qualquer questão que tenha relativa a este compromisso, não hesite em contactar.

close

Image

BEM-VINDO À SUPER BOCK CASA DA CERVEJA

Declaras que tens mais de 18 anos?

SIM

NÃO

Para entrares no site, tens de ter mais de 18 anos.

Ao submeter estes dados, está a concordar com a Política de Privacidade e Política de Cookies do site Super Bock Casa da Cerveja.