Image
Curiosidades
Como se cultiva o lúpulo?

Fomos até ao distrito de Bragança aprender mais sobre o lúpulo com o António Rodrigues. O produtor português tem uma longa experiência no tema e explica-te tudo o que precisas de saber sobre esta planta herbácea e a sua importância na produção da cerveja.

Entrevista a António Rodrigues

Produtor de lúpulo

O que é o lúpulo?

É uma planta herbácea da espécie humulus lupulus que, apesar de poder crescer espontaneamente com relativa facilidade, deve ser cultivada e cuidada para alcançar todo o seu potencial.

Por que se usa o lúpulo na produção de cerveja?

Por três motivos: o lúpulo é um antioxidante, um conservante natural – começou a ser usado na produção cerveja pelas suas características antissépticas – e é ele que dá os aromas e o paladar amargo à cerveja.

O que é preciso para produzir lúpulo de boa qualidade?

Além de um solo rico em minerais que permita um bom crescimento da planta, é preciso estar numa região de clima seco, com muito frio no inverno, muito calor no verão (com temperaturas entre os 30 e os 35 graus) e muitas horas de exposição solar.

Pode-se produzir lúpulo em qualquer zona?

O lúpulo selvagem pode nascer espontaneamente em praticamente todo o território nacional. Mas, para efeitos de cultivo, as áreas mais indicadas, quer seja no hemisfério norte ou sul, ficam entre os paralelos 30 e 55, em altitudes por volta dos 800 metros. Em Portugal, as melhores zonas situam-se nos distritos de Bragança e de Braga.

Há quanto tempo se produz lúpulo em Portugal?

Os primeiros ensaios e experiências começaram a ser feitos no início da década de 1960. Depois, entre 1965 e 1970, foram plantados os primeiros campos de lúpulo nos distritos de Bragança e de Braga.

Como se posiciona o lúpulo português relativamente ao de outros países?

O nosso lúpulo é considerado como um dos melhores lúpulos a nível mundial, fruto não só do clima e da exposição solar, mas também das excelentes características dos solos

Quais são as variedades de lúpulo que cultiva na sua plantação?

Para efeitos agrícolas, cultivo a variedade Nugget. É um super-alfa, com uma alta percentagem – entre os 10% e os 13% – de ácidos alfa. No entanto, já existem super-alfas com percentagens superiores, de 15%, e até mesmo de 20%.

Quanto tempo demora o lúpulo a crescer?

O lúpulo cresce extremamente rápido, durante cerca de quatro a cinco meses. Começamos a trabalhar o lúpulo na segunda quinzena de março e, no final do mês de julho, a planta já tem seis a sete metros de altura. Depois entramos nas fases de floração e de maturação dos cones, que são as flores de lúpulo.

Como se colhe o lúpulo?

Antigamente a colheita era artesanal, ripando a flor das ramadas à mão, o que leva muito tempo. Atualmente a colheita é mecânica. Há um trator que passa com uma máquina para cortar as ramadas, juntamente com um reboque para as recolher. Tudo é transportado para a ripadora e, depois de ripado, o lúpulo entra no secador de forma a ficar com um grau de humidade na casa dos 10%.

Sabias que...

Em Portugal já só existem duas explorações agrícolas de lúpulo de grande escala, na região de Bragança, totalizando 12 hectares? O Super Bock Group adquire a totalidade deste lúpulo para a elaboração das suas cervejas da gama Super Bock Selecção 1927.

RECOMENDADOS

Informação Legal

Esta declaração de garantia de privacidade de dados aplica-se específica e exclusivamente ao serviço do Super Bock Group.

Para o Super Bock Group é importante que todos os utilizadores dos seus serviços e visitantes das suas páginas tenham garantida a confidencialidade dos seus dados.

O Super Bock Group garante que estas informações NÃO SERÃO utilizadas em nenhuma lista com fins promocionais via correio eletrónico ou telefónico, nem serão divulgadas a qualquer outra organização ou empresa. O Super Bock Group compromete-se a proteger a sua privacidade.

Sobre qualquer questão que tenha relativa a este compromisso, não hesite em contactar.

close

Image

BEM-VINDO À SUPER BOCK CASA DA CERVEJA

Declaras que tens mais de 18 anos?

SIM

NÃO

Para entrares no site, tens de ter mais de 18 anos.

Ao submeter estes dados, está a concordar com a Política de Privacidade e Política de Cookies do site Super Bock Casa da Cerveja.