1ªFase

MOAGEM

É feita a seleção do tipo de cereal, de acordo com a cerveja que se pretende produzir, colocando-o depois no moinho, para que seja moído.

Image
Image

2ªFase

EMPASTAGEM E BRASSAGEM

Na caldeira de empastagem, a água é adicionada ao malte moído. Depois, ocorre a brassagem- a mistura destes componentes a uma temperatura adequada, de forma a ativar determinadas enzimas. Aqui é feita a extração dos açucares existentes nos cereais.

A temperatura de brassagem varia dependendo dos cereais que estão a ser utilizados.

3ªFase

FILTRAGEM

Filtram-se todas as cascas dos cereais de modo a obter o líquido filtrado. É neste que o líquido fica com uma cor aproximada à cor final.

Image
Image

4ªFase

EBULIÇÃO OU FERVURA

O líquido segue para a caldeira de ebulição. Neste momento ainda é tudo mosto, sendo que só é considerado cerveja a partir do momento em que ocorre a fermentação. A temperatura sobe e adiciona-se o lúpulo. Quanto mais cedo se acrescentar o lúpulo, mais características de amargor passará para a cerveja, quando mais tarde, mais os aromas do lúpulo se farão sentir no produto final.


Passam 90 minutos até que seja feita a fervura do mosto - fase necessária para que não ocorra o desenvolvimento de patogénicos.

5ªFase

ARREFECIMENTO

A temperatura do mosto desce e são dadas às leveduras condições ótimas de trabalho. Em termos de temperatura, alimento e PH. As leveduras são os agentes responsáveis pela existência de cerveja. A temperatura de arrefecimento varia consoante o produto que se pretende ter.

Image
Image

6ªFase

FERMENTAÇÃO

Insere-se a levedura, que vai começar a fermentar e a transformar os açúcares em álcool e em CO2. A fermentação decorre durante 10-15 dias, variando de acordo com a cerveja que está a ser produzida. A partir deste momento podemos começar a chamar este líquido de Cerveja.

7ªFase

MATURAÇÃO

Esta é a fase de estabilização da cerveja, afinando o seu sabor. É também nesta fase que se pode fazer o dry hopping, ou seja, o acrescentar tardio do lúpulo à cerveja, através de uma infusão a frio. Isto permite uma grande retenção dos aromas do lúpulo, proporcionando uma experiência mais aromática e envolvente.


Esta fase dura entre 2 a 3 dias, afinando o sabor da cerveja.


Image
Image

8ªFase

FILTRAÇÃO FINAL

A cerveja é clarificada e retiram-se as partículas em suspensão, tornando-a mais atrativa e brilhante.

9ªFase

ENCHIMENTO

Para manter as suas características, colocam-se as cervejas nas respetivas garrafas, ou barris, e seguem para os pontos de venda.

Image