Tipos de Cerveja
Fruit Beer: quando os cereais e a fruta se encontram

Complexas, abrangentes e cada vez mais populares. As Fruit Beer requerem tempo e talento para produzir, mas quando a sabedoria dos mestres cervejeiros vai ao encontro da exigência dos consumidores a magia acontece. Descobre, neste artigo, o mundo frutado e colorido das Fruit Beer. 


Se o universo cervejeiro é um caldeirão de criatividade, no mundo particular das Fruit Beer a capacidade de criação está próxima do infinito, tal a diversidade de ingredientes que podem ser utilizados e a multiplicidade de interpretações a que os diferentes estilos cervejeiros se prestam.


Tal como o próprio nome indica, consideram-se Fruit Beer todas as cervejas às quais se adiciona fruta em qualquer fase da sua produção - sublinhando-se que todas estas cervejas deverão ser produzidas, como é normal, a partir da fermentação dos açúcares contidos no malte, caso contrário não poderão ser chamadas de cerveja. Esta nota é importante para perceberes o que é uma Fruit Beer, uma vez que existem outras bebidas alcoólicas que são preparadas a partir da fruta e não são Fruit Beer. A essas chamamos vinho ou licor.


A história da Fruit Beer começou muito antes de o estilo ganhar direito a ter nome próprio. A adição de fruta na produção de cerveja antecedeu a própria utilização do lúpulo como aromatizante e conservante, sendo os benefícios evidentes: além de aromas e sabores, as frutas trazem açúcares fermentáveis adicionais à cerveja, aumentando o seu valor nutritivo. 


As características da fruta podem melhorar a cerveja, mas atenção, este é um processo complexo e que requer dos mestres cervejeiros total sabedoria e talento, caso contrário o resultado final poderá não ser dos melhores. Uma boa Fruit Beer acrescenta novas cores e tonalidades ao perfil da cerveja, assim como sabores e aromas que não podem ser obtidos a partir dos cereais. Como a fruta em si contém apenas açúcares fermentáveis, geralmente frutose ou sacarose, não é necessária uma etapa extra, tal como acontece com o malte em que é necessário converter o amido em açúcares fermentáveis durante a brassagem.


Assim sendo, as frutas necessitam apenas de ser espremidas antes de a levedura ser adicionada no mosto. Parece fácil, certo? Mas não é.

Um conceito, vários estilos

Na teoria, qualquer estilo poderá ter uma variação de Fruit Beer. Há que ter em atenção, porém, que a fruta não se deve sobrepor ao estilo original da cerveja, mas sim enriquecê-lo. Witbier, Stout, Red Ale ou IPA são alguns dos estilos mais conhecidos de Fruit Beer, mas a rainha é a Fruit Lambic, produzida na Bélgica e que tem como base o estilo Lambic.


Tal como as outras cervejas deste estilo, as Fruit Lambic têm na fermentação espontânea a sua característica chave, sendo produzidas em tanques abertos e geralmente maturadas em barricas de madeira.  Cervejas complexas, frutadas, agradavelmente ácidas, nem sempre é fácil identificar o tipo de fruto da Fruit Lambic, tal é a riqueza de aromas e sabores que estas apresentam após a fermentação e envelhecimento nas barricas. 


Ainda que, na teoria, todas as frutas sejam passíveis de serem adicionadas a uma Fruit Beer, a cereja, a framboesa, o pêssego, o morango, a maçã, a laranja, a amora e a banana encontram-se entre os ingredientes mais usuais. Uma das Fruit Lambic mais conhecidas, a Kriek, é produzida com ginja de variedade Morello, que é acrescentada a uma base de Lambic, deixada a refermentar na fruta e maturada durante mais de um ano.


De cor avermelhada e espuma abundante, a Kriek é produzida na Bélgica com ginjas colhidas junto ao vale do rio Senne, em Pajottenland, subúrbios de Bruxelas. No entanto, a cerveja tem ganho uma legião de fãs nos Estados Unidos, onde interpretações locais são produzidas com diversos tipos de ginja, dada a escassez da variedade Morello.

Image

O futuro é sorridente

As bebidas alcoólicas frutadas, onde se pode incluir a Fruit Beer, têm ganhado novos consumidores, acompanhando o crescimento da cerveja artesanal e a criatividade dos mestres cervejeiros.


Falando em particular dos Estados Unidos, na segunda década do século XXI, a produção de Fruit Beer tornou-se mais popular à medida que os mestres cervejeiros começaram a incorporar fruta nas suas cervejas através de métodos tradicionais ou inovadores.


Como se sabe, na fervilhante cultura cervejeira americana, não há barreiras. Alguns dos produtores envelhecem as suas cervejas em barricas de madeira, durante meses, junto de frutas inteiras, seguindo a tradição das Fruit Lambic. Outros, porém, misturam puré de fruta ou mesmo sumo de frutas com o mosto, antes ou depois da fermentação.


Quando adicionada após a fermentação, a fruta acrescenta um caráter doce ao sabor da cerveja, afastando-se mesmo dos seus sabores mais tradicionais. Há ainda produtores que adicionam extratos naturais à sua cerveja, o que lhes dá um sabor doce de sumo de fruta – estas cervejas têm ganho popularidade no país, ainda que não reflitam a tradição cervejeira.


Produzir uma Fruit Beer de excelência requer arte, engenho, mas também mais tempo e esforço que uma cerveja tradicional. No entanto, há cada vez mais mestres cervejeiros a demonstrar interesse pelo potencial da fruta enquanto ingrediente cervejeiro, por isso fica atento. É provável que, nos próximos anos, novas criações, inovações, sabores e aromas estejam à disposição para os poderes conhecer e desfrutar. Brindamos, como sempre, a isso.

Informação Legal

Esta declaração de garantia de privacidade de dados aplica-se específica e exclusivamente ao serviço do Super Bock Group.

Para o Super Bock Group é importante que todos os utilizadores dos seus serviços e visitantes das suas páginas tenham garantida a confidencialidade dos seus dados.

O Super Bock Group garante que estas informações NÃO SERÃO utilizadas em nenhuma lista com fins promocionais via correio eletrónico ou telefónico, nem serão divulgadas a qualquer outra organização ou empresa. O Super Bock Group compromete-se a proteger a sua privacidade.

Sobre qualquer questão que tenha relativa a este compromisso, não hesite em contactar.

close

Image

BEM-VINDO À SUPER BOCK CASA DA CERVEJA

Declaras que tens mais de 18 anos?

SIM

NÃO

Para entrares no site, tens de ter mais de 18 anos.

Ao submeter estes dados, está a concordar com a Política de Privacidade e Política de Cookies do site Super Bock Casa da Cerveja.