Image
Tipos de Cerveja
Super Bock Store aposta na cultura milenar belga

A Bélgica é um país peculiar e as suas cervejas encaixam que nem uma luva nesta definição. Os reis da fermentação espontânea estiveram demasiados séculos ausentes do convívio das grandes culturas cervejeiras, mas regressaram em grande nos últimos 60 anos, como podes ver através das cervejas já disponíveis na Super Bock Store.

Comprar Agora

Cervejas Belgas na Superbock Store

País de várias línguas, tradições e com um sistema político tão complexo que, por vezes, é gerido sem executivo governamental, a Bélgica tem uma história cervejeira com mais de dois mil anos. Se, nas outras culturas cervejeiras, há tradições que são praticamente inamovíveis (veja-se o caso da cultura cervejeira alemã e a Lei da Pureza da Cerveja), na Bélgica as coisas são diferentes. Em primeiro lugar, a cultura belga soube associar os conhecimentos sobre a produção de vinho trazidos da Roma imperial ao saber germânico de fazer cerveja. Apesar de manterem as suas características únicas, as cervejas belgas ajustaram-se aos estilos que vinham de fora e acrescentaram ingredientes como especiarias, ervas, café, mostarda e frutos às suas receitas.

A cultura cervejeira belga sobreviveu estoicamente aos anos e séculos de guerras, crises económicas e destruição de cervejeiras, mas a bonança chegou finalmente no final dos anos 1960. A cerveja belga reergueu-se e foi redescoberta pelo guru britânico Michael Jackson, que a colocou no mapa mundial.

Se estas linhas já te trazem água na boca, descobre as seguintes marcas e estilos de cerveja na Super Bock Store.

Image

Timmermans Oude Kriek

O casamento da Lambic mais genuína com a cereja – originalmente a cereja Schaerbeek – tem sempre resultados surpreendentes, especialmente quando se faz um blend entre Lambics com diferentes maturações. Este casamento, em que predomina a acidez  natural, vai fazer as delícias dos verdadeiros apreciadores da fermentação espontânea e surpreender os recém-chegados às Fruit Beers na sua forma mais nobre e prestigiosa. O período de conservação indicado é 12 anos, mas caso tenhas garrafas mais antigas aproveita-as bem. Este é um bem precioso.

 

Produzida em Itterbeek, na mais antiga cervejeira Lambic ainda em atividade, a Timmerman Oude Kriek respeita uma tradição com mais de 300 anos. Na sua origem está um milagre: os microrganismos que se encontram no ar na zona vale do Zenne contactam com o mosto da cerveja que fermenta espontaneamente. É por isso que uma verdadeira Lambic é produzida apenas num raio de 15 km de Bruxelas, na área conhecida como Pajottenland.

 

Harmonização

De cor dourada escura, a Oude Kriek tem notas de madeira, ervas e fenos no paladar. O final é seco, com paladar ácido e notas vínicas. Deves beber esta cerveja num copo raso sem pé, com uma temperatura entre 4 a 6༠C. A espuma é pouco densa, manifestando o seu corpo fino. Podes harmonizar esta cerveja, que tem um teor alcoólico de 6,7%, com carnes vermelhas estufadas, queijos (camembert, cabra, crème brûlée), carne de pato, sobremesas à base de chocolate ou frutas vermelhas.

Chouffe Houblon

primeira IPA belga é um requintado apuro da receita da Chouffe, cerveja do tipo Blond e a primeira fabricada pela Brasserie d’Achouffe. A cerveja, que já ganhou a medalha de Ouro nos World Beer Awards, adiciona à sua fermentação base os lúpulos Tomahawk, Amarillo e Saaz, que lhe conferem aromas sofisticados a toranja, fruta tropical e um equilibrado amargor final.

 

A Brasserie d’Achouffe é uma cervejeira belga localizada em Achouffe, nas Ardennes.  Foi fundada em 1982 pelos cunhados Pierre Gobron and Christian Bauweraerts, inicialmente como um hobby. Em 1986, a dupla adquiriu a quinta onde costumava produzir cerveja e o negócio profissionalizou-se. À medida que a cervejeira crescia, também crescia a sua família de estilos, personalizados por gnomos: Marcel (La Chouffe) e Malcolm (Mc Chouffe), Matthew (Houblon Chouffe) e Micheline (Cherry Chouffe). Cada gnomo representa uma das cervejas da gama, e cada um tem sua própria história e características. A Houblon Chouffe, que deve ser servida numa tulipa de pé baixo, é uma ale bem lupulada (Triple Beer, com um teor alcoólico de 9%), sendo descrita como um casamento entre uma Imperial IPA e uma Tripel belga.

Image
Image

Lorem ipsum dolor

Image

Lorem ipsum dolor

Image

Lorem ipsum dolor

Image

Oude Geuze Boon a L’ancienne

A Oude Geuze Boon à l’ Ancienne é um dos melhores exemplos do tradicional estilo Lambic de fermentação 100% espontânea e resulta da mestria excecional de Frank Boon para fazer blends a partir de cervejas Lambic. Em média, este blend tem 18 meses de estágio em barricas de carvalho americano. É uma cerveja ácida e fresca no paladar, mais frutada do que picante, com notas amadeiradas e cítricas, muito equilibrada. Se ainda não estás convencido em comprar esta cerveja na Super Bock Store, fica a saber que ela recebeu a medalha de Bronze nos World Beer Awards (2014).

 

Fixa este número: 20 anos. É o tempo que a podes conservar a envelhecer, sendo recomendado que a conserves refrigerada, na vertical, e ao abrigo da luz. Na altura da degustação, serve lentamente e sem perturbar o sedimento de levedura na garrafa.

 

Harmonização

Esta cerveja ácida e frutada acompanha muito bem pratos intensos e salgados, como mariscos, charcutaria, mexilhões ou queijos cremosos. A sua espuma é branca, espessa e persistente, que cria uma sensação visual imponente quando servida num copo Boon, de preferência a uma temperatura de 12༠C.

Bourgogne des Flandres Bruin

Com um corpo médio-baixo, esta cerveja apresenta uma leve doçura, balanceada brilhantemente por uma acidez lática e acética. O nível de amargor é baixo, evidenciando-se os sabores de frutos vermelhos, vínicos e amadeirados. O final de boca revela uma acidez decrescente e elegante.

 

Fabricada na cervejaria e misturada com Lambic da Timmermans Brewery, a Bourgogne des Flandres Bruin tem fermentação mista, o que a torna especial e única. A cerveja de alta fermentação é subtilmente misturada com a melhor Lambic fermentada espontaneamente, que depois é maturada em barricas de carvalho durante vários meses. É esse processo que confere à cerveja uma cor marrom-avermelhada e um acabamento rico e cremoso.

 

Harmonização

A Bourgogne des Flandres Bruin possui uma cor cobre intensa e um paladar e aroma com notas acéticas de cereja, vinho tinto e madeira. A espuma tem boa formação e média persistência, idealmente servida a uma temperatura entre os 3 e os 7,5༠C. Tal como outras cervejas belgas, a Bourgogne des Flandres Bruin harmoniza muito bem com mexilhões. Podes também experimentá-la no acompanhamento de comidas picantes, asiáticas, mexicanas ou saladas. Com um teor alcoólico de 5%, esta cerveja deve ser bebida num copo túlipa.

Image
Image

Lorem ipsum dolor

Image

Lorem ipsum dolor

Image

Lorem ipsum dolor

Image

Gulden Draak

A Gulden Draak 9000 é uma cerveja com elevado teor alcoólico (10,5%), produzida pela Brouwerij Van Steenberge em Ertvelde, na Flandres Oriental. O nome é uma homenagem literal ao dragão dourado que se encontra no topo do campanário de Ghent. O campanário (ou torre sineira) é Património Mundial da UNESCO e é a mais alta das três torres com vista para a cidade medieval de Ghent. Existem várias variantes da Gulden Draak, incluindo esta excelente e premiada Gulden Draak 9000 Quadruple.

 

A receita da Gulden Draak 9000 é baseada em quatro variedades de malte, que lhe conferem uma cor âmbar e um aroma ligeiramente frutado. Assim como as outras cervejas especiais da Van Steenberge, a Gulden Draak 9000 é uma cerveja de alta fermentação e de refermentação em garrafa. Para esta última, utiliza-se uma levedura de vinho que não só contribui para um sabor incomparável, mas também garante uma vida útil de longo prazo com a evolução do sabor.

 

Harmonização

De cor âmbar, a Gulden Draak 9000 tem um paladar ligeiramente doce, com aroma frutado. Podes sentir ainda notas de frutos secos no final, o que torna esta Strong Ale ideal para acompanhar o nosso tão típico bolo-rei. Podes também bebê-la enquanto desfrutas de um queijo gorgonzola, carnes de caça ou cheesecake. A sua espuma é densa e duradoura, devendo ser servida em copo de pé baixo a uma temperatura entre os 10 e os 13༠C.

Lieffmans Fruitesse

Aliquam eget ante in odio vehicula maximus sit amet eget sapien. Vestibulum lacinia erat sed elit lobortis, sed egestas elit mollis. Nam elementum interdum nisl non accumsan. Donec lorem massa, varius vitae lorem in, dignissim tempor diam. Aenean ex massa, mattis vCerveja On the Rocks? Sim, é isso mesmo. A Liefmans Fruitesse é uma cerveja vibrante, refrescante, sendo ideal para beber como aperitivo ou até cocktail, com ou sem gelo. Trata-se de uma verdadeira Fruit Beer belga, com a adição de sumo natural de cinco frutos vermelhos (morangos, groselhas, amoras, framboesas e mirtilos), com os quais podes celebrar, ou simplesmente saborear os dias de calor ou noites de festa.

 

Harmonização

Nesta lista de cervejas belga que podes encontrar na Super Bock Store, esta é talvez a mais refrescante. De cor vermelha, a Liefmans Fruitesse tem paladar e aroma a frutos vermelhos, com um corpo ligeiro e muito equilibrado. A espuma é surpreendentemente cristalina, pedindo um copo de pé raso ou até o tradicional copo de cocktail. É uma cerveja de festa que acompanha bem azeitonas pretas, gelados, frutos vermelhos e comida de cocktail.el quam lobortis, iaculis vulputate odio. Integer facilisis sem non consequat malesuada. Fusce ut facilisis mi.

Image
Image

Lorem ipsum dolor

Image

Lorem ipsum dolor

Image

Lorem ipsum dolor

RECOMENDADOS

Informação Legal

Esta declaração de garantia de privacidade de dados aplica-se específica e exclusivamente ao serviço do Super Bock Group.

Para o Super Bock Group é importante que todos os utilizadores dos seus serviços e visitantes das suas páginas tenham garantida a confidencialidade dos seus dados.

O Super Bock Group garante que estas informações NÃO SERÃO utilizadas em nenhuma lista com fins promocionais via correio eletrónico ou telefónico, nem serão divulgadas a qualquer outra organização ou empresa. O Super Bock Group compromete-se a proteger a sua privacidade.

Sobre qualquer questão que tenha relativa a este compromisso, não hesite em contactar.

close

Image

BEM-VINDO À SUPER BOCK CASA DA CERVEJA

Declaras que tens mais de 18 anos?

SIM

NÃO

Para entrares no site, tens de ter mais de 18 anos.

Ao submeter estes dados, está a concordar com a Política de Privacidade e Política de Cookies do site Super Bock Casa da Cerveja.