12 formas de servires a tua cerveja

Sabias que existem copos mais adequados para diferentes estilos de cerveja? Escolhe o copo certo para aproveitares ao máximo a tua cerveja preferida.

Copo
Image

IDEAL PARA

CERVEJA PILSNER

CAPACIDADE

330 ml
Copo de cerveja alto e estreito. A boca mais larga do que o fundo ajuda a encaminhar o aroma da bebida para o nariz. Permite a fruição de sabores menos intensos das cervejas mais leves. Copo indicado para servir a cerveja Super Bock.
Copo
Image

IDEAL PARA

LAMBIC, GUEUZE, GRAPE ALE

CAPACIDADE

200 ml
De haste esguia e fina, habitualmente mais curta do que a dos tradicionais copos de champanhe, permite conservar a carbonatação e a frescura da bebida, enquanto exalta e intensifica o aroma graças à rápida libertação dos voláteis.
Copo
Image

IDEAL PARA

WEISS, DUNKEL WEISS, WEIZENBOCK

CAPACIDADE

500 ml
Copo alto de base robusta, de vidro fino e capacidade superior à do copo Pilsner. Dado o seu formato que, depois de alargar, se volta a apertar próximo da boca, está preparado para manter a consistência cremosa da espuma no topo e a levedura no fundo (típico das cervejas de trigo não filtradas).
Copo
Image

IDEAL PARA

BOCKS, MAIBOCKS

CAPACIDADE

330 ml
Copo de cerveja que pode apresentar variantes, mas sempre com um pé relativamente alto e boca estreita para permitir fruir os aromas e sabores mais leves. Favorece a conservação da espuma.
Copo
Image

IDEAL PARA

SAISON, BELGIAN ALES E STRONG ALES

IDEAL PARA

330 ml
Copo elegante com pé baixo e base circular, o que facilita a boa degustação da cerveja. A forma do copo facilita a observação da espuma. Boa capacidade para preservar os aromas e sabores da cerveja. Copo tradicional belga.
Copo
Image

IDEAL PARA

BELGIAN ABBEY ALES

IDEAL PARA

400 a 500 ml
Copo elegante de pé alto e boca larga. Permite criar uma larga camada de espuma que proporciona uma maior perceção dos aromas da cerveja. Alguns copos são mais trabalhados e têm rebordo dourado ou prateado. Os Cálices possuem o mesmo formato com espessura mais grossa. Copo indicado para servir a cerveja Super Bock Abadia.
Copo
Image

IDEAL PARA

BARLEYWINE, BELGIAN DARK STRONG ALE, EISBOCK, RUSSIAN IMPERIAL STOUT, QUADRUPEL

IDEAL PARA

180 a 240 ml
Copo usado para tipos de cerveja mais fortes e complexas. Um copo baixo, de base arredondada e boca estreita, que permite libertar os aromas intensos da bebida, ao mesmo tempo que os mantém dentro do copo.
Copo
Image

IDEAL PARA

TODO O TIPO DE CERVEJAS

IDEAL PARA

330 ml
Copo elegante, de espessura fina e pé alto que impede que o calor da mão aqueça a cerveja. O topo mais estreito que a base retém o aroma no copo, potenciando as cervejas aromáticas. O rebordo na boca do copo permite que a cerveja deslize quando a bebemos, tornando a experiência mais suave e fluida. Copo indicado para servir as cervejas Selecção 1927.
Copo
Image

IDEAL PARA

CERVEJAS IPA

CAPACIDADE

330 ml
Copo de forma rebuscada, com sulcos desenhados na base que ajudam a libertar os aromas da cerveja conforme se vai degustando. O meio do copo é largo e afunila ligeiramente na boca, o que ajuda a reter o aroma dentro do copo.
Copo
Image

IDEAL PARA

KÖLSCH

CAPACIDADE

até 500 ml
Copo tradicional alemão, cujo nome significa “haste”. É cilíndrico, alto e estreito, sendo usado para cervejas mais delicadas. A forma ajuda a concentrar e ampliar os aromas.
Copo
Image

IDEAL PARA

PORTER, BITTER E STOUT

IDEAL PARA

até 600 ml
Copo com base estreita e boca larga, o que faz com que a espuma se dissolva com maior rapidez. Tradicionalmente usado nos pubs ingleses e irlandeses. Com grande capacidade. Este copo tem a desvantagem de ser aquecido pelo calor da mão.
Copo
Image

IDEAL PARA

MARZEN, GERMAN PILS, VIENNA LAGER

IDEAL PARA

até 1000 ml
A tradicional caneca de cerveja tem grande capacidade, vidro robusto e grosso, o que garante a durabilidade e o isolamento da cerveja. A asa ajuda a controlar o peso do copo, mantendo o calor da mão longe da cerveja. É a caneca tipicamente usada na Oktoberfest.