Image
Curiosidades
Cerveja e nutrição: 5 factos que deves conhecer

Quando consumida com moderação, a cerveja tem benefícios para a nossa saúde e, inclusive, promove a inclusão de distintos estilos de vida, com a suas versões sem álcool e sem glúten. Descobre 5 factos que ligam a cerveja a uma nutrição bem equilibrada.

A cerveja é a bebida mais social, entre as alcoólicas, e também a mais antiga e conhecida mundialmente. Podes beber a tua Pilsner, Stout ou IPA depois de um dia intenso de trabalho, para relaxares; após um exercício físico, para te hidratares; ou num encontro de amigos, para conviveres e colocares a conversa em dia.

Constituída por ingredientes de origem 100% natural, a cerveja tem benefícios nutricionais que te permitem bebê-la todos os dias, se o fizeres de forma moderada. Neste artigo, deixamos-te algumas pistas acerca da ligação entre a cerveja e a nutrição.

1. É produzida com ingredientes naturais

Image

Água, cereais, lúpulo. Os três ingredientes base da cerveja têm uma origem 100% natural e contribuem para que a bebida não tenha conservantes, corantes e ou qualquer alteração química. A água representa mais de 90% de uma cerveja, um número expressivo e que, por exemplo, supera o da percentagem de água no corpo humano (70%). 

 

Os cereais, com destaque para a cevada, estão na origem do malte, o nome que se dá aos grãos de um cereal que tenha sido maltado. Costuma dizer-se que a cerveja é um alimento líquido e que bebê-la é quase como comer uma refeição. Exageros à parte, a diversidade de cereais utilizados na produção da cerveja contribui para uma composição nutricional invulgarmente rica para uma bebida alcoólica. 

2. É rica em vitaminas, antioxidantes e minerais

Image

Sim, é verdade. A cerveja é rica em vitamina B, antioxidantes e minerais (magnésio, silício e potássio, por exemplo) e fibras solúveis, que são provenientes dos cereais como a cevada, trigo, milho ou arroz. A incrível quantidade de estilos existentes no cardápio cervejeiro faz com que outros ingredientes, com distintos nutrientes, possam fazer parte da sua produção: frutas variadas, mel ou especiarias. Por outro lado, a cerveja é pobre em lípidos e açúcares, que deves evitar. 

 

É claro que não deverás procurar unicamente, na cerveja, os nutrientes necessários para uma dieta equilibrada: os legumes e as frutas continuam a ser os reis e as rainhas da pirâmide alimentar e da alimentação equilibrada. No entanto, podes ficar descansado: a tua cerveja também te proporciona algumas proteínas e vitaminas benéficas à tua saúde.

3. Traz benefícios cardiovasculares

Image

Beber cerveja moderadamente pode ter efeitos benéficos no sistema cardiovascular, uma vez que aumenta o colesterol HDL (lipoproteína de alta densidade), também conhecido como o “colesterol bom”, e reduz a rigidez arterial. A conclusão é do estudo “Moderate Consumption of Beer and Its Effects on Cardiovascular and Metabolic Health”, publicado em março de 2021 no jornal Nutrients. O estudo, uma revisão recente com novas evidências científicas, explica que beber uma cerveja por dia (mulheres) ou até duas cervejas por dia (homens) está associado a uma incidência diminuta de doenças cardiovasculares e mortalidade geral, entre outros benefícios de saúde para o metabolismo. 


Não te esqueças que, além da moderação na ingestão de cerveja, deves integrá-la numa dieta equilibrada e seguir um estilo de vida saudável – por exemplo, praticando atividade física regular.

4. Adapta-se às dietas e estilos de vida atuais

Image

A cerveja evolui com a sociedade. Foi assim nos primórdios da sua existência, em que a produção cervejeira se confundia com a prática da agricultura, mas também no desenvolvimento dos diversos estilos que, a partir do último milénio, no continente europeu, responderam às necessidades alimentares das pessoas, primeiro, e de socialização, depois. O caso mais célebre é o da IPA, cerveja concebida para aguentar a viagem de seis meses de Inglaterra até à Índia, no século XVII, e que hoje é um dos estilos mais conhecidos do planeta. 

 

Mais recentemente, a inovação cervejeira desenvolveu versões sem álcool e sem glúten, que se adaptam às dietas e estilos de vida de toda a população. Apesar de terem um público-alvo bem definido, são propostas que oferecem benefícios de saúde a toda a comunidade de amantes de cerveja.

Super Bock sem Glúten: ninguém fica de fora


Em Portugal existem cerca de 15 mil celíacos diagnosticados, mas a Associação Portuguesa de Celíacos (APC) afirma que serão entre 85 a 100 mil as pessoas com intolerância ao glúten por diagnosticar. Razão mais que suficiente para o Super Bock Group lançar uma versão sem glúten. 

 

De cor dourada e aparência brilhante, com a espuma branca, fina e consistente, a Super Bock sem Glúten é equilibrada, fresca e tem um aroma ligeiramente frutado e maltado. O sabor é refrescante, amargo e bem estruturado, em equilíbrio com o doce. Com um fim de boca seco e amargo, a Super Bock Sem Glúten harmoniza com peixe e saladas e tem um teor alcoólico de 5,2%, o mesmo da Super Bock tradicional. 


Compra a Super Bock sem Glúten, em poucos minutos, na Super Bock Store.

5. Tem poucas calorias

Image

Ao contrário de outras bebidas, alcoólicas e não só, a cerveja é relativamente baixa em calorias. Uma Pilsner de 33 cl, com um teor alcoólico entre 4,2% e 5,8%, pode ter entre 120 e 160 calorias. Quanto maior o teor alcoólico, porém, mais calórica será a cerveja - cada grama de álcool é equivalente a 7 calorias. 

Se, ainda assim, estás preocupado com as calorias da tua cerveja, nada melhor do que deitá-las cá para fora. Por cada 180 calorias que ingeres, deverás fazer os seguintes exercícios físicos:

 

  • 14 minutos de corrida
  • 17 minutos a nadar
  • 20 minutos a jogar futebol
  • 28 minutos a pedalar 
  • 29 minutos a jogar ténis
  • 44 minutos a caminhar

 

Como podes ver, não é difícil manteres-te em forma e, simultaneamente, beberes a tua cerveja relaxadamente e sem preocupações com a linha. 

RECOMENDADOS

Informação Legal

Esta declaração de garantia de privacidade de dados aplica-se específica e exclusivamente ao serviço do Super Bock Group.

Para o Super Bock Group é importante que todos os utilizadores dos seus serviços e visitantes das suas páginas tenham garantida a confidencialidade dos seus dados.

O Super Bock Group garante que estas informações NÃO SERÃO utilizadas em nenhuma lista com fins promocionais via correio eletrónico ou telefónico, nem serão divulgadas a qualquer outra organização ou empresa. O Super Bock Group compromete-se a proteger a sua privacidade.

Sobre qualquer questão que tenha relativa a este compromisso, não hesite em contactar.

close

Image

BEM-VINDO À SUPER BOCK CASA DA CERVEJA

Declaras que tens mais de 18 anos?

SIM

NÃO

Para entrares no site, tens de ter mais de 18 anos.

Ao submeter estes dados, está a concordar com a Política de Privacidade e Política de Cookies do site Super Bock Casa da Cerveja.