A cerveja é um tema apaixonante, que mobiliza pessoas. E como acontece com todos os conteúdos interessantes e cativantes, é protagonista de diversos momentos de arte. Da literatura à pintura, da Sétima Arte à música, são várias as ocasiões em que a cerveja é idolatrada, elogiada, retratada e atriz principal da nossa vida.
O documentário, um género artístico e não ficcional que representa a realidade tal como ela é, não foge a esta teia de representações cervejeiras. Ao longo das últimas décadas, foram vários os realizadores que tentaram perceber como a cerveja muda vidas, empresas, comunidades e países. Paralelamente, a cerveja tem um papel importante nos momentos de celebração e nas amizades.
Se queres saber um pouco mais sobre o papel desta bebida milenar no mundo, aconselhamos-te 10 documentários para veres, divertires-te ou até refletires sobre a tua loura. Enquanto assistes a esta rodada de cultura e conhecimento, abre uma cerveja e desfruta de um duplo prazer.
Produzido pela empresa australiana Beyond Productions para o canal Discovery, este documentário revê os principais episódios que moldaram a História e aborda a influência da cerveja nesta mudança. Da agricultura à criação das Pirâmides, da medicina moderna à corrida espacial, o filme distingue-se pelo seu tom informal, humorístico e por vezes exagerado. Assistir a How Beer Saved the World é a garantia de uma hora de boa disposição, inúmeras trivia sobre a cerveja e sua evolução no mundo e teorias que caem que nem uma luva no título do documentário. Para acompanhar este filme, aconselhamos-te a desfrutar de uma combinação de maltes especiais e da espuma cremosa e duradoura da Super Bock Stout.
“O meu nome é mesmo Michael Jackson. Mas eu não canto, não bebo Pepsi. Eu bebo cerveja, é o meu trabalho”. É desta curiosa forma que o mestre de cerimónias desta série documental, o nosso bem conhecido Michael Jackson, começa o primeiro de seis episódios que já são clássicos para todos os amantes de cerveja e história. Se é o teu caso, esta série documental deve estar no topo da tua lista de conteúdos a ver. A série encontra-se no YouTube e o beer hunter homónimo do rei da pop, o mais influente jornalista, escritor e divulgador de cerveja das últimas décadas, começa por uma das culturas cervejeiras prediletas: a belga. Os episódios duram cerca de 25 minutos, o tempo para degustares uma cerveja forte, encorpada e de sabor inconfundível. Por exemplo, uma Super Bock Abadia.
Em 2011, o excelente documentarista Ken Burns debruçou-se sobre a Lei Seca, ou seja, a proibição do consumo de bebidas alcoólicas nos Estados Unidos entre 1920 e 1933. Sendo a cerveja, naturalmente, uma das bebidas abrangidas por esta lei, não deves deixar de assistir a este documentário composto por três episódios que abordam o efeito que a proibição teve na comunidade imigrante, na emancipação da mulher ou até na balança comercial do país e na cobrança de taxas e impostos. Inspirado no livro Last Call: The Rise and Fall of Prohibition, de Daniel Okrent, este documentário mostra a importância de bebidas como a cerveja para o desenvolvimento da sociedade. Para entrares no espírito da proibição, aconselhamos-te a assistir a esta obra com uma Super Bock Sem Álcool nas mãos.
Com um título que vai mesmo direto ao assunto, este documentário brasileiro conta com a participação de vários profissionais da indústria cervejeira de todo o mundo, ou não tivesse o apoio da Ambev, uma das principais cervejeira daquele país e que pertence ao grupo Anheuser-Busch InBev. Realizado por Heitor Dhalia, que percorreu mais de 10 mil quilómetros pelo universo cervejeiro global para aprimorar os 60 minutos da obra, o documentário entrevista mais de 20 especialistas, entre sommeliers, mestres-cervejeiros e peritos em malte e lúpulo. Pelo meio, é inevitável que se fale da origem dos ingredientes, das escolas cervejeiras e dos vários estilos que podes experimentar na atualidade. Aconselhamos-te a assistir ao trailer, e ao documentário, junto de algumas cervejas do mundo comercializadas na Super Bock Store.
Série transmitida há uma década no canal Discovery, Brew Masters não durou mais de seis episódios, mas a fraca audiência não corresponde à qualidade do conteúdo. Apresentada por Sam Calagione, fundador da cervejeira norte-americana Dogfish, e tendo como protagonistas um grupo de colaboradores da empresa, Brew Masters percorreu o mundo à procura de inspirações, inovadoras e antigas, para cervejas. Peru, Nova Zelândia, Egito e China são alguns dos países retratados nesta série documental. Pensa em Brew Masters como uma versão cervejeira de programas televisivos como No Reservations ou Parts Unknow, protagonizados pelo chef norte-americano Anthony Bourdain. Aliás, os programas de Bourdain partilhavam a mesma empresa de produção de Brew Masters. A qualidade, por isso, está garantida. Para acompanhares os episódios desta série recomendamos uma cerveja de trigo muito especial: a Super Bock Seleção 1927 Bavaria Weiss.
A longevidade da série Portugueses pelo Mundo, da RTP, é, por si só, um selo de qualidade desta produção nacional. Ao longo das 10 temporadas, muitos são os episódios produzidos dentro de bares, cafés e restaurantes e que, nas diversas cidades de todo o mundo, vendem cervejas locais e desconhecidas para a maioria dos cidadãos nacionais. Para não teres de assistir aos mais de 100 episódios deste programa histórico da televisão portuguesa à procura do melhor sobre cerveja, propomos-te passares já ao oitavo episódio da 4ª série e conheceres a cidade de Praga. Sendo a Chéquia tão nuclear no desenvolvimento de cervejas ao longo dos últimos três séculos, nomeadamente a Pilsner, não deves perder este episódio. Para aproveitares este momento lúdico, porque não beberes uma Super Bock original?
Existem apenas 18 master cicerones no mundo. Para teres uma ideia do que este nome pomposo significa, o master cicerone é o equivalente da indústria cervejeira ao master sommelier da indústria do vinho, um profissional que sabe tudo, mas mesmo tudo sobre a preparação, degustação e harmonização de mais de 100 estilos de cerveja de todos os cantos do mundo. Todos os profissionais que se queiram tornar master cicerones devem fazer um exame que dura dois dias, num total de 20 horas, e acontece apenas uma vez por ano.
Beers of Joy retrata a história de dois mestres cervejeiros enquanto se preparam para este teste quase impossível de passar. Pelo caminho, o documentário conta histórias extraordinárias sobre o mundo da cerveja e da harmonização desta com a comida. E como todos os master cicerones devem conhecer as mais saborosas cervejas do mundo, recomendamos-te assistir ao documentário com uma cerveja Super Bock Seleção 1927 Japanese Rice Lager na mão, cerveja eleita a melhor do mundo nos World Beer Awards.
Se és fã de História, sobretudo da americana, este documentário é para ti. Realizado por Roger Sherman e disponível na plataforma Vimeo para comprar ou alugar, The American Brew vai à raiz da produção de cerveja no continente americano e a sua importância desde os primeiros colonos britânicos até aos nossos dias. São 52 minutos de uma viagem bem humorada que começa no século XVII e apresenta-nos relatos de mestres cervejeiros, colecionadores, industriais e consumidores. O documentário partilha uma vasta oferta de materiais de arquivo, incluindo imagens, fotografias, cópias de publicações de outras eras, artigos colecionáveis, partilhando histórias da indústria que se foram perdendo ao longo dos anos e séculos. Desfruta deste documentário ao sabor de uma cerveja Super Bock Coruja India Pale Ale.
James Watt e Martin Dickie, proprietários da cervejeira escocesa BrewDog, são os protagonistas desta série que percorre o mundo à procura de locais inóspitos para produzir cerveja. A maioria dos episódios decorrem nas grandes cidades norte-americanas, mas há incursões pela Europa e por locais inóspitos: Alaska, Hawai, Grand Rapids ou Baja. Além de promover a cerveja como uma bebida universal e que convida ao convívio, Brew Dogs pretende evangelizar, na hora, para os prazeres da cerveja artesanal. Produzidos e transmitidos pela Esquire Network, os 27 episódios da Brew Dogs estão disponíveis na plataforma de streaming Apple TV. E são ideais para veres enquanto degustas um pack de cervejas belgas comercializado na Super Bock Store.
Deves assistir a este documentário, desde o seu início, de cerveja na mão. Aconselhamos-te qualquer uma da gama Super Bock Seleção 1927, e prepara-te para que te contem a história de como os cervejeiros artesanais norte-americanos estão a impactar as comunidades onde estão inseridos.
O documentário entrevista empreendedores, apaixonados pela indústria cervejeira, grandes e pequenos produtores que procuram, através da inovação e recriação de estilos, conquistar os consumidores. Muitos deles, como a Black Shirt Brewing Company, fazem-no nas horas vagas, após o emprego. A isto chama-se “vestir a camisola”.
RECOMENDADOS
Informação Legal
Esta declaração de garantia de privacidade de dados aplica-se específica e exclusivamente ao serviço do Super Bock Group.
Para o Super Bock Group é importante que todos os utilizadores dos seus serviços e visitantes das suas páginas tenham garantida a confidencialidade dos seus dados.
O Super Bock Group garante que estas informações NÃO SERÃO utilizadas em nenhuma lista com fins promocionais via correio eletrónico ou telefónico, nem serão divulgadas a qualquer outra organização ou empresa. O Super Bock Group compromete-se a proteger a sua privacidade.
Sobre qualquer questão que tenha relativa a este compromisso, não hesite em contactar.
close
BEM-VINDO À SUPER BOCK CASA DA CERVEJA
Declaras que tens mais de 18 anos?
SIM
NÃO
Para entrares no site, tens de ter mais de 18 anos.
Ao submeter estes dados, está a concordar com a Política de Privacidade e Política de Cookies do site Super Bock Casa da Cerveja.