Cervejas desaparecidas: Lichtenhainer
Curiosidades
Cervejas desaparecidas: Lichtenhainer

Ácida e fumada, a Lichtenhainer é o ornitorrinco das cervejas: tem características de cervejas de trigo como a Berliner Weisse e a Gose, ou de lagers como a Rauchbier, sem ser verdadeiramente nenhuma delas. Conhece-a melhor neste artigo.

Cervejas desaparecidas: Lichtenhainer

No século XIX, passaram por Weimar, cidade do estado da Turíngia, atual Alemanha, alguns dos grandes nomes da cultura daquele país: os românticos Goethe e Schiller, primeiro, e o filósofo Nietzsche, que viveu até 1900 na cidade que se tornou república. É provável que os três tenham degustado a Lichtenhainer, cerveja que atingiu, neste século, o pico da popularidade no estado que é hoje o “coração verde da Alemanha”.


Com raízes espalhadas por aldeias e pequenas vilas como Ammerbach, Ziegenhain, Winzerla, Wöllnitz e Lichtehain, que lhe dá o nome, a Lichtenhainer ultrapassou sucessivas fronteiras geográficas e tornou-se célebre em toda a Turíngia e estados vizinhos.


É o melhor elogio que se pode fazer a um estilo que, pelas suas características únicas, se tornou conhecido como o “ornitorrinco” das cervejas. Mas já lá vamos.



Fermentação alta, ABV baixo


Geralmente servida em barril, a Lichtenhainer é uma cerveja de fermentação alta que utiliza 30 a 50% de malte de trigo e malte de cevada fumada. Faz parte da família das cervejas de trigo de alta fermentação e baixo teor alcoólico da Europa Central, como as também alemãs Gose e Berliner Weisse e a polaca Grodziskie. Não é tão ácida como a Berliner Weisse e tem parecenças com a Gose fumada, sem o coentro e o sal. Ou até com a Grodziskie com a acidez da Gose.


É neste labirinto de estilos e qualidades cervejeiras que se esconde a Lichtenhainer, fruto do seu balanço, acidez e toques de fumo únicos. A bebida partilha, ainda, uma característica com a Kellerbier, lager produzida desde a Idade Média: a maturação deve ser curta. 


A acidez e o fumado são tão invulgares numa receita cervejeira que a Lichtenhainer ganhou a alcunha de "ornitorrinco" das cervejas. Ou será antes Dr. Jekyll, o médico com dupla personalidade (Mr. Hide) da obra gótica de Robert Louis Stevenson?

Quais as características da Lichtenhainer?



A Lichtenhainer é uma cerveja de trigo ácida, de caráter complexo mas refrescante devido à alta carbonatação e baixo amargor. O teor alcoólico situa-se entre os 2,5 e os 3,3%.


Aroma: Moderadamente forte a fumo (ainda que mais subtil do que a Rauchbier), com um leve toque de acidez. Notas moderadas de pão e grãos e ésteres frutados médios-baixos ( possivelmente maçãs ou limões). 


No copo: De cor amarela intensa a dourada claro, a Lichtenhainer é transparente. Algumas versões, por não serem filtradas, são turvas. A espuma é branca e alta, compacta e persistente.


Na boca: Sensação de formigueiro, devido à acidez. Corpo médio a médio baixo.


Sabor:
Frutado (limão e maçã), de intensidade moderada e acidez láctica limpa. Caráter fumado de intensidade média e final seco, com notas ácidas e fumadas no fim de boca. Baixo amargor.


Uma cerveja de trigo sem malte de trigo? 


Há outras curiosidades nesta cerveja, que pode facilmente ganhar uma nova alcunha: Dr. Jekyll e Mr. Hide. Em 1915, no livro “Die Bierbrauerei” [“A Cervejaria”, em português], os autores Wilhelm Rommel e Karl Fehrmann descreveram-na como uma cerveja clara produzida a partir de malte levemente fumado, “embora apenas o malte de cevada seja usado”. 


Então por que razão a Lichtenhainer é considerada uma cerveja de trigo? A resposta é simples: não existe uma única receita para fabricar o estilo. Por vezes, a bebida era produzida com malte de trigo e cevada, outras vezes unicamente com malte de cevada. 


É isso que nos diz o livro “Moderne Braumethoden” [“Métodos modernos de fabrico de cerveja”, em português], de Adalbert Johannes Olberg. Segundo o autor, a Lichtenhainer era produzida utilizando dois terços de malte de cevada e um terço de malte de trigo. 


Rommel e Fehrmann, no livro “Die Bierbrauerei”, fazem ainda referência ao “mosto levemente lupulado [da Lichtenhainer], fervido muito brevemente e exposto a uma inoculação espontânea ou deliberadamente iniciada por bactérias do ácido láctico, [o] que dá à cerveja um sabor levemente ácido.” 



O sucesso das lagers ditou o seu desaparecimento


Apesar das cervejas de alta fermentação possuírem tradição na cultura cervejeira alemã do século XIX, a invenção da refrigeração mudou as regras do jogo e tornou as lagers nas cervejas mais bebidas do mundo. Ainda assim, alguns estilos de cerveja de alta fermentação, nos quais se incluem a Lichtenhainer ou a Gose, continuaram a ser comercializados até à Segunda Guerra Mundial. 


Após o conflito, a Lichtenhainer passou a ser fabricada em pequenas quantidades. Em 1983, a Brauerei Ed Barfuss Söhner, a última cervejeira a produzir a bebida, parou as máquinas. Felizmente, a interrupção durou apenas 14 anos. Em 1997, o bar Talschänke, situado em Wöllnitz, uma das vilas que responsáveis pelo aparecimento do estilo, construiu uma fábrica de cerveja e recomeçou a produção da Lichtenhainer, sob a marca Wöllnitzer Weißbier. 


Nos últimos anos, a Lichtenhainer ganhou a atenção dos cervejeiros amadores devido à sua singularidade e versatilidade. Se te encontras neste grupo, conseguirás descobrir em poucos minutos, nos sites da especialidade, receitas para produzir a bebida em casa. Caso contrário, terás de planear uma viagem à bela Turíngia para provar a cerveja que é uma mistura de ornitorrinco com Dr. Jekyll e Mr. Hide.

RECOMENDADOS

Legal Information

This data privacy protection statement applies specifically and exclusively to the Super Bock Group service.

The Internet is a fabulous tool for communication. Each day we realise how important it is becoming in our life, since with just one mouse click the world is at our feet. People are closer to each other and experiences spread faster. Society is changing incredibly fast.

For all these reasons and to increase people’s confidence in this means of communication, it is important for Unicer to guarantee the confidentiality of the data of all users of its services and visitors to its website.

When we ask for your name, address, telephone number, qualifications and other details, our aim is to ensure a closer relationship with our users. When you register, we will address you by your own name, we will become closer to you and we will be able to meet your needs or requests more efficiently.

If, for any reason, Unicer feels a need to update its privacy policy, you will be the first to be informed.

Unicer guarantees that this information WILL NOT BE used in any list for promotional purposes via electronic mail or telephone, nor will it be passed on to any other organisation or company. Unicer undertakes to protect your privacy and will make every effort to guarantee the use of sufficiently effective technology for your online experience to be increasingly secure and your web relationships increasingly strong.

Please do not hesitate to contact us if you have any question about this commitment.

close

Cervejas desaparecidas: Lichtenhainer

UNICER IS NOW SUPER BOCK GROUP

You will enter the new website

SIM

NÃO

You are not old enough to enter this site

By submitting your data you agree

superbockcasadacerveja.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile