Levedura: o quarto (e misterioso) mosqueteiro da cerveja
Curiosidades
Levedura: o quarto (e misterioso) mosqueteiro da cerveja

Dos quatro ingredientes da cerveja, a levedura foi o último a ser identificado. Ainda assim, é a levedura que faz a magia acontecer. Uma espécie de D’Artagnan que lidera os três mosqueteiros da cerveja: a água, o malte e o lúpulo. 


Se a cerveja fosse um clássico da literatura, arriscamo-nos a escolher Os Três Mosqueteiros. O motivo é simples: nesta conhecida obra, os três mosqueteiros do rei Luís XIII, Athos, Porthos e Aramis, encontram o misterioso jovem D’Artagnan, cuja vontade de se tornar também ele num mosqueteiro acaba por os inspirar a combater os malvados agentes do Cardeal Richelieu. Ou seja, é com a chegada de D’Artagnan que a união destes quatro companheiros revela toda a sua verdadeira força.


Passando ao mundo da cerveja, durante vários séculos apenas se conheciam três dos seus ingredientes: malte de cevada, água e lúpulos, que aliás estão na base da Lei da Pureza, instituída em 1516 pelo rei Wilhelm IV da Baviera, como forma de controlar a qualidade da cerveja.


Mas foi a descoberta da levedura, já no século XIX, que descodificou o mistério da fermentação na produção de cerveja, permitindo um maior controlo sobre o seu processo de fabricação, e consequentemente aumentando a qualidade, ao mesmo tempo que deu início a uma nova era de inovação e modernidade na indústria.


Mas afinal, o que é a levedura e qual a sua importância no resultado final da cerveja?

Sabias que...

No ano em que o romance de Alexandre Dumas, Os Três Mosqueteiros, foi publicado – 1844 –, um acontecimento invulgar mostrou a força da cerveja junto da população. Na Baviera, berço de metade das cervejeiras alemãs, o aumento da taxa do imposto sobre esta bebida foi recebido de forma tão negativa que se temeu a derrocada da monarquia – o rei Ludwig I só restabeleceu a ordem com a descida do preço da cerveja em 10%.

Invisível, mágica e venerada

A levedura é um tipo de fungo, composto por uma única célula e invisível ao olho humano, que se alimenta dos açúcares presentes no malte e transforma-os em álcool e CO2 através do processo de fermentação. Após este processo – que poderá decorrer entre cinco a nove dias – já podemos chamar cerveja ao líquido que, até então, está a ser produzido.


A sua importância é inegável. É a verdadeira responsável pela existência da cerveja, razão que levou à alteração da famosa e restrita Lei da Pureza que passou a incluir a levedura. Apesar de ser uma descoberta relativamente recente na história da cerveja, havia já alguns séculos que os mestres cervejeiros desconfiavam que uma entidade desconhecida transformava o líquido açucarado em cerveja. Uma espécie de ingrediente secreto, invisível, mas tão importante que os cervejeiros ingleses chamavam-no godisgood, palavra que aglutina a frase “God is good” – “Deus é bom”, em português.


Levedura: o quarto (e misterioso) mosqueteiro da cerveja

O ingrediente misterioso só ganhou corpo, nome e fama após a investigação de Louis Pasteur. Foi o cientista francês que, em 1857, desvendou o mistério deste elemento mágico, descobrindo que as leveduras dão origem à fermentação e que se reproduzem durante a mesma. A investigação de Pasteur foi fundamental para compreender a importância da higiene na indústria, essencial para que não houvesse contaminação microbiológica da cerveja.


Hoje, o processo cervejeiro está tão avançado que os mestres controlam o resultado da fermentação ao detalhe. Existem leveduras neutras, cujo único objetivo é transformar açúcar em álcool e CO2, e outras mais complexas, que introduzem sabores e aromas distintos na cerveja e ajudam a criar estilos diversificados para todos os paladares. Neutra ou complexa, é a levedura que dá à cerveja a sua magia e a distingue, de modo tão notado, das restantes bebidas.


A Super Bock, assim como outras marcas de cerveja, desenvolveu a sua própria estirpe de levedura, cultivada e preservada ao longo dos anos. Podemos compreender assim que esta levedura específica acaba por ser um ingrediente único e exclusivo da cerveja Super Bock, e, tal como tudo o que é raro, é preciosa. É por isso que se encontra guardada em três bancos de leveduras diferentes. Um deles localiza-se nas instalações do Super Bock Group, mas já a localização dos outros dois é um segredo mantido apenas por um pequeno grupo de pessoas.

Ale e Lager: descendentes da levedura

Na cerveja existem duas grandes famílias: as Ale, que fermentam a temperaturas altas (entre os 16 ºC e os 24 ºC), e as Lager, que fermentam a baixas temperaturas (entre os 7 ºC e os 15 ºC). Mas mais do que as temperaturas de fermentação, o que realmente distingue estas famílias é o tipo de levedura utilizado. 


As cervejas da família Ale têm um processo de fermentação mais rápido que as Lager e a levedura proporciona-lhes sabores mais frutados, picantes e complexos. As cervejas belgas e inglesas são exemplo destas estirpes de levedura.


Já as Lager, que são as cervejas mais bebidas do mundo, têm um processo de fermentação mais lento, e muitas vezes necessitam de ser armazenadas durante várias semanas – aliás, a palavra “Lager” significa “armazenamento” em alemão. Fazem parte desta família os estilos Pilsen, Bock, Pale Lager ou Dunkel, entre outros – as Lager são tradicionais de países da Europa central, como Alemanha ou a República Checa.


Se os segredos da levedura há muito foram desvendados pelos mestres cervejeiros, a sua ligação com os restantes ingredientes continua a ser explorada todos os dias. É esta a arte cervejeira. Em 1844, Alexandre Dumas recuperou um velho lema europeu para elevar o seu romance: um por todos e todos por um. É assim também no mundo cervejeiro: todos os ingredientes têm um papel importante no fabrico da bebida alcoólica mais famosa do mundo. Mas é a levedura que a torna lendária.

RECOMENDADOS

Legal Information

This data privacy protection statement applies specifically and exclusively to the Super Bock Group service.

The Internet is a fabulous tool for communication. Each day we realise how important it is becoming in our life, since with just one mouse click the world is at our feet. People are closer to each other and experiences spread faster. Society is changing incredibly fast.

For all these reasons and to increase people’s confidence in this means of communication, it is important for Unicer to guarantee the confidentiality of the data of all users of its services and visitors to its website.

When we ask for your name, address, telephone number, qualifications and other details, our aim is to ensure a closer relationship with our users. When you register, we will address you by your own name, we will become closer to you and we will be able to meet your needs or requests more efficiently.

If, for any reason, Unicer feels a need to update its privacy policy, you will be the first to be informed.

Unicer guarantees that this information WILL NOT BE used in any list for promotional purposes via electronic mail or telephone, nor will it be passed on to any other organisation or company. Unicer undertakes to protect your privacy and will make every effort to guarantee the use of sufficiently effective technology for your online experience to be increasingly secure and your web relationships increasingly strong.

Please do not hesitate to contact us if you have any question about this commitment.

close

Levedura: o quarto (e misterioso) mosqueteiro da cerveja

UNICER IS NOW SUPER BOCK GROUP

You will enter the new website

SIM

NÃO

You are not old enough to enter this site

By submitting your data you agree

superbockcasadacerveja.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile