Dirck Dicx: o neerlandês que produziu a primeira cerveja no Brasil
Curiosidades
Dirck Dicx: o neerlandês que produziu a primeira cerveja no Brasil

Em 2021, beberam-se 616,96 milhões de hectolitros de cerveja nas Américas. Mas sabias que a primeira cerveja produzida nesta parte do mundo foi em Recife, atual Brasil, pelo neerlandês Dirck Dicx, no distante século XVII? Conhece melhor o homem por detrás deste feito e a invulgar conjuntura económica que tornou o momento possível.

Ao contrário dos seus contemporâneos Isaac Newton, René Descartes, William Shakespeare ou Galileo Galilei, Dirck Dicx não aparece nos livros de História da escola. Afinal, este neerlandês não acelerou a inovação e a criatividade em áreas como a Ciência, a Filosofia, a Literatura ou a Astronomia. Tão pouco era rei ou imperador. 


Ainda assim, Dicx tornou-se imortal, no que à cultura cervejeira diz respeito, ao produzir a primeira cerveja no Brasil, mais precisamente em Recife, hoje a capital do estado de Pernambuco. Um momento que anteciparia em quatro séculos uma tendência gastronómica e cultural: a paixão dos povos da América pela mestria e inovação cervejeiras. Pode não ser tão importante como explicar a gravidade, descobrir o método científico ou afirmar que a Terra não é o centro do universo, mas é suficiente para lhe garantir a eternidade e presença na História da cerveja

Miliciano, explorador… e finalmente cervejeiro

Dirck Dicx nasceu em Haarlem, nos Países Baixos, em 1603, filho de um político local que era proprietário da cervejeira Het Scheepje. No início do século XVII, Haarlem era uma das mais importantes cidades do país e da Europa. Este período da História, aliás, tornou-se conhecido como a Idade de Ouro dos Países Baixos (1584-1702). Durante mais de um século, o pequeno país do Norte da Europa destacou-se como a primeira potência comercial do Ocidente, vivendo uma época de virtuosismo na produção artística, na ciência e no desenvolvimento social. 


Conhecedor dos segredos da produção de cerveja desde jovem, Dicx tornou-se no cervejeiro oficial da Halve Maen, a embarcação da companhia neerlandesa para a Índia Oriental, e a partir de 1626 serviu as milícias locais. Como oficial da Milícia Cívica de São Jorge, de Haarlem, foi retratado em dois quadros de Frans Hals: “Banquete dos Oficiais da Milícia de São Jorge”, de 1627 e “Os Oficiais da Milícia de São Jorge”, de 1639. 


Foi ao serviço da Halve Maen que Dicx chegou a Recife, em 1640, tendo começado a trabalhar como produtor de cerveja para o então governador dos territórios neerlandeses no Brasil, Johann Mauritius van Nassau-Siegen. 


À luz da História, e dos quase 400 anos que nos distanciam daquele momento, é impossível avançar todos os detalhes. Mas terá sido Dirck Dicx a produzir a primeira cerveja do Brasil. A primeira de muitas.

Dirck Dicx: o neerlandês que produziu a primeira cerveja no Brasil

É aqui que a História fica mais turva, como uma boa Weiss. Sabe-se que Dicx vivia no Brasil em 1650, mas pouco mais se conhece  após esta data. Terá, possivelmente, continuado por terras de Vera Cruz, como tantos europeus fizeram naquela época, até à morte. Ou então regressou ao seu país após a chamada Insurreição Pernambucana. Em 1654, este movimento contra o domínio neerlandês da capitania de Pernambuco culminou com a expulsão deste povo europeu do Brasil.


Uma das consequências imediatas foi a interrupção da produção de cerveja no país. Foram precisos quase 150 anos para que os equipamentos e receitas cervejeiras voltassem a proporcionar momentos de prazer e partilha em terras de Vera Cruz. Nessa altura, a cerveja há muito que era apreciada e bebida na América do Norte. 


Hoje, juntas, as três Américas – do Norte, do Sul e do Centro – lideram o consumo de cerveja no mundo: 616,96 milhões de hectolitros em 2021, de acordo com dados da Statista. Uma herança que enaltece o pioneirismo de Dirck Dicx, um dos primeiros a produzir – e provavelmente a beber – uma cerveja naquele continente.

RECOMENDADOS

Legal Information

This data privacy protection statement applies specifically and exclusively to the Super Bock Group service.

The Internet is a fabulous tool for communication. Each day we realise how important it is becoming in our life, since with just one mouse click the world is at our feet. People are closer to each other and experiences spread faster. Society is changing incredibly fast.

For all these reasons and to increase people’s confidence in this means of communication, it is important for Unicer to guarantee the confidentiality of the data of all users of its services and visitors to its website.

When we ask for your name, address, telephone number, qualifications and other details, our aim is to ensure a closer relationship with our users. When you register, we will address you by your own name, we will become closer to you and we will be able to meet your needs or requests more efficiently.

If, for any reason, Unicer feels a need to update its privacy policy, you will be the first to be informed.

Unicer guarantees that this information WILL NOT BE used in any list for promotional purposes via electronic mail or telephone, nor will it be passed on to any other organisation or company. Unicer undertakes to protect your privacy and will make every effort to guarantee the use of sufficiently effective technology for your online experience to be increasingly secure and your web relationships increasingly strong.

Please do not hesitate to contact us if you have any question about this commitment.

close

Dirck Dicx: o neerlandês que produziu a primeira cerveja no Brasil

UNICER IS NOW SUPER BOCK GROUP

You will enter the new website

SIM

NÃO

You are not old enough to enter this site

By submitting your data you agree

superbockcasadacerveja.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile