Cervejas desaparecidas: Roggenbier
Tipos de Cerveja
Cervejas desaparecidas: Roggenbier

Meio milénio. Foi este o período de tempo que a receita da Roggenbier esteve guardada nas gavetas empoeiradas da História. Conhece a cerveja de centeio que está a (re)conquistar o público pela facilidade de beber e transversalidade de harmonizações.

Há 500 anos, a Roggenbier deixou de ser bebida pelos cidadãos da Baviera. A cerveja, que era produzida com até 60% de malte de centeio, foi uma das vítimas de um período de más colheitas daquela região, que levou à utilização exclusiva daquele cereal para a produção de pão. 


Esta é uma parte da história. A outra razão para o súbito desaparecimento da Roggenbier do cardápio cervejeiro bávaro prende-se com a promulgação da Lei da Pureza Alemã, em 1516. Esta famosa lei posicionou o malte de cevada como um dos três ingredientes principais e obrigatórios da cerveja da Baviera e eliminou o centeio, para sempre, das cervejeiras, bares e paladares dos bávaros.


A Roggenbier, cuja tradução literal é “cerveja de centeio”, foi produzida pela primeira vez em Regensburg, cidade que goza de uma geografia única, com a confluência dos rios Danúbio, Naab e Regen. Sendo a abundância de água fresca um dos fatores essenciais para garantir cerveja de qualidade, não será difícil de adivinhar que a Roggenbier seria uma das principais cervejas da região, naquela época.


Ainda assim, não era a cerveja mais consumida, nem a mais popular. A sua reputação de cerveja simples, ideal para ser servida às refeições, ter-lhe-á retirado algum público. Curiosamente, terão sido estes mesmos atributos que permitiram que, em 1988, a cerveja voltasse a ser produzida com outras nuances e técnicas, mas mantendo a sua personalidade e singularidade intactas.

Quais as características da Roggenbier?


A Roggenbiner é uma dunkelweizen produzida com centeio em vez de trigo. Uma cerveja leve e moderadamente condimentada. 

Aroma: O centeio é predominante no aroma da Roggenbier, misturando-se, por vezes, com notas suaves e moderadas de levedura weizen (cravo e ésteres frutados, banana e frutas cítricas).

No copo: A aparência da Roggenbier varia do cor de laranja-acobreado até ao avermelhado bastante escuro, quase castanho. A espuma é abundante e cremosa, turva e nebulosa, bastante densa e persistente – por vezes, chega a ser espessa e compacta. 

Na boca: Corpo médio a médio-cheio, com carbonatação alta e moderadamente cremosa. O teor alcoólico varia dos 4,5 aos 6%. 

Sabor:  O sabor moderadamente forte e condimentado do centeio faz da Roggenbier uma cerveja que não cai no esquecimento. O amargor é médio a médio-baixo, possibilitando a presença de uma doçura maltada, por vezes com um toque de caramelo, aquando do primeiro contacto com as papilas gustativas; e dos sabores de centeio e da levedura, numa segunda fase. O final é moderadamente seco, com ligeiro amargor de centeio no retrogosto e sabor moderado a baixo, condimentado, herbal e floral do lúpulo.

Roggenbier: o regresso

Em 1988, a Roggenbier voltou a ser produzida na Baviera, mas hoje em dia é mais fácil encontrá-la nos Estados Unidos. Na génese deste renascimento estiveram, entre outras, cervejarias artesanais norte-americanas como a Reuben’s Brews (Seattle, Washington), a Fate Brewing (Boulder, Colorado) ou a Great Divide (Denver, Colorado).

As três marcas estão a tentar direcionar os amantes cervejeiros norte-americanos na busca dos sabores únicos da Roggenbier. Como? Atraindo-os pela suavidade e facilidade com que se bebe esta cerveja, aquilo a que chamamos de drinkability, mas também pelo enorme potencial que a Roggenbier tem nas harmonizações gastronómicas.

Cervejas desaparecidas: Roggenbier

Uma cerveja para beber à refeição

Se és adepto das harmonizações com cerveja, fica a saber que o leque de opções da Roggenbier é grande e variado: saladas leves com queijo de cabra, sandes de requeijão, ovos mexidos com pão de centeio e pastéis de bacalhau, por um lado; carnes de churrasco, pato assado, salmão fumado, truta ou vitela, por outro. Finalmente, a Roggenbier harmoniza com vários tipos de sobremesas, fruto dos sabores e aromas a especiarias e do centeio.

Uma cerveja de trigo, com “sabor” a centeio

Nesta versão moderna, conta com uma Roggenbier de aparência escura e um teor alcoólico de 5%. A verdade é que a Roggenbier continua a ser uma cerveja simples e, como há 500 anos, tem uma ligação umbilical às cervejas de trigo, nomeadamente dunkelweizen. A grande diferença é a utilização do centeio, agora reduzida a cerca de 50% da bebida – um pouco menos do que a versão medieval.

De qualquer modo, se tiveres a oportunidade de beber uma versão revista e aumentada da Roggenbier, não hesites e senta-te na máquina do tempo. Não te vais arrepender. Prost!

RECOMENDADOS

Legal Information

This data privacy protection statement applies specifically and exclusively to the Super Bock Group service.

The Internet is a fabulous tool for communication. Each day we realise how important it is becoming in our life, since with just one mouse click the world is at our feet. People are closer to each other and experiences spread faster. Society is changing incredibly fast.

For all these reasons and to increase people’s confidence in this means of communication, it is important for Unicer to guarantee the confidentiality of the data of all users of its services and visitors to its website.

When we ask for your name, address, telephone number, qualifications and other details, our aim is to ensure a closer relationship with our users. When you register, we will address you by your own name, we will become closer to you and we will be able to meet your needs or requests more efficiently.

If, for any reason, Unicer feels a need to update its privacy policy, you will be the first to be informed.

Unicer guarantees that this information WILL NOT BE used in any list for promotional purposes via electronic mail or telephone, nor will it be passed on to any other organisation or company. Unicer undertakes to protect your privacy and will make every effort to guarantee the use of sufficiently effective technology for your online experience to be increasingly secure and your web relationships increasingly strong.

Please do not hesitate to contact us if you have any question about this commitment.

close

Cervejas desaparecidas: Roggenbier

UNICER IS NOW SUPER BOCK GROUP

You will enter the new website

SIM

NÃO

You are not old enough to enter this site

By submitting your data you agree

Digital Product by BondHabits