Belgian Dubbel, Tripel e Quad: quais as diferenças?
Tipos de Cerveja
Belgian Dubbel, Tripel e Quad: quais as diferenças?

Há pelo menos um milénio que a tradição cervejeira belga seduz os mais exigentes paladares. Entre as tradicionais cervejas trapistas, replicadas hoje em todo o mundo, encontramos três subestilos criados dentro das paredes frias, solitárias e desconhecidas dos mosteiros belgas. Conhece melhor três destas criações: Dubbel, Tripel e Quad.

As cervejas trapistas e de abadia estão para o imaginário cervejeiro como os doces conventuais estão para a pastelaria tradicional. Desde logo, porque ambas nasceram nos mosteiros e conventos da Idade Média, fruto de anos, décadas e séculos de experimentação e partilha de conhecimento entre gerações. Existe algo de enigmático, antigo, quase secretista nestas cervejas simples mas que utilizam produtos de grande qualidade. De certo modo, elas comprovam o complexo e misterioso paradoxo de Schrödinger, estando simultaneamente vivas e mortas, que é como quem diz, dentro e fora das modas cervejeiras. Por outras palavras: são cervejas intemporais,


Para tornar as cervejas trapistas ainda mais complexas, existem dentro destas subestilos com diferentes particularidades: Dubbel, Tripel, ou Quad (de Quadruple). Se estas classificações podem ser utilizadas, na verdade, em qualquer estilo cervejeiro, é nas cervejas trapistas belgas que ganham a sua verdadeira dimensão.

 

Uma, duas, três… quatro trapistas?


As cervejas trapistas refletem a cultura gastronómica belga. São cervejas que utilizam especiarias locais, incluindo açúcar ou açúcar caramelizado, e que têm uma segunda fermentação em garrafa. Com um elevado teor alcoólico, alta carbonatação e um caráter por vezes peculiar de levedura, a cerveja trapista é produzida por monges e freiras, contribuindo ainda hoje para o turismo monástico.

A rainha das abadias portuguesas


A Super Bock Abadia é uma cerveja inspirada nas cervejas de abadia belgas, cuja receita milenar inspirou muitos dos estilos que hoje tens à tua disposição. Forte e encorpada, de sabor excecional, notas suaves a frutos secos tostados, a Super Bock Abadia distingue-se pela sua cor ruiva e aromas ricos. O teor alcoólico é de 6,4% e o amargor moderado a baixo.

Belgian Dubbel


Criada pelos monges do mosteiro de Westmalle, nos subúrbios de Antuérpia, norte da Bélgica, no final do século XIX, a Dubbel é uma versão mais forte da tradicional trapista de Westmalle. Daí que o nome sugira uma versão dobrada, ou duplicada.


A Belgian Dubbel é uma cerveja complexa, rica em malte, na qual se nota a presença de especiarias e uma intensidade alcoólica que pode ir dos 6 aos 7,6%% de ABV. Originalmente, os monges utilizavam açúcar de beterraba caramelizado, mas a evolução da bebida substituiu-o por uma espécie de açúcar doce que lhe adiciona notas de chocolate, aroma frutados e um final de caramelo. Não deves esperar, por isso, aromas ou sabores de lúpulo.


No copo, a Dubbel é brilhante e a cor varia entre o âmbar escuro e o cobre. Na boca, as características assemelham-se às do aroma. O sabor a malte varia de médio a médio alto e, embora seja adocicado, o final é seco.

Belgian Dubbel, Tripel e Quad: quais as diferenças?

Belgian Tripel


Trata-se de outra versão da cerveja trapista popularizada pelo mosteiro de Westmalle. Desta vez, e ao contrário do que poderias pensar, a cerveja não triplica a complexidade ou teor alcoólico da trapista tradicional. Se a Dubbel é uma cerveja escura, a Tripel é a categoria dourada da mesma cerveja, na medida em que não utiliza açúcar caramelizado e é produzida com malte Pilsner.


Então porquê o nome Tripel? Simples. Esta cerveja é produzida com o triplo da quantidade de malte que a tradicional, ainda que esta medida não seja comum a todas.


No nariz, o aroma é complexo, com caráter condimentado, onde, por vezes, podes encontrar um leve caráter de lúpulo floral. No copo, a Tripel possui uma cor amarelada que pode variar até dourado profundo, com uma boa transparência.  Na boca, junção de sabores condimentados, frutados e do álcool, com uma ligeira nota de mel. É uma bebida com uma elevada drinkability, que é como quem diz, agradável de se beber, mas com um ABV entre 7,5 e 9,5%. Ou seja, é preciso teres um pouco de cuidado com a quantidade de Belgian Tripel que vais degustar.

Belgian Dubbel, Tripel e Quad: quais as diferenças?

Belgian Quad


É a mais alcoólica e pesada de todas as trapistas, sendo considerada uma subcategoria da Belgian Strong Dark Ale, ainda que a Quad seja mais frutada e alcoólica. É uma cerveja rica em malte, com um amargor médio e um teor alcoólico que chega aos dois dígitos, podendo variar entre os 10 e os 13%.


Na Quad, ou Quadruple, podemos encontrar notas de frutas escuras, pão, melaço, especiarias apimentadas e um final seco a meio doce, equilibrados por um alto teor alcoólico.


No copo, a Quad possui uma cor vermelha profunda, que pode variar até castanho escuro. O açúcar caramelizado e o malte Munique são fundamentais para tornar a Quad uma cerveja complexa, ainda que não existam aromas ou sabores fumados no seu perfil.

Belgian Dubbel, Tripel e Quad: quais as diferenças?

Sabias que…


Uma das cervejas mais raras do mundo é uma Quad. Trata-se da Westvleteren 12, produzida pelos monges da abadia de St. Sixtus, em Vleteren, Bélgica. Esta Quad é produzida uma vez por semana e vendida uma vez por mês - à porta do mosteiro ou numa taberna em frente. Contribui para a raridade da cerveja, além da reduzida periodicidade com que é produzida, o modo como pode ser adquirida. É tudo à moda antiga: é necessário telefonar para um número especial e marcar uma hora para a compra. Mesmo o mais entusiasta apreciador da cultura cervejeira que viva fora da Bélgica, ou noutro continente que não o europeu, pensará duas vezes antes de gastar uma pequena fortuna para beber esta Belgian Quad.

RECOMENDADOS

Legal Information

This data privacy protection statement applies specifically and exclusively to the Super Bock Group service.

The Internet is a fabulous tool for communication. Each day we realise how important it is becoming in our life, since with just one mouse click the world is at our feet. People are closer to each other and experiences spread faster. Society is changing incredibly fast.

For all these reasons and to increase people’s confidence in this means of communication, it is important for Unicer to guarantee the confidentiality of the data of all users of its services and visitors to its website.

When we ask for your name, address, telephone number, qualifications and other details, our aim is to ensure a closer relationship with our users. When you register, we will address you by your own name, we will become closer to you and we will be able to meet your needs or requests more efficiently.

If, for any reason, Unicer feels a need to update its privacy policy, you will be the first to be informed.

Unicer guarantees that this information WILL NOT BE used in any list for promotional purposes via electronic mail or telephone, nor will it be passed on to any other organisation or company. Unicer undertakes to protect your privacy and will make every effort to guarantee the use of sufficiently effective technology for your online experience to be increasingly secure and your web relationships increasingly strong.

Please do not hesitate to contact us if you have any question about this commitment.

close

Belgian Dubbel, Tripel e Quad: quais as diferenças?

UNICER IS NOW SUPER BOCK GROUP

You will enter the new website

SIM

NÃO

You are not old enough to enter this site

By submitting your data you agree

superbockcasadacerveja.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile