Quando os dias amenos do outono dão lugar aos dias escuros e frios do inverno, o nosso corpo pede cervejas mais encorpadas e, porventura, com um teor alcoólico mais elevado. Descobre três sugestões cervejeiras que te vão aquecer a alma nos dias gélidos em que nos apetece hibernar.
Quando John Steinbeck escreveu O Inverno do nosso descontentamento, em 1961, a Lei Seca há muito que tinha terminado nos Estados Unidos. No entanto, o presidente Jimmy Carter ainda não tinha assinado a lei que autorizava o fabrico de cerveja em casa, possibilitando o surgimento de milhares de novas microcervejeiras, dando assim início à era dourada da cultura cervejeira norte-americana.
O timing não ajudou, mas algumas personagens desta obra prima da literatura teriam adorado uma cerveja para se aquecerem naquele inverno: quem sabe uma cerveja envelhecida em barricas de madeira - Barrel Aged -, ou dos estilos Stout e English Strong Ale.
Serve esta brincadeira para te explicar que uma cerveja consegue aquecer os corações dos apreciadores deste líquido milenar, durante uma das estações mais frias e festivas do ano. Em baixo, dar-te-emos algumas dicas para estes momentos. Mas podemos desde já adiantar que o inverno pede cervejas mais escuras, com notas de especiarias e fortes. E enquanto lá fora, a chuva e o vento poderão não dar tréguas, com estas sugestões para apreciares no conforto da tua casa, ou num bar junto dos teus amigos, não haverá frio que gele uma goela bem saciada.
Se no verão procurarmos cervejas que refresquem, o inverno pede maior complexidade e caráter. Armazenadas em barricas de madeira - castanheiros, freixos, choupos, mas sobretudo carvalhos - que influenciam os seus sabores e aromas, as cervejas Barrel Aged podem ser de vários estilos e refletem o impacto de um composto conhecido como “lactona” e que vai proporcionar, através do caráter da madeira, características únicas e robustas a cada cerveja.
Em países como os Estados Unidos, as cervejas Barrel Aged são armazenadas em barris de bourbon, whisky ou sherry, o que lhes dá uma camada sensorial complexa e saborosa. Em Portugal, o armazenamento em barricas onde já estagiaram vinhos do Porto proporciona-lhes aromas e sabores ousados. Próprios para serem apreciados, por exemplo, na época natalícia.
Para acompanhar com...
As cervejas Barrel Aged diferem uma das outras consoante o tipo de madeira e as bebidas armazenadas nas respetivas barricas. Ainda assim, estas cervejas acompanham queijos intensos, fazendo notar a sua presença, por exemplo, nas festas de Natal e de Ano Novo.
A Super Bock Selecção 1927 Barrel Aged Premium Lager é um bom exemplo desta complexidade dentro das cervejas envelhecidas em barricas. Trata-se de uma cerveja dourada que, terminada a sua fermentação, estagia em barricas de carvalho francês e americano, o que reforça o seu caráter e as notas de madeira e caramelo.
Tipo de harmonização | Complemento
O corpo moderado a forte da Barrel Aged, cuja personalidade já foi moldada pelas notas de madeira das barricas, iguala a intensidade salgada do sabor dos queijos mais fortes, como o Cheddar, complementando-os.
Se gostas de passar um fim de semana ou miniférias numa aldeia de montanha, longe de tudo, durante o inverno, a Stout tem de fazer parte da tua lista de compras antecipadas. Esta cerveja preta possui um harmonioso equilíbrio entre o doce e o amargo, que te deixará saciado nas noites mais frias do ano. Deves bebê-la entre 5ºC e 10ºC. Assim, podes até deixá-la fora de casa para a colocares à temperatura ideal.
Da Stout se diz que é quase uma cerveja-refeição, tal a riqueza que encontras no seu líquido. De corpo moderado, com notas de chocolate e café, destaca-se pela quase ausência do lúpulo no seu sabor. A sua espuma cremosa e duradoura vai deixar-te com lábios de cerveja: doces e ansiosos por mais um gole.
Para acompanhar com...
A Stout pode acompanhar, por semelhança, pratos de diversas categorias gastronómicas. Desde logo as sobremesas e os chocolates – nestes casos, a cerveja deverá ser mais doce que o prato. A vitela, vaca ou cabrito são outras boas opções para esta cerveja. Porém, propomos-te ir um pouco mais longe e entregares a Stout a uma comida salgada: ostras, mexilhão, ou então presunto e outros enchidos.
Tipo de harmonização | Contraste
O seco e fumado da Stout são um encontro perfeito com a textura salgada de alguns moluscos e enchidos. A intensidade da cerveja desarma o sal e aumenta os aromas destes pratos. Numa nota histórica, aliás, as ostras eram servidas com Stout e Porter aos cidadãos mais pobres do Reino Unido e da Irlanda
Algures entre a Pale Ale e a English Barleywine encontra-se a British Strong Ale, um estilo que resulta da união de outros estilos de menor escala e produção: uns mais antigos, outros modernos. Assim, a British Strong Ale não é bem um estilo mas uma entrada numa série de sub-estilos variados aos quais muitos especialistas apelidam de winter warmers: cervejas que aquecem o corpo e alma nos meses mais frios do ano.
Trata-se de uma cerveja de caráter tipicamente inglês pelo que, ao degustares a British Strong Ale, sabes exatamente o que esperar. A British Strong Ale, como o nome sugere, tem um teor alcoólico que pode chegar aos 8%, mas tal não deve controlar totalmente o sabor. Ainda assim, o calor do álcool deve ser notado e deverá ser bem-vindo nos dias mais frios do ano.
Cerveja rica e complexa, de baixa carbonatação, na British Strong Ale o aroma a malte é adocicado, com frutos secos, caramelo ou nozes. Destaque para o aroma de lúpulo que, na maioria das vezes, tem notas de terra, resinoso, frutado e com notas florais.
Na boca, o perfil da cerveja é maltado e apresenta notas tostadas: noz, toffee ou caramelo. O sabor é complexo mas equilibrado.
No copo, a British Strong Ale assume a cor ouro profundo e escuro, podendo variar até ao castanho avermelhado. Por norma, trata-se de uma cerveja límpida, ainda que existam versões não filtradas e mais escuras. Nestas, podem ver-se sedimentos de levedura na abertura da garrafa.
Para acompanhar com...
A British Strong Ale pede grandes pratos, tanto de carne como de peixe. Cordeiro, carne de vaca e salmão grelhado são algumas das sugestões gastronómicas que podem acompanhar este estilo. Na boca, o perfil da cerveja é maltado e apresenta notas tostadas: noz, toffee ou caramelo. O sabor é complexo mas equilibrado.
Tipo de harmonização | Semelhança
A cremosidade da British Strong Ale encontra continuidade na carne macia e suculenta de cordeiro. Ainda que tenha um final suave e até ligeiramente doce, é uma cerveja que vive na dualidade entre o maltado e o lupulado, servindo de excelente porto de abrigo à textura oleosa do salmão. A riqueza da refeição está garantida.
RECOMENDADOS
Informação Legal
Esta declaração de garantia de privacidade de dados aplica-se específica e exclusivamente ao serviço do Super Bock Group.
Para o Super Bock Group é importante que todos os utilizadores dos seus serviços e visitantes das suas páginas tenham garantida a confidencialidade dos seus dados.
O Super Bock Group garante que estas informações NÃO SERÃO utilizadas em nenhuma lista com fins promocionais via correio eletrónico ou telefónico, nem serão divulgadas a qualquer outra organização ou empresa. O Super Bock Group compromete-se a proteger a sua privacidade.
Sobre qualquer questão que tenha relativa a este compromisso, não hesite em contactar.
close
BEM-VINDO À SUPER BOCK CASA DA CERVEJA
Declaras que tens mais de 18 anos?
SIM
NÃO
Para entrares no site, tens de ter mais de 18 anos.
Ao submeter estes dados, está a concordar com a Política de Privacidade e Política de Cookies do site Super Bock Casa da Cerveja.