Tipos de Cerveja
Porter vs Stout: onde estão as diferenças?

Fazem parte da família ale, têm cor escura e uma ligação direta de parentesco. É uma das questões que mais intriga os amantes de cerveja. Qual é, afinal, a diferença entre uma Porter e uma Stout?

Nascida em Londres no século XVIII, a Porter deve o seu nome aos porters, os trabalhadores portuários de Londres, que levavam os produtos desde o porto do rio Tamisa até aos mercados da capital inglesa. Reza a lenda que inicialmente esta cerveja era feita no próprio pub, obtida através da mistura de cervejas mais leves com outras mais envelhecidas. Entretanto, dada a sua popularidade, os cervejeiros passaram a produzi-la de raiz, não sendo mais necessário proceder-se a misturas.

Mais tarde, já no século XIX, aparece a Stout Porter, uma versão mais forte, encorpada e alcoólica da Porter. Na viragem para o século XX, os dois estilos dividem-se: de um lado a Porter, do outro a Stout. As diferenças? Poucas.

Image

Ingredientes

Os dois estilos usam maltes escuros, desde o malte castanho ao de chocolate. Este uso de ingredientes bastante semelhantes dificulta muitas vezes a distinção entre as cervejas. No entanto, existe algum consenso entre mestres cervejeiros em apontar para um uso mais sublinhado de cevada torrada não maltada por parte das Stout, de onde vêm as notas a café normalmente associadas a este estilo.


Ainda assim, dada a constante inovação e experimentação que se vive no meio cervejeiro, até mesmo esta distinção tem fronteiras pouco definidas.

No copo

A Porter normalmente assume tons de castanho escuro, podendo conter notas avermelhadas e é opaca. A cabeça pode ir do esbranquiçado até um tom bronze claro.

As Stout tendem a ser ligeiramente mais escuras, indo desde o castanho escuro até ao preto. A cabeça pode ir desde tons de bronze até ao castanho escuro, dependendo da variedade dentro do próprio estilo Stout.

Image

Aroma

Ambos os estilos têm pouco ou nenhum aroma a lúpulo. Sente-se predominantemente o malte torrado e podem existir notas de caramelo, de chocolate ou cacau. Dependendo das interpretações, as notas de café podem igualmente estar presentes.

Sabor

Nas Porter é possível percecionar o chocolate ou, de forma mais amarga, o cacau, com um leve torrado final. É também possível encontrar pistas de caramelo ou, até, de café. Em algumas versões, o amargor e sabor do lúpulo - normalmente terroso ou floral - fazem-se sentir, mas equilibram-se com o malte, com um final seco moderado.

As Stout têm um sabor fortemente torrado, mais evidente do que nas Porter. Existem toques de café ou chocolate negro. Tem pouco ou nenhum sabor a lúpulo, embora nas versões americanas o sabor a lúpulo seja mais realçado, normalmente cítrico ou de resina. O final é seco.

Álcool

O volume de álcool depende das variedades dentro de cada um dos estilos. Embora a Stout Porter tenha nascido como uma versão mais forte e alcoólica da Porter, existem atualmente Porter com mais álcool do que algumas Stout. No entanto, de um modo geral, as Stout tendem a ser mais alcoólicas e encorpadas do que as Porter. Podem ir desde os 4% aos 12% de volume, enquanto as Porter têm uma janela entre os 4% e os 9,5%, por norma.

Image

Sabias que...

Apesar do nome, a Baltic Porter é, na verdade, uma intepretação das Porter, e mais concretamente das Imperial Stout por parte dos países do báltico. Além disso, contrariamente às outras Porter e Stout, não é uma ale, mas sim uma lager.

Encontrar algo que distinga os dois estilos não é fácil. Afinal de contas, a Stout nasceu como uma variedade dentro da Porter e, apesar de algumas diferenças, os dois estilos mantiveram um grande número de semelhanças ao longo dos anos.

RECOMENDADOS

Informação Legal

Esta declaração de garantia de privacidade de dados aplica-se específica e exclusivamente ao serviço do Super Bock Group.

Para o Super Bock Group é importante que todos os utilizadores dos seus serviços e visitantes das suas páginas tenham garantida a confidencialidade dos seus dados.

O Super Bock Group garante que estas informações NÃO SERÃO utilizadas em nenhuma lista com fins promocionais via correio eletrónico ou telefónico, nem serão divulgadas a qualquer outra organização ou empresa. O Super Bock Group compromete-se a proteger a sua privacidade.

Sobre qualquer questão que tenha relativa a este compromisso, não hesite em contactar.

close

Image

BEM-VINDO À SUPER BOCK CASA DA CERVEJA

Declaras que tens mais de 18 anos?

SIM

NÃO

Para entrares no site, tens de ter mais de 18 anos.

Ao submeter estes dados, está a concordar com a Política de Privacidade e Política de Cookies do site Super Bock Casa da Cerveja.