5 museus da cerveja que não podes perder
Curiosidades
5 museus da cerveja que não podes perder

Beber uma cerveja é fácil, mas para que esse momento aconteça, há todo um processo complexo e imemorial, que tem como objetivo proporcionar o melhor sabor possível. Neste artigo damos-te a conhecer cinco museus de cerveja do mundo - todos eles te explicam como se produz uma bela cerveja. E se não conseguires visitar todos, tens um bem perto de ti, em Portugal, pronto para te receber.

Se os museus existem para dar a conhecer e até eternizar momentos, produtos ou símbolos que representam períodos específicos da existência humana, a cultura cervejeira não fica de fora desta narrativa intemporal. Afinal, a cerveja é praticamente tão antiga quanto a agricultura e estima-se que possa ser bebida há mais de 7 000 anos. São muitas moagens, fervuras, fermentações ou maturações e outras tantas degustações por parte de pessoas de todas as épocas históricas, franjas da sociedade e de todos os continentes.


E uma vez que a cerveja é uma bebida verdadeiramente democrática, faz parte da História dos bairros, das cidades, dos países e do desenvolvimento global. Fica a conhecer cinco dos mais interessantes museus da cerveja de todo o mundo, a começar pela nossa Super Bock Casa da Cerveja.

1. Super Bock Casa da Cerveja, Leça do Balio (Portugal)

Super Bock Casa da Cerveja, Leça do Balio (Portugal)

Situada no interior do Centro de Produção do Super Bock Group, em Leça do Balio, Matosinhos, a Super Bock Casa da Cerveja combina um ambiente sofisticado, de arquitetura e decorações modernas, com uma aura industrial, como é o caso da emblemática Sala de Cobre, com as suas icónicas caldeiras acobreadas.

 

Este museu vivo é único em Portugal. Na Super Bock Casa da Cerveja é possível assistir a todo o processo de fabrico da cerveja, conhecer as matérias-primas que lhe dão origem e descobrir um pouco mais da história da marca que há quase 100 anos promove o convívio entre os portugueses.


Esta Casa guarda parte das memórias que acompanharam a evolução do negócio do Super Bock Group, o que, por si só, representa um património cervejeiro de relevante valor histórico e cultural para Portugal. 


A visita tem a duração aproximada de duas horas e inclui provas de cervejas especiais com harmonização. Deves, porém, fazer a marcação prévia da visita (é obrigatório), com indicação do dia, hora e número de participantes. Podes fazê-lo através deste formulário ou do envio de um email para reservas@superbockcasadacerveja.pt.

 

A Super Bock Casa da Cerveja está aberta de quarta-feira a domingo, com visitas às 10h30 e às 15h. Preço: 10 euros (adultos), 6,25 euros (estudante ou maiores de 65 anos) e 3,75 (maiores de três anos). Os grupos organizados têm descontos na entrada.

2. Museu da cerveja de Sapporo (Japão)

Museu da cerveja de Sapporo (Japão)

É considerado o primeiro museu dedicado à cerveja do mundo e abriu as portas no longínquo ano de 1987, na ilha de Hokkaido, a segunda maior do Japão. O edifício de tijolo, que foi construído no final do século XIX para albergar uma fábrica de açúcar, foi comprado pela Sapporo Beer Company em 1903. Durante 60 anos, foi daqui que saíram milhões de garrafas e barris de cerveja da Sapporo, uma das principais marcas de cerveja japonesas.

 

Já desativada, a fábrica é hoje visitada por milhares de pessoas que procuram saber mais sobre a história da Sapporo e experimentar cervejas, sumos, entre outras gastronomias locais. Não penses que vais perder horas a visitar este museu: o espaço não é muito grande - cada visita dura cerca de vinte minutos, mas é gratuita. Podes, porém, conhecer os jardins que rodeiam esta estrutura industrial e, se estiveres mesmo interessado em conhecer ao pormenor como se produzia cerveja nesta ilha japonesa, poderás, por um preço reduzido, escolher a visita de 50 minutos, com um guia.

 

O Sapporo Beer Museum está aberto todos os dias, com exceção da segunda-feira. Visitas gratuitas: 11h às 18h, com duração de 15 a 20 minutos. Visitas pagas: 11h30 às 16h30, com duração de 50 minutos. Preço: 3,5 euros.

3. Guinness Storehouse, Dublin (Irlanda)

Guinness Storehouse, Dublin (Irlanda)

Situado em Dublin, o museu da Guinness é a atração turística mais visitada da Irlanda. É um belo cartão de visita, não te parece? Em 2019, o último ano antes da pandemia, mais de 1,7 milhões de pessoas entraram neste armazém dedicado à reputada Stout. Com sete andares temáticos, sete restaurantes e diferentes experiências para os visitantes, o museu destaca-se por albergar também os “ficheiros” Guinness, conhecidos como The Guinness Archive. Neste espaço especial só entram visitantes com marcação, que tem de ser validada pela marca. Se a resposta for positiva, os afortunados têm à disposição mais de 250 anos de livros e outra literatura dedicada à Guinness.

 

A tabela de preços da Guinness Storehouse é variada, mas por 26 euros podes visitar todos os andares e terminar o dia no Bar da Gravidade, no sétimo piso. Aqui, prepara-te para desfrutar de uma das melhores vistas sobre Dublin, sempre acompanhado do que te levou até este museu: uma cerveja.

 

A Guinness Storehouse está aberta das 10h às 17h. Preço: a partir de 26 euros.

4. Brugges Beer Experience (Bélgica)

5 museus da cerveja que não podes perder

O país que tem mais cervejeiras per capita do mundo não poderia deixar de estar representado neste artigo. Inaugurado em 2014 no bairro medieval da cidade de Brugges, o museu promove alguns dos mais fascinantes elementos da cerveja: do cultivo do lúpulo até às atividades de marketing e publicidade desta bebida milenar.

 

O Brugges Beer Experience é composto pelo museu em si, pelo bar e pela loja recheada de souvenirs cervejeiros - incluindo garrafas da bebida que traz os visitantes até ao espaço. O espaço convida os visitantes a percorrerem uma viagem interativa pela cerveja belga ao longo dos séculos: aqui pode-se tocar, cheirar e provar todos os ingredientes que fazem da cerveja a bebida mais memorável de sempre. Entre os temas presentes neste museu destacamos a harmonização da cerveja, o processo de fabrico ou a relação entre a cerveja e as mulheres. E até os mais jovens (dos 5 aos 12 anos) podem assistir à história da cerveja de Brugges - a prova de que este museu é mesmo para ser visitado em família.

 

O Brugges Beer Experience está aberto todos os dias da semana entre as 10h e as 18h. Preço: a partir de 12 euros.

5. Museu Estrella Galicia, Corunha (Espanha)

5 museus da cerveja que não podes perder

A marca espanhola define este museu como um local de peregrinação mas, na verdade, é mais que isso. No Museu Estrella Galicia os visitantes podem fazer visitas guiadas dentro de uma fábrica ainda em funcionamento. Se estás interessado em visitar este museu, fica a saber que podes percorrer ecotours cervejeiras, vivenciar experiências históricas na cidade de Corunha, assistir a concertos ao vivo e a experimentar harmonizações típicas da região. Até podes desfrutar do ato mais simples que envolve uma cerveja: relaxar a bebê-la.

 

Nos 2 500 metros quadrados da fábrica podes interagir com os ingredientes da cerveja, descobrir as técnicas por detrás do fabrico desta bebida e aprender fait divers e questões triviais que te darão matéria-prima suficiente para brilhares nas conversas que terás no regresso a casa.

 

O museu permite que personalizes a tua visita, o que não será fácil, tal a variedade de tours e experiências que podes viver neste local. A visita base começa nos 15 euros e inclui uma caña. A partir daqui, o céu é o limite.


O Museu Estrella Galicia está aberto entre as 10h30 e as 20h (de janeiro a março) e entre as 10h30 e as 22h30 (de abril a setembro). Preço: a partir de 15 euros.

RECOMENDADOS

Informação Legal

Esta declaração de garantia de privacidade de dados aplica-se específica e exclusivamente ao serviço do Super Bock Group.

Para o Super Bock Group é importante que todos os utilizadores dos seus serviços e visitantes das suas páginas tenham garantida a confidencialidade dos seus dados.

O Super Bock Group garante que estas informações NÃO SERÃO utilizadas em nenhuma lista com fins promocionais via correio eletrónico ou telefónico, nem serão divulgadas a qualquer outra organização ou empresa. O Super Bock Group compromete-se a proteger a sua privacidade.

Sobre qualquer questão que tenha relativa a este compromisso, não hesite em contactar.

close

5 museus da cerveja que não podes perder

BEM-VINDO À SUPER BOCK CASA DA CERVEJA

Declaras que tens mais de 18 anos?

SIM

NÃO

Para entrares no site, tens de ter mais de 18 anos.

Ao submeter estes dados, está a concordar com a Política de Privacidade e Política de Cookies do site Super Bock Casa da Cerveja.

Digital Product by BondHabits