VOLTAR
GERAÇÕES DE SABOR
AUTÊNTICO
Sempre que bebes um gole de cerveja Super Bock saboreias cento e trinta anos de conhecimento cervejeiro. São mais de quatro gerações de investigação científica e inovação, de prémios e galardões nacionais e internacionais, de festivais de música e momentos de descontração e felicidade sem limites.
Nesta história rica, muitos foram os momentos marcantes. Entra nesta viagem centenária e descobre os ingredientes que fizeram desta bebida uma das favoritas dos portugueses.
1903
Dá-se o primeiro grande impulso modernizador, com a construção da nova Fábrica da Piedade, que permitiu aperfeiçoamentos técnicos na produção da cerveja.
1890
A 7 de março, nasce no Porto a Companhia União Fabril Portuense das Fábricas de Cerveja e Bebidas Refrigerantes (CUFP), fruto da união de sete fábricas de cerveja e refrigerantes: seis do Porto e uma de Ponte da Barca, no distrito de Viana do Castelo.
As fábricas onde a CUFP laborava, localizadas Rua do Melo e a Rua da Piedade, tinham uma capacidade de produção de cerveja que não ia além dos 400 mil litros anuais.
1914
No dia 20 de novembro é inaugurada a Fábrica Leão, na Rua da Restauração. No entanto, esta fábrica só funcionou até 1916 devido ao impacto negativo da Grande Guerra. Reconcentra-se a produção de cerveja na Fábrica da Piedade.
1920
No mesmo ano são adquiridos os primeiros camiões de transporte, que começam a substituir as tradicionais carroças puxadas por muares.
1926
Chegam os primeiros prémios. Na Exposição Industrial realizada no Palácio de Cristal, a CUFP participa com a Pilsener Crystal e com a nova Super Bock. Ambas ganham medalhas de ouro.
1927
A 3 de março é solicitado o Certificado de Registo da Marca Super Bock, emitido a 9 de novembro. A nova cerveja é lançada como marca de inverno e entra imediatamente no rol de cervejas de prestígio.
EVOLUÇÃO RÓTULOS
1933
Devido ao projeto da Câmara do Porto de continuação da Rua de Júlio Dinis, a Fábrica da Piedade vê-se obrigada a empreender profundas obras de adaptação durante os anos seguintes, já que o traçado na nova rua implicou a demolição de uma boa parte das instalações da fábrica. No entanto, esta remodelação foi aproveitada para modernizar as condições de produção.
1940
A CUFP celebra 50 anos e participa na Exposição Histórica do Mundo Português, em Lisboa, onde consegue o exclusivo de muitos restaurantes e cervejarias do recinto
1942
Em plena II Guerra Mundial, as restrições de navegação no Atlântico dificultam o abastecimento de matérias-primas. Para contornar este problema, a CUFP recorre pela primeira vez, em exclusivo, aos maltes nacionais.
1957
Com o objetivo de promover as marcas da empresa, é inaugurada, a 1 de maio, a cervejaria da CUFP, situada na fábrica da Piedade. Esta cervejaria rapidamente se tornou num ponto de encontro e de convivialidade de referência da cidade.
1964
A CUFP muda-se para novas instalações, em Leça do Balio. No dia 28 de setembro, o Presidente da República, Américo Tomás, preside à cerimónia inaugural. A nova fábrica permite produzir 25 milhões de litros de cerveja por ano.
1966
Foi desenvolvido um novo rótulo para a Super Bock pelo designer americano Martin J. Ferguson, mostrando um novo nível de investimento na marca, patente também nos cartazes publicitários. Este rótulo foi mais tarde recuperado na garrafa comemorativa dos 90 anos da marca, em 2017.
1970
A 25 de Setembro festeja-se o enchimento da garrafa de cerveja que corresponde à chegada aos 25 milhões de litros anuais.
1977
Depois da nacionalização do setor cervejeiro português, em 1975, (na sequência do 25 de Abril) foi decretada a reestruturação deste setor, agregando as cinco empresas nacionalizadas em duas. Surge assim a UNICER - União Cervejeira E.P, empresa que resulta da fusão da CUFP com a COPEJA (Santarém) e a Imperial (Loulé).
No mesmo ano, o reconhecimento internacional. A Super Bock ganha a sua primeira medalha de Ouro no concurso Internacional Monde Selection de la Qualité
CERTIFICADOS GANHOS AO LONGO DOS ANOS
1986
A UNICER torna-se líder de mercado, com uma quota de 50,8%. Nesse ano, as vendas ultrapassaram os 197 milhões de litros de cerveja.
1990
Na sequência de uma primeira etapa de privatização em 1989, no dia 28 de junho dá-se a privatização dos restantes 51% do capital que ainda pertenciam ao Estado. A empresa torna-se assim 100% privada.
1995
Há música no ar! A primeira edição do Super Bock Super Rock acontece nos dias 8 e 9 de julho na Gare Marítima de Alcântara, em Lisboa. Bandas como The Cure, The Jesus and Mary Chain, Faith No More ou GNR fizeram parte do cartaz. O passe para o festival custa quatro contos (20€, na moeda atual) e pelo recinto passam 50 mil pessoas.
CARTAZ 1.º SBSR ATÉ AOS DIAS DE HOJE
1998
Quatro letras, dois números: Expo ‘98. O evento que marcou Portugal, e a cidade de Lisboa, teve a Super Bock como cerveja oficial.
2003
É lançada a Super Bock Stout, uma cerveja preta, e a gama de bebidas da marca começa a crescer.
2004
Nasce a Super Bock Green, uma novidade leve e refrescante para o segmento recente das cervejas com limão.
2006
Neste ano destaca-se o lançamento da Super Bock Abadia, uma cerveja de inspiração artesanal, evocando as cervejas feitas pelos monges na Idade Média.
2007
São lançadas a Super Bock Sem Álcool e a Super Bock Sem Álcool Preta, produzidas com tecnologia inovadora desenvolvida em parceria com o Departamento de Química da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
2008
É instalada, em Leça do Balio, uma fábrica para produzir cervejas com características especiais e em pequena escala. É nesta Mini-Fábrica que é produzida atualmente a Super Bock Seleção 1927.
2009
E que tal abrir uma mini onde te apetecer? Neste ano, a Super Bock introduz o sistema pull-off nas suas minis, tornando-se na primeira marca em Portugal com um sistema de abertura fácil.
2012
Tem início o projeto de reconversão e modernização da fábrica de Leça do Balio, local onde passa a concentrar-se toda a produção. A intervenção permite à fábrica alcançar uma capacidade de produção de 450 milhões de litros por ano.
2013
É lançada, em edições limitadas, a Super Bock Seleção 1927. É uma gama de cervejas especiais, idealizadas pelos mestres cervejeiros mais experientes da Super Bock, produzidas em pequenos lotes e de forma artesanal na Mini-Fábrica. Mais tarde, em 2016, esta gama passará a ter uma oferta permanente.
2015
É inaugurada a Super Bock Casa da Cerveja, um circuito de visitas localizado no interior do próprio Centro de Produção da Super Bock, e que permite aos visitantes um contacto próximo com a fábrica, a sua História e as suas cervejas.
Se ainda não conheçes, clica aqui para marcares uma visita.
2018
Lançamento da Super Bock Coruja, uma gama de cervejas especiais, ricas em sabor e de aroma intenso, que se distinguem pelo recurso à técnica de “dry hopping” - o adicionar tardio de uma quantidade extra de lúpulo numa infusão a frio, o que lhes confere um marcado aroma fresco a lúpulo
2017
A 9 de Novembro, dia em que se celebraram os 90 anos da Super Bock, a UNICER mudou de nome, passando a chamar-se Super Bock Group.
2020
O Super Bock Group completa 130 anos de história