Morton Coutts, o pai da fermentação contínua
Curiosidades
Morton Coutts, o pai da fermentação contínua

Nascido numa família de mestres cervejeiros, Morton Coutts fez da inovação na área da fermentação a sua vida. A técnica de fermentação contínua por si inventada permanece viva até aos dias de hoje, o que lhe valeu a imortalidade na cultura cervejeira mas também junto dos milhões de consumidores que beneficiam da sua visão. 


Vinte mil quilómetros separam Portugal da Nova Zelândia, aquele que se diz ser o país mais longínquo das nossas fronteiras, mas existem características comuns aos dois povos. Uma delas é a paixão pela cerveja. É que, apesar de afastada das raízes europeias da bebida, existem pelo menos três factos históricos que fazem da Nova Zelândia um país que marcou a cultura cervejeira nos últimos séculos.


O primeiro advém do seu próprio nome. Descoberta em 1642 pelo navegador Abel Janszoon, a ilha ganhou o nome da província holandesa Zeeland, situada a poucos quilómetros da fronteira da Bélgica, país que, por essa altura, fervilhava de inovação cervejeira. O segundo facto refere-se à colonização do território pelo

explorador inglês James Cook. Contam as crónicas que, em 1773, quando Cook atracou em Dusky Sound, na parte sul da Ilha, deu ordem imediata para fabricar a primeira cerveja neozelandesa, para matar a sede da sua tripulação. 


A terceira curiosidade é a mais marcante e isso deve-se a Morton Coutts, o cervejeiro e inventor neozelandês que descobriu a fermentação contínua. Nascido em 1904, Coutts não poderia estar ligado a mais nenhuma indústria. O seu avô, Joseph Friedrich Kühtze, nasceu na Baviera, Alemanha, e levou o conhecimento cervejeiro para a Nova Zelândia em 1867. A cervejeira que fundou, Dominion Breweries, foi herdada pelo filho William e, mais tarde, pelo filho deste, Morton – que entretanto mudou o apelido para Coutts após a Primeira Guerra Mundial.


O jovem Morton começou a trabalhar na Dominion Breweries com apenas 15 anos e, tal como o seu pai e avô, era conhecido por se preocupar mais com a inovação e desenvolvimento do produto do que com o negócio em si. “Não fazíamos dinheiro. Não percebia a parte comercial do mundo até que conheci o Henry Kelliher”, explicou mais tarde.


Com o parceiro a tratar dos números, Morton pôde dedicar-se 100% à sua paixão: a inovação cervejeira. Com a morte do pai, em 1946, Morton tornou-se diretor da empresa e afinou a obsessão pelo controlo de qualidade e inovação na produção de cerveja. É este o ponto de partida para chegarmos à invenção que ajudou a mudar parte da história desta bebida.

Os meios justificam os fins

Em 1953, Morton Coutts inventou a fermentação contínua. A técnica dava origem a uma cerveja mais consistente, melhorada, com maior qualidade e uma menor incerteza no produto final.


Coutts, obcecado pelo controlo de qualidade, viu na fermentação contínua a resposta à exigência que sempre almejou. O futuro deu-lhe razão e a fermentação contínua é ainda hoje utilizada na sua empresa, mas também noutras, como a histórica Guinness.

Como funciona a fermentação contínua?

O novo sistema consistia em fazer entrar o mosto no primeiro de uma série de três ou quatro tanques interligados, onde começa a fermentar, ao mesmo tempo que do último tanque o produto fermentado era retirado. Ou seja, não se usavam cubas de fermentação estática, não havendo lugar ao fabrico de lotes - batches -  mas sim a um único fabrico ininterrupto.

Morton Coutts não foi o primeiro cervejeiro a apostar na fermentação contínua, uma técnica que, afinal, tem os seus prós e contras. Por um lado, permite uma utilização mais eficiente do espaço fabril, e também uma cerveja consistente e resultados finais imediatos; por outro, quando a técnica é mal executada, pode originar contaminação microbiana ou pouca flexibilidade para responder às flutuações habituais na procura da bebida. 


Ainda assim, o mestre neozelandês foi o primeiro a conseguir conjugar teoria com prática e fazer o sistema funcionar. Prova disso é o facto de outras cervejeiras terem imediatamente reconhecido os benefícios inerentes ao sistema: nos anos seguintes, muitas tentaram implementar a tecnologia. No entanto, a maioria não foi bem-sucedida devido à incapacidade de reproduzir as rigorosas técnicas de higiene desenvolvidas por Morton Coutts na sua fábrica.


Patenteado em 1956, como alternativa à fermentação tradicional, este sistema demonstrou o talento e inovação técnica de Coutts e transportou-o para a história do mundo cervejeiro, onde ainda hoje permanece. 


Morton Coutts faleceu em 2004, pouco depois de completar 100 anos, e patenteou um total de 12 técnicas ligadas à cerveja. Aos 89, após se reformar da empresa de sempre, continuou a desenvolver novos produtos e nunca parou de pensar em ajudar a indústria cervejeira a dar um passo em frente.


Numa entrevista, por exemplo, o cervejeiro admitiu que pensava constantemente em inovações na fermentação, e que apenas ficava contente quando conseguia produzir alguma coisa. No entanto, assim que inventava algo abandonava o feito: a motivação estava em chegar até lá. Uma filosofia de vida que o levou a atingir a imortalidade na indústria cervejeira mas também junto dos consumidores que hoje beneficiam da sua visão.

RECOMENDADOS

Legal Information

This data privacy protection statement applies specifically and exclusively to the Super Bock Group service.

The Internet is a fabulous tool for communication. Each day we realise how important it is becoming in our life, since with just one mouse click the world is at our feet. People are closer to each other and experiences spread faster. Society is changing incredibly fast.

For all these reasons and to increase people’s confidence in this means of communication, it is important for Unicer to guarantee the confidentiality of the data of all users of its services and visitors to its website.

When we ask for your name, address, telephone number, qualifications and other details, our aim is to ensure a closer relationship with our users. When you register, we will address you by your own name, we will become closer to you and we will be able to meet your needs or requests more efficiently.

If, for any reason, Unicer feels a need to update its privacy policy, you will be the first to be informed.

Unicer guarantees that this information WILL NOT BE used in any list for promotional purposes via electronic mail or telephone, nor will it be passed on to any other organisation or company. Unicer undertakes to protect your privacy and will make every effort to guarantee the use of sufficiently effective technology for your online experience to be increasingly secure and your web relationships increasingly strong.

Please do not hesitate to contact us if you have any question about this commitment.

close

Morton Coutts, o pai da fermentação contínua

UNICER IS NOW SUPER BOCK GROUP

You will enter the new website

SIM

NÃO

You are not old enough to enter this site

By submitting your data you agree

superbockcasadacerveja.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile