Curiosidades
Como se cultiva o lúpulo?

Fomos até ao distrito de Bragança aprender mais sobre o lúpulo com o António Rodrigues. O produtor português tem uma longa experiência no tema e explica-te tudo o que precisas de saber sobre esta planta herbácea e a sua importância na produção da cerveja.

Entrevista a António Rodrigues

Produtor de lúpulo

O que é o lúpulo?

É uma planta herbácea da espécie humulus lupulus que, apesar de poder crescer espontaneamente com relativa facilidade, deve ser cultivada e cuidada para alcançar todo o seu potencial.

Por que se usa o lúpulo na produção de cerveja?

Por três motivos: o lúpulo é um antioxidante, um conservante natural – começou a ser usado na produção cerveja pelas suas características antissépticas – e é ele que dá os aromas e o paladar amargo à cerveja.

O que é preciso para produzir lúpulo de boa qualidade?

Além de um solo rico em minerais que permita um bom crescimento da planta, é preciso estar numa região de clima seco, com muito frio no inverno, muito calor no verão (com temperaturas entre os 30 e os 35 graus) e muitas horas de exposição solar.

Pode-se produzir lúpulo em qualquer zona?

O lúpulo selvagem pode nascer espontaneamente em praticamente todo o território nacional. Mas, para efeitos de cultivo, as áreas mais indicadas, quer seja no hemisfério norte ou sul, ficam entre os paralelos 30 e 55, em altitudes por volta dos 800 metros. Em Portugal, as melhores zonas situam-se nos distritos de Bragança e de Braga.

Há quanto tempo se produz lúpulo em Portugal?

Os primeiros ensaios e experiências começaram a ser feitos no início da década de 1960. Depois, entre 1965 e 1970, foram plantados os primeiros campos de lúpulo nos distritos de Bragança e de Braga.

Como se posiciona o lúpulo português relativamente ao de outros países?

O nosso lúpulo é considerado como um dos melhores lúpulos a nível mundial, fruto não só do clima e da exposição solar, mas também das excelentes características dos solos

Quais são as variedades de lúpulo que cultiva na sua plantação?

Para efeitos agrícolas, cultivo a variedade Nugget. É um super-alfa, com uma alta percentagem – entre os 10% e os 13% – de ácidos alfa. No entanto, já existem super-alfas com percentagens superiores, de 15%, e até mesmo de 20%.

Quanto tempo demora o lúpulo a crescer?

O lúpulo cresce extremamente rápido, durante cerca de quatro a cinco meses. Começamos a trabalhar o lúpulo na segunda quinzena de março e, no final do mês de julho, a planta já tem seis a sete metros de altura. Depois entramos nas fases de floração e de maturação dos cones, que são as flores de lúpulo.

Como se colhe o lúpulo?

Antigamente a colheita era artesanal, ripando a flor das ramadas à mão, o que leva muito tempo. Atualmente a colheita é mecânica. Há um trator que passa com uma máquina para cortar as ramadas, juntamente com um reboque para as recolher. Tudo é transportado para a ripadora e, depois de ripado, o lúpulo entra no secador de forma a ficar com um grau de humidade na casa dos 10%.

Sabias que...

Em Portugal já só existem duas explorações agrícolas de lúpulo de grande escala, na região de Bragança, totalizando 12 hectares? O Super Bock Group adquire a totalidade deste lúpulo para a elaboração das suas cervejas da gama Super Bock Selecção 1927.

Legal Information

This data privacy protection statement applies specifically and exclusively to the Super Bock Group service.

The Internet is a fabulous tool for communication. Each day we realise how important it is becoming in our life, since with just one mouse click the world is at our feet. People are closer to each other and experiences spread faster. Society is changing incredibly fast.

For all these reasons and to increase people’s confidence in this means of communication, it is important for Unicer to guarantee the confidentiality of the data of all users of its services and visitors to its website.

When we ask for your name, address, telephone number, qualifications and other details, our aim is to ensure a closer relationship with our users. When you register, we will address you by your own name, we will become closer to you and we will be able to meet your needs or requests more efficiently.

If, for any reason, Unicer feels a need to update its privacy policy, you will be the first to be informed.

Unicer guarantees that this information WILL NOT BE used in any list for promotional purposes via electronic mail or telephone, nor will it be passed on to any other organisation or company. Unicer undertakes to protect your privacy and will make every effort to guarantee the use of sufficiently effective technology for your online experience to be increasingly secure and your web relationships increasingly strong.

Please do not hesitate to contact us if you have any question about this commitment.

close

Image

UNICER IS NOW SUPER BOCK GROUP

You will enter the new website

SIM

NÃO

You are not old enough to enter this site

By submitting your data you agree