Curiosidades
10 números surpreendentes sobre a cerveja

Poucos objetos abstratos dão tanta emoção à nossa vida como os números. Através deles podemos rir e chorar, anuir ou admirar. E se, por vezes, a paixão pelos números pode ser vista como algo aborrecido, há sempre os dois lados da mesma face. Conheça, neste artigo, alguns dos números mais surpreendentes de uma bebida que, nas nossas vidas, preferimos sempre somar a subtrair.

6 000

A cerveja é praticamente tão antiga quanto a agricultura, embora as pistas que provam a sua existência ancestral sejam poucas. No Antigo Egipto, a cerveja era usada como moeda de troca oficial. E na China, local onde se crê, pelos artefactos encontrados ao longo dos séculos, que a cerveja é produzida há 7 000 anos, o arroz era utilizado como o cereal principal, em simultâneo com o milho ou trigo. Na verdade, como qualquer cereal com determinados açúcares pode ser fermentado de modo espontâneo, devido às leveduras naturais, é possível que bebidas próximas da cerveja que hoje conhecemos tenham sido desenvolvidas por qualquer tribo que dominasse o cultivo de cereais.

A prova mais antiga da existência do néctar cervejeiro, porém, data de 6 000 a.C., na Suméria. Nas famosas tábuas de argila que descreviam cenas da vida daquela civilização da Mesopotâmia, podem ver-se desenhos de pessoas a beber cerveja por palhinhas. É a primeira vez que, tanto a bebida como o artefacto, podem ser identificados na História da humanidade. 

Image

25 866

É provável que várias garrafas de Super Bock, de diferentes estilos e décadas, estejam em casa de Ron Werner. A 27 de janeiro de 2012, o norte-americano possuía a maior coleção de garrafas de cerveja do mundo: 25 886, todas por abrir. Werner, que reside na cidade de Carnation, Washington, começou a guardar garrafas de cerveja aos 14 anos, assim como outro merchandising relacionado com a indústria cervejeira: sinais, espelhos, latas e abre-cápsulas. Todos os anos, Werner adiciona mais 1 000 garrafas ao seu espólio, pelo que o número deverá rondar, em 2021, as 33 000 garrafas. Além de ter paciência e tempo para se dedicar à coleção, é preciso muita força de vontade para não beber néctar tão delicioso. 

Image

189 189 330 000

Não é um número de telefone de valor acrescentado, mas a quantidade de litros de cerveja consumidos em todo o mundo em 2019, de acordo com o portal Statista. Trata-se de uma quantidade suficiente para encher 75 675 piscinas olímpicas. Por outro lado, estes 189 mil milhões de litros, mais litro menos litro, representam um aumento de 0,5% em relação à cerveja consumida em 2018. Em que ano chegaremos aos 200 mil milhões?

Image

3 000

Todos conhecemos a paixão dos belgas pela cerveja. É natural, assim, que os cafés e bares sejam uma extensão desta cultura milenar. Em Bruxelas, o famoso Delírium Café orgulha-se, e com razão, de possuir a maior carta de cervejas do mundo. Com mais de 3 000 cervejas disponíveis na hora, muitas delas servidas à pressão, é quase impossível não acertar no estilo, e marca, preferida dos seus visitantes. Vai um brinde à diversidade?

Image

1 734

Em 2014, uma cervejeira britânica desenvolveu um copo gigante para comemorar a passagem do Tour, a volta a França em bicicleta, pela cidade de Halifax, Inglaterra. Desenvolvido por Angus Wood e Ed Dupuy, da Stod Fold Brewing Company, o copo tinha capacidade para 1 734 litros e acomodava 3 664 pints. Tratava-se, sem surpresa, do maior copo de cerveja alguma vez desenvolvido até à data. A cerveja escolhida para encher o copo foi uma ale com 3,8% de teor alcoólico. Bem leve e refrescante, como desejariam os ciclistas no final da etapa.

Image

1 236

No dia 15 de março de 2016, a sommelier Jane Peyton conduziu a maior prova de cerveja do mundo. A prova aconteceu na sala onde se realizaram os Publican Awards, prémios que reconhecem os melhores operadores de pub e bares do Reino Unido, e juntou 1 236 pessoas em Londres. Na ocasião, que se revelou histórica, foram testadas três cervejas.

Image

67,5%

É uma cerveja, mas pouco. A Snake Venom ganhou popularidade pela alta percentagem de álcool (ABV): 67,5%. Não é gralha, é mesmo assim. A cerveja é produzida pela escocesa Brewmeister e para já ostenta o prémio – não oficial – de cerveja mais alcoólica do mundo. Mais difícil do que escrever sobre ela? Bebê-la.

Image

1040

Este é o ano em que terá sido fundada, na Baviera, Alemanha, aquela que se julga ser a cervejeira mais antiga do mundo em atividade, a Weihenstephan. Nessa data, o abade Arnold obteve uma licença da cidade de Freising para produzir e vender cerveja. A primeira referência ao lúpulo, neste mosteiro, é ainda mais antiga: ano de 768.

Image

23,55

A 24 de agosto de 2014, o francês François Monin abriu 2 000 garrafas de cerveja em 23 minutos e 55 segundos. À partida, o número de minutos pode parecer exagerado para um ato tão simples como abrir uma cerveja com um abre-cápsulas. Quando analisamos os números à lupa, porém, percebemos a verdadeira dimensão do feito. A cada minuto, Monin abriu 85 garrafas, o que dá uma média de 1,4 caricas por segundo. Monin, que trabalhava há 10 anos em bares à altura deste recorde, bem pode agradecer aos seus clientes a experiência acumulada ao longo do tempo. Touché!

Image

1516

Ano em que foi publicada a Lei da Pureza da Cerveja, que regulamentou a produção na Baviera. Instituída por Wilhelm IV, a norma estipulou o uso de apenas três ingredientes: água, malte de cevada e lúpulo – a levedura foi incluída na receita assim que foi descoberta. Esta lei, além de garantir a boa qualidade da cerveja ao longo dos anos, trata-se de uma das leis alimentares mais antigas do mundo ainda em vigor.

Image

Legal Information

This data privacy protection statement applies specifically and exclusively to the Super Bock Group service.

The Internet is a fabulous tool for communication. Each day we realise how important it is becoming in our life, since with just one mouse click the world is at our feet. People are closer to each other and experiences spread faster. Society is changing incredibly fast.

For all these reasons and to increase people’s confidence in this means of communication, it is important for Unicer to guarantee the confidentiality of the data of all users of its services and visitors to its website.

When we ask for your name, address, telephone number, qualifications and other details, our aim is to ensure a closer relationship with our users. When you register, we will address you by your own name, we will become closer to you and we will be able to meet your needs or requests more efficiently.

If, for any reason, Unicer feels a need to update its privacy policy, you will be the first to be informed.

Unicer guarantees that this information WILL NOT BE used in any list for promotional purposes via electronic mail or telephone, nor will it be passed on to any other organisation or company. Unicer undertakes to protect your privacy and will make every effort to guarantee the use of sufficiently effective technology for your online experience to be increasingly secure and your web relationships increasingly strong.

Please do not hesitate to contact us if you have any question about this commitment.

close

Image

UNICER IS NOW SUPER BOCK GROUP

You will enter the new website

SIM

NÃO

You are not old enough to enter this site

By submitting your data you agree