Talin: uma cidade para os amantes de cerveja
Curiosidades
Talin: uma cidade para os amantes de cerveja

Considerada a pérola do Báltico, a capital da Estónia faz jus à paixão do país por cerveja. Segue-nos nesta viagem à capital de um dos cinco países onde mais se consome cerveja, per capita, na Europa.

A. Le Cop e Saku, as duas maiores cervejas da Estónia, têm um passado rico e são hoje amplamente conhecidas pela comunidade cervejeira mundial. Durante décadas, as duas partilharam a preferência da população estónia e entraram na cultura do país através da publicidade e da estratégia de patrocínios: a A. Le Cop dá nome ao principal estádio de futebol do país, situado na capital, Talin; a Saku patrocina o BC Tartu, equipa de basquetebol profissional, e o Hard Rock Laager, festival de música.


Há muito que a cerveja faz parte da vida dos estónios, que já a consumiam entre 500 e 100 a.C.. Inicialmente, a bebida era usada para rituais de sacrifícios, mas rapidamente os segredos do seu fabrico se difundiram e a cerveja passou a ser produzida em casas, abadias e castelos, sendo consumida em datas importantes ou eventos familiares. 


Nos tempos que correm, a cerveja continua a ser uma bebida de celebração e o seu consumo é transversal a todas as classes sociais. De acordo com a Brewers of Europe, instituição que reúne várias associações cervejeiras da Europa, em 2018 beberam-se 82 litros de cerveja per capita na Estónia. Um número apenas ultrapassado pela República Checa (138 litros per capita), Áustria (105), Alemanha (101) e Polónia (97). 

 

Sangue novo na cultura cervejeira


A maioria dos estónios divide-se entre a paixão pela Saku e A. Le Cop,mas os últimos anos foram pródigos no aparecimento de um mercado artesanal que, aos poucos, tem atraído cada vez mais pessoas.


A partir de Talin, na segunda década dos anos 2000, uma nova geração de cervejeiros pôs mãos à obra e criou uma forma distinta de sentir, cheirar e beber a cerveja. Marcas como Ollenaut, Lehe, Pohjala e Tanker entraram no dicionário dos estónios e em poucos anos a cultura cervejeira estónia passou a ser uma realidade. Com as cervejas artesanais vieram os bares, as lojas, as microcervejeiras e os consumidores - nacionais e internacionais. 


Uma cidade com aroma de cerveja


Com 1,3 milhões de habitantes, a Estónia é um pequeno país emparedado por três gigantes: a Finlândia, a Suécia e a Rússia. Talin, com mais de um terço da população total, é o ponto de encontro da cultura cervejeira. Há quem diga que é possível usar as cervejarias como bússola para palmilhar e descobrir a cidade. 


Para os viajantes, a aventura começa quase sempre na fábrica da Ollenaut, local onde é possível conhecer o processo de produção, mas também degustar uma das mais famosas cervejas do país.


Segue-se a zona mais antiga da cidade, onde se encontra o Tuba Baar, focado na venda de cervejas artesanais locais. “Tuba”, em estónio, significa quarto, por isso o espaço não abunda. Mas o que perde em tamanho ganha na variedade de bebidas. E esconde ainda um segredo: uma passagem secreta para o bar vizinho, o Drink Bar, focado em cervejas internacionais.

Sangue novo na cultura cervejeira

Do inferno ao paraíso


Sem sair da zona histórica, a cinco minutos de passeio está o Põrgu. Os viajantes não se podem deixar levar pela tradução literal: é que, ainda que a palavra signifique inferno, este espaço é o paraíso dos amantes de cerveja. O bar fica numa cave ao lado da Igreja St. Nicholas e, além de bebidas, oferece uma seleção de pratos que combinam com uma cerveja forte: chili, bife tártaro, queijos e costelinhas. 


Na zona portuária, as atrações são muitas. Para uma experiência que junta as cervejas nacionais e internacionais à boa comida, o destino é o Põhjala Tap Room. Além de disponibilizar 24 tipos de cerveja de marca própria, este bar possui uma área de merchandising - sempre um sucesso entre os turistas - e recebe os visitantes nos bastidores da fábrica. O bar tem ainda uma sauna com capacidade para até oito pessoas. Criada em 2011, esta marca exporta atualmente para mais de trinta países, sendo que a sua cerveja é catalogada como uma das melhores do mundo pelo guia internacional de cerveja Rate Beer


Kali, meia-irmã da cerveja


Se a ideia é conhecer a cidade fora dos bares, os turistas podem aproveitar para visitar Talin nos meses mais quentes. No verão, os carros partilham as estradas com os beer-bike pubs, pequenos carros equipados com pedais de bicicleta, movidos por 14 pessoas que vão sendo abastecidas com cerveja local.


E se, por alguma razão, procurares algo mais leve, a cidade é também conhecida pela Kali, uma bebida semelhante à cerveja, mas com muito pouco álcool. Feita à base de pão fermentado, a bebida junta a cerveja a uma espécie de Coca-Cola e apresenta um sabor doce e gás natural. É fácil encontrar Kali nos vendedores de rua, nos supermercados e, claro, também nas lojas e bares de cerveja.

Talin Craft Beer Weekend


Talin Craft Beer Weekend


O maior evento de cerveja artesanal da região do Báltico teve a sua primeira edição em 2015, no pico da cultura cervejeira da Estónia, e cinco anos depois recebeu 50 cervejas artesanais de todo o mundo. O Talin Craft Beer Weekend realiza-se em junho e une dezenas de marcas de todo o mundo às cervejas típicas deste país báltico.

Locais a visitar:


Fábrica da Ollenaut

Morada: Tänassilma tee 33, Tänassilma

Saku, Harjumaa, Estonia

Como chegar: comboio R12, R13, R14, R15, R16

 

Tuba Bar

Morada: Müürivahe Tänav 15, 10140 Tallinn

Como chegar: Elétrico 3 e 4 ou autocarro 15

 

Drink Bar

Morada: Väike-Karja 8, 10140 Tallinn

Como chegar: Elétrico 3 e 4 ou autocarro 15

 

Põhjala Tap Room

Morada: Peetri 5, Tallinn 10415

Como chegar: Autocarro 73

RECOMENDADOS

Legal Information

This data privacy protection statement applies specifically and exclusively to the Super Bock Group service.

The Internet is a fabulous tool for communication. Each day we realise how important it is becoming in our life, since with just one mouse click the world is at our feet. People are closer to each other and experiences spread faster. Society is changing incredibly fast.

For all these reasons and to increase people’s confidence in this means of communication, it is important for Unicer to guarantee the confidentiality of the data of all users of its services and visitors to its website.

When we ask for your name, address, telephone number, qualifications and other details, our aim is to ensure a closer relationship with our users. When you register, we will address you by your own name, we will become closer to you and we will be able to meet your needs or requests more efficiently.

If, for any reason, Unicer feels a need to update its privacy policy, you will be the first to be informed.

Unicer guarantees that this information WILL NOT BE used in any list for promotional purposes via electronic mail or telephone, nor will it be passed on to any other organisation or company. Unicer undertakes to protect your privacy and will make every effort to guarantee the use of sufficiently effective technology for your online experience to be increasingly secure and your web relationships increasingly strong.

Please do not hesitate to contact us if you have any question about this commitment.

close

Talin: uma cidade para os amantes de cerveja

UNICER IS NOW SUPER BOCK GROUP

You will enter the new website

SIM

NÃO

You are not old enough to enter this site

By submitting your data you agree

superbockcasadacerveja.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile