Singapura: exotismo e vanguarda numa garrafa de cerveja
Curiosidades
Singapura: exotismo e vanguarda numa garrafa de cerveja

Chegados a Singapura, sente-se uma atmosfera de modernidade. Este cosmopolitismo saboreia-se a cada cerveja que descobrimos nas ruas desta cidade-estado que, apesar de pequena, tem o descaramento de organizar o maior festival de cerveja da Ásia.

A sofisticação e o ambiente vibrante de Singapura são dois dos principais motivos que todos os anos atraem turistas a este país do tamanho de uma cidade. Infraestruturas de qualidade, organização de estilo nórdico em clima tropical, segurança a toda a prova, inovação tecnológica e um panorama gastronómico de exceção – estes são alguns dos argumentos que falam mais alto na hora de desenhar o itinerário. E se a viagem também passar por outros países do sudeste asiático, Singapura irá parecer-te um spa de luxo, ideal para carregares baterias.

Como se isto não bastasse para convencer alguém a marcar viagem, temos ainda a acrescentar que Singapura se tornou, nos últimos anos, um destino obrigatório para apreciadores de cerveja de todo o mundo, que aqui vêm celebrar esta bebida da melhor forma possível. Como? Saboreando-a. Não só naquele que é o maior festival de cerveja da Ásia – o Beerfest Asia – mas por vários cafés e bares da ilha. Mas já lá vamos. Por agora vamos tentar perceber a ligação de Singapura com a cerveja.

Cidade-estado que é berço de tigre

A República de Singapura existe apenas desde 1965, mas a relação com a cerveja começou antes, em 1931. Nessa altura, a Asia Pacific Breweries Singapore – então denominada Malayan Breweries Limited – foi fundada pela Fraser & Neave em conjunto com a holandesa Heineken. Juntas criaram aquela que é, ainda hoje, uma das cervejas mais icónicas do sudeste asiático: a Tiger Beer, uma pale lager de sabor acentuado.

O lançamento desta marca, em 1932, assumiu uma relevância tão grande que acabou noticiada pelo The Straits Times, o jornal diário de referência em Singapura, escrito em inglês. “Uma conquista maravilhosa” foi o título do artigo, publicado a 30 de setembro daquele ano, onde se relatavam as razões por que uma simples cerveja era tão importante para a economia local. É que, escrevia o jornalista, “para o inglês médio, quer viva em Inglaterra, no Egito ou no Iraque, a cerveja é um tópico de importância absorvente.” Compreendemos, claro. Além disso, explicava, assistia-se ao que designou como “advento de uma indústria vital neste país, com ramificações que podem vir a assumir proporções colossais”.

Quase um século depois, a Tiger Beer continua a ser uma referência no mundo inteiro. Por isso, visitar Singapura e não bebê-la é quase tão grave como estar lá e não provar o durião, o fruto exótico de odor sinistro.

Singapura: exotismo e vanguarda numa garrafa de cerveja

Paixão por toda a ilha

Com a chegada das microcervejeiras à cidade-estado, sobretudo ao longo da última década, os locais adotaram a tendência e transformaram-na em paixão coletiva. De tal maneira que podes decidir percorrer a ilha de uma ponta à outra com um único objetivo em mente: provar o maior número de cervejas que conseguires, locais ou importadas. Sim, o território é tão pequeno e plano que até o podes fazer a pé. E sim, por ser eventualmente o país com maior número de pequenos produtores de cerveja por quilómetro quadrado, pontos de interesse não vão faltar. Nota que estamos a falar do 19.º país mais pequeno do mundo, segundo a Organização das Nações Unidas.


Para o percurso, damos uma ajuda e sugerimos começar bem por cima, rente às nuvens, no bar LeVeL33, situado no topo de um sofisticado prédio de escritórios no bairro financeiro de Marina Bay. Aliado a uma experiência única, que pode incluir um jantar requintado ou apenas um copo de cerveja para relaxar, aqui tens acesso a vistas panorâmicas deslumbrantes num ambiente 100% Singapura. O mestre cervejeiro Gabriel Garcia, de origem argentina, faz as honras, disponibilizando cervejas sazonais, que se juntam às habituais 33.1 Blond Lager, 33.15 India Pale Ale, 33.3 Stout, 33.4 House Porter ou a 33.9 Wheat Beer.

Para continuares na rota das boas cervejas produzidas localmente, não deves deixar de passar pela Little Island Brewery Co. Steve Spinney, o alquimista cervejeiro, acredita que menos (maquinaria) é mais (qualidade) e não desiste enquanto não atinge resultados perfeitos para cada cerveja que cria.

Impossível estar na ilha e não visitar a RedDot BrewHouse, que se afirma como a primeira microcervejeira de propriedade local e que deve o seu nome ao facto de Singapura ter sido, no passado, assinalada nos mapas como um ponto vermelho, alcunha que lhe ficou. Aqui, o mestre e dono Ernest Ng faz as honras da casa, concebendo cervejas memoráveis, como a Summer Ale ou a Kölsch.

Singapura: exotismo e vanguarda numa garrafa de cerveja

Festival de cerveja em grande

Se marcares viagem para Singapura em junho, tenta que coincida com o Beerfest Asia, considerado o maior festival de cerveja da Ásia. A festa é na Marina Promenade e aqui terás acesso às últimas criações asiáticas no que toca a cerveja. Tendências, tecnologia, receitas, muita música e luzes fazem parte do menu dos participantes, que podem ainda inscrever-se na Beerfest Run: uma corrida cénica de dois quilómetros ao longo da belíssima Marina de Singapura enquanto provam umas cervejas bem fresquinhas. Pronto para a viagem?

TIGER

Singapura: exotismo e vanguarda numa garrafa de cerveja


Uma das cervejas mais icónicas do sudeste asiático


- Do tipo Pale Lager, foi a primeira cerveja criada em Singapura, em 1932.

- Está disponível na Ásia e em mais de 75 países do resto do mundo.

- Sabor intensamente refrescante e encorpado, combina bem com qualquer comida, em especial com pratos bem condimentados.

- Teor alcoólico de 5%.

PONTOS A VISITAR

LeVeL33

8 Marina Boulevard #33-01
Marina Bay Financial Centre Tower 1
Singapura 018981
https://www.level33.com.sg/

Little Island Brewery Co.

6 Changi Village Road (autocarros 2, 29, 59 ou 109)
Singapura 509907
http://libc.co/


RedDot BrewHouse


@ Dempsey
25A Dempsey Road #01-01
Singapua 247691


@ Boat Quay
33/34 Boat Quay
Singapura 049823
http://www.reddotbrewhouse.com.sg/

RECOMENDADOS

Legal Information

This data privacy protection statement applies specifically and exclusively to the Super Bock Group service.

The Internet is a fabulous tool for communication. Each day we realise how important it is becoming in our life, since with just one mouse click the world is at our feet. People are closer to each other and experiences spread faster. Society is changing incredibly fast.

For all these reasons and to increase people’s confidence in this means of communication, it is important for Unicer to guarantee the confidentiality of the data of all users of its services and visitors to its website.

When we ask for your name, address, telephone number, qualifications and other details, our aim is to ensure a closer relationship with our users. When you register, we will address you by your own name, we will become closer to you and we will be able to meet your needs or requests more efficiently.

If, for any reason, Unicer feels a need to update its privacy policy, you will be the first to be informed.

Unicer guarantees that this information WILL NOT BE used in any list for promotional purposes via electronic mail or telephone, nor will it be passed on to any other organisation or company. Unicer undertakes to protect your privacy and will make every effort to guarantee the use of sufficiently effective technology for your online experience to be increasingly secure and your web relationships increasingly strong.

Please do not hesitate to contact us if you have any question about this commitment.

close

Singapura: exotismo e vanguarda numa garrafa de cerveja

UNICER IS NOW SUPER BOCK GROUP

You will enter the new website

SIM

NÃO

You are not old enough to enter this site

By submitting your data you agree

Digital Product by BondHabits