Pilsner checa vs alemã: onde estão as diferenças?
Tipos de Cerveja
Pilsner checa vs alemã: onde estão as diferenças?

É na atual fronteira checo-alemã que estão as raízes da Pilsner. Conhece a história por detrás do estilo de cerveja mais popular do mundo e quais as grandes diferenças entre a Pilsner checa e a sua congénere alemã.

Se fosse um quadro, era a Mona Lisa: simples e enigmática; se fosse uma escultura, seria David: bela e despida de ornamentos; se fosse um filme, Casablanca: clássico e nostálgico. E se fosse uma canção, a Pilsner seria Bohemian Rapsody dos Queen: harmoniosa, boémia e perfeita.


Ao lado destas quatro obras de arte, a Pilsner não destoa. É a cerveja mais reconhecida e consumida do mundo e não dá sinais de deixar o imponente trono de rainha das cervejas. Na Pilsner, tudo é equilibrado e bem estruturado: o corpo, a doçura, o amargor e a acidez. Representante-mor da excelência e mestria cervejeira boémio-prussiana, a Pilsner ainda é relativamente jovem: cerca de 180 anos, o que no calendário cervejeiro é quase nada. A verdade, porém, é que o seu aparecimento mudou a história da cerveja. Descobre, neste artigo, as origens deste estilo, as suas variações e como tudo começou com um desperdício de cerveja. Dizemos-te porquê nas próximas linhas. 


História


Em 1838, os habitantes de Pilsen, na atual República Checa, despejaram litros e litros de cerveja nas ruas da cidade. O motivo? Anos e anos de má cerveja, o resultado, provavelmente, da contaminação das leveduras de alta fermentação usadas na altura. Sem cerveja de qualidade para oferecer aos seus cidadãos, os líderes políticos e os empresários da cidade convidaram o mestre cervejeiro bávaro Josef Groll para produzir uma cerveja de raiz, que conciliasse a inovação que surgia em países com a Prússia e Inglaterra com as tradições locais. 


Se as expectativas já estavam altas, mais ficaram quando foi posta à disposição de Groll uma fábrica para experimentar, inovar e produzir cerveja de alta qualidade.  Usando maltes mais leves, fruto dos avanços tecnológicos ingleses, lúpulos Saaz de origem local, uma variedade da nova levedura de baixa fermentação – lager – e a água leve de Plzen, Groll lançou a primeira Pale Lager do mundo, a Pilsner Urquell, em outubro de 1842. Sem saber, o mestre alemão criou um estilo que viria a ser adorado em todo o planeta, regularmente imitado pelas marcas de cerveja e que se tornou um símbolo da inovação e tradição cervejeiras dos países da Europa Central.


Mas a história não acaba aqui. Em 1845, Josef Groll regressou a casa e levou a receita da sua cerveja. Leve, límpida e com uma espuma branca, cremosa e duradoura, a Pilsner teve sucesso imediato na (ainda) Prússia, em 1870. E apesar de estarmos apenas no século XIX, a novidade correu rapidamente pelo império Austro-Húngaro ou França, países nos quais a cerveja corria avidamente pelas gargantas.


Tendo como base a original checa, a Pilsner alemã ajustou-se aos recursos daquele país: água com alto teor de minerais e tipos diferentes de lúpulo. E apesar de ser já um sucesso de vendas, tornou-se verdadeiramente popular após a Segunda Guerra Mundial.

Pilsner checa vs alemã: onde estão as diferenças?

Ingredientes


Cada país ou região tem a sua própria versão da Pilsner. No entanto, todas têm a mesma estrutura base: levedura lager, malte, lúpulo, água, que originam sabores limpos, um corpo equilibrado e um final nítido. 


Entre tantas Pilsner, a checa e a alemã destacam-se. A Pilsner checa tem um sabor refrescante, com um complexo maltado e amargo proveniente do lúpulo Saaz. Este perfil de lúpulo é baixo a médio e está bastante presente no aroma, com notas florais. É o lúpulo Saaz, também, que acrescenta um certo tom picante característico ao sabor desta cerveja. As Pilsner checas são ainda mais maltadas, que as alemãs com notas de biscoito, bolacha e pão. 


A versão alemã da Pilsner usa lúpulos deste país – German Hallertauer ou Tettanger – , sendo esta uma das diferenças entre as duas bebidas. O lúpulo dá à German Pils, como também é conhecida, um amargor mais vincado. Ao invés da Pilsner checa, os apreciadores de German Pils podem encontrar sabores cítricos e a mel neste estilo.


No copo


A Pilsner checa tem uma forte cor dourada. É uma cerveja transparente, nítida, com a espuma pura, branca, cremosa e duradoura. De realçar que o sucesso da Pilsner coincide com o boom da produção de artigos de vidro a custos baixos, entre os quais os copos. Deste modo, o impacto visual da Pilsner no copo contribuiu também para o sucesso do estilo de cerveja na Europa. 

A Pilsner alemã é uma cerveja limpa e cristalina, com um tom amarelado palha a dourado claro e uma espuma branca e cremosa, de longa duração. Algumas versões podem não ser filtradas, o que lhe dá uma aparência nebulosa.

Pilsner checa vs alemã: onde estão as diferenças?

Aroma e sabor


No nariz, as notas de malte da Pilsner checa destacam o pão. O seu perfil é condimentado a picante, floral ou herbal, embora o equilíbrio entre o malte e o lúpulo possa ser variável. Na boca, um sabor maltado de pão é acompanhado pelo amargor e pelo sabor floral e ligeiramente picante. As notas de malte e lúpulo fazem-se notar, sendo que o malte pode ter uma ligeira impressão de caramelo. Com menos carbonatação que a congénere alemã, o final é longo e arredondado.

Já a Pilsner alemã apresenta aroma de lúpulo floral, mas também aromas de malte ricos e doces. A carbonatação é maior que na Pilsner checa, o que que lhe dá uma sensação de boca seca e mais leve. O amargor é persistente e culmina num final seco a médio seco e fresco. 


Álcool


A Pilsner é uma cerveja leve e refrescante. Assim, o teor alcoólico pode variar entre os 4,2 e os 5,8% da Pilsner checa e os 4,4 e os 5,2% da Pilsner alemã.


Harmonização


Tratando-se de cervejas tão semelhantes, ambas as Pilsner harmonizam com frango grelhado, marisco ou saladas. A ligeira acidez da Pilsner é refrescante e limpa os sabores grelhados. Por outro lado, a salada e as ervas realçam o lúpulo presente na cerveja.

RECOMENDADOS

Legal Information

This data privacy protection statement applies specifically and exclusively to the Super Bock Group service.

The Internet is a fabulous tool for communication. Each day we realise how important it is becoming in our life, since with just one mouse click the world is at our feet. People are closer to each other and experiences spread faster. Society is changing incredibly fast.

For all these reasons and to increase people’s confidence in this means of communication, it is important for Unicer to guarantee the confidentiality of the data of all users of its services and visitors to its website.

When we ask for your name, address, telephone number, qualifications and other details, our aim is to ensure a closer relationship with our users. When you register, we will address you by your own name, we will become closer to you and we will be able to meet your needs or requests more efficiently.

If, for any reason, Unicer feels a need to update its privacy policy, you will be the first to be informed.

Unicer guarantees that this information WILL NOT BE used in any list for promotional purposes via electronic mail or telephone, nor will it be passed on to any other organisation or company. Unicer undertakes to protect your privacy and will make every effort to guarantee the use of sufficiently effective technology for your online experience to be increasingly secure and your web relationships increasingly strong.

Please do not hesitate to contact us if you have any question about this commitment.

close

Pilsner checa vs alemã: onde estão as diferenças?

UNICER IS NOW SUPER BOCK GROUP

You will enter the new website

SIM

NÃO

You are not old enough to enter this site

By submitting your data you agree

superbockcasadacerveja.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile