Gambrinus, o patrono da cerveja
Curiosidades
Gambrinus, o patrono da cerveja

É o protagonista de várias histórias populares, de tal forma que é impossível distinguir onde termina a realidade e começa a ficção. Uma coisa é certa: Gambrinus é um nome incontornável na cena cervejeira até à atualidade.

 

É o nome de um restaurante em Lisboa, de um café em Nápoles e de uma cerveja da República Checa. Uma primeira pesquisa no Google sobre “Gambrinus” mostra que é um nome que correu mundo. Mas quem foi, afinal, esta personagem?


Personagem é o termo certo, já que falamos de histórias, mais do que de História. Ou não estivesse o nome Gambrinus, com origem na mitologia antiga, envolto num tal misticismo que a diferença entre realidade e ficção se torna difícil de discernir. Mas já lá iremos.

 

Certo é que Gambrinus é uma figura incontornável da cena cervejeira. A sua imagem, de capa de arminho e coroa, sentado ao lado de um barril de cerveja, espada numa mão e taça na outra, correu mundo sobretudo a partir de meados do século XIX, a partir de inúmeras histórias que se popularizaram. Se ele realmente existiu ou não, isso são outros quinhentos, com pouca importância neste enredo.

 

Pouco ou nada se sabe sobre a origem do nome Gambrinus. Há, porém, algumas teorias. Uma delas afirma que o nome deriva da cidade de Cambray, conhecida pela produção cervejeira e pelos gambarius que nela trabalhavam. Outra garante que o nome provém da palavra germânica medieval gambra, que significa germinação de grãos, ou cambier, nome dado aos cervejeiros do norte de França na Idade Média.

Gambrinus, o rei dos cervejeiros

Gambrinus, o patrono da cerveja

Há duas outras histórias sobre Gambrinus que escaparam à lei do esquecimento. Na primeira, Gambrinus era visto como um homem de grandes feitos, líder dos cervejeiros da Flandres – região que se distribui pelas atuais Bélgica, Holanda e França -  e capaz de transportar sozinho um barril de cerveja.


Este feito valeu-lhe o cognome de Rei da Cerveja. Uma segunda história popular é mais densa: Gambrinus surge como um homem bem-parecido, mas pobre, que se apaixona pela filha do patrão, Flandrine. Rejeitado por ela, Gambrinus faz um pacto com o diabo para que a apaixonada ceda aos seus encantos. É o diabo que lhe dá a conhecer a cerveja, o ensina a produzi-la e a construir uma cervejaria.


O sucesso da bebida, e do negócio, levam o Rei da Holanda a conceder-lhe o título de Duque de Brabant. É este título nobiliárquico que convence Flandrine a aceitá-lo mas, quando o momento chega, Gambrinus já não se recorda dela – a cerveja tinha-o feito esquecer o amor não retribuído. Quando, 30 anos depois, o diabo vem recolher a alma negociada, Gambrinus consegue hipnotizá-lo com a música do carrilhão e adia assim a recolha da alma até à data da sua morte.


O Rei da Cerveja vive quase 100 anos. Quando chega ao Inferno a mensagem que morreu, o diabo regressa à Terra mas só encontra um barril de cerveja no que antes era o seu corpo. Aceita, então, que a alma do Rei da Cerveja nunca será sua.

11 de abril

É considerado, em todo o mundo, o dia do Rei Gambrinus, uma oportunidade para celebrar bebendo uma cerveja

Um fundo de verdade?

Muitas outras histórias haveria para contar sobre Gambrinus - como aquela em que recebe a cerveja como presente diretamente da deusa da fertilidade, Isis. Mas o mais importante a reter é que, apesar de míticas, as histórias sobre Gambrinus têm um fundo de verdade.

 

Esta verdade, pensam os historiadores, cruza-se com duas figuras históricas dos séculos XIII e XIV. A primeira, de seu nome Jean Primus (1251-1295), foi Duque de Brabant (uma área que abrange territórios das atuais Bélgica e Holanda) e baptizado com o epíteto “John, o Victorioso”.


Governou a Flandres no final do século XIII e ficou conhecido pela sua força física e bravura na batalha, por conquistar Limburg (uma província holandesa) e por ser pai de vários filhos ilegítimos. Divertido e bem disposto, dizia-se que conseguia beber  144 pints de cerveja durante um único banquete.   

 

A segunda figura é “John, o Destemido” (1371-1419), um duque de perto de Burgundy, em França, que herdou o título de Conde da Flandres em 1405. Diz-se que foi ele que introduziu o uso do lúpulo nas cervejas da Flandres e instituiu a Ordem do Lúpulo, que reconhecia cidadãos exemplares e os celebrava embebedando toda a gente.

 

A partir destas figuras, a história ter-se-á encarregado de popularizar a figura de Gambrinus, que sobretudo a partir de meados do século XIX se tornou recorrente em histórias, poemas e canções tradicionais, muitas vezes relacionadas com a cerveja.

Sabias que…

Em meados dos anos 1800, as cervejarias na Europa eram, muitas vezes, decoradas com estátuas e imagens de Gambrinus e o mesmo aconteceu nos Estados Unidos através dos colonos alemães, que levaram consigo a tradição quando abriram as primeiras cervejarias.

RECOMENDADOS

Legal Information

This data privacy protection statement applies specifically and exclusively to the Super Bock Group service.

The Internet is a fabulous tool for communication. Each day we realise how important it is becoming in our life, since with just one mouse click the world is at our feet. People are closer to each other and experiences spread faster. Society is changing incredibly fast.

For all these reasons and to increase people’s confidence in this means of communication, it is important for Unicer to guarantee the confidentiality of the data of all users of its services and visitors to its website.

When we ask for your name, address, telephone number, qualifications and other details, our aim is to ensure a closer relationship with our users. When you register, we will address you by your own name, we will become closer to you and we will be able to meet your needs or requests more efficiently.

If, for any reason, Unicer feels a need to update its privacy policy, you will be the first to be informed.

Unicer guarantees that this information WILL NOT BE used in any list for promotional purposes via electronic mail or telephone, nor will it be passed on to any other organisation or company. Unicer undertakes to protect your privacy and will make every effort to guarantee the use of sufficiently effective technology for your online experience to be increasingly secure and your web relationships increasingly strong.

Please do not hesitate to contact us if you have any question about this commitment.

close

Gambrinus, o patrono da cerveja

UNICER IS NOW SUPER BOCK GROUP

You will enter the new website

SIM

NÃO

You are not old enough to enter this site

By submitting your data you agree

superbockcasadacerveja.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile