Harmonizações
Cervejas ideais para… marisco

O receituário tradicional português tem vários pratos de marisco, não fosse o mar um ícone na nossa história e gastronomia. Das entradas ao prato principal, sabe quais as cervejas ideais para acompanhar um saboroso marisco.

 

Não é por acaso que existem marisqueiras um pouco por todo o país. A gastronomia portuguesa é bem rica em pratos com sabores do mar, fruto da nossa proximidade ao Atlântico e da atividade piscatória nacional. E os mariscos não ficam de fora, até porque as águas frias do oceano beneficiam a qualidade. Seja sob a forma de moluscos, desde as típicas amêijoas ao berbigão, de bivalves, como os chocos, o polvo ou as lulas, ou crustáceos, como camarões, lagostins ou lagosta, todos fazem parte de várias receitas célebres de norte a sul de Portugal. E há até receitas em que carne e marisco se juntam de forma harmoniosa, como é o caso da afamada carne de porco à alentejana, do xarém ou cataplana algarvios.

 

Apesar do calor tornar mais forte os desejos de marisco, diz-se que a sua melhor época é nos meses com ‘r’ - ou seja, de setembro a abril. Isto porque as águas do mar estão mais frias e as temperaturas mais amenas favorecem a não deterioração do marisco. Mas, seja qual for a altura do ano, a verdade é que são sempre bem acompanhados com uma cerveja bem fresca. Aqui fica a nossa sugestão de harmonização com três excelentes pratos de marisco bem conhecidos de todos os portugueses.

1. Amêijoas à Bulhão Pato

Image

Os registos apontam que a origem deste petisco tão português tenha sido em Lisboa, mais concretamente na Graça, no século XIX. As amêijoas já faziam parte da dieta portuguesa, mas ganharam uma nova cara com a criação desta receita. Quanto ao nome, parece ter sido um tributo a Raimundo António de Bulhão Pato que, para além de escritor e político, era também um bom garfo e até autor de receitas. O molho que rega as amêijoas é bem condimentado com alhos e coentros e refrescado no final com sumo de limão. Pode ou não ser usado vinho branco na confeção, mas o que não pode mesmo faltar à degustação deste prato são umas belas fatias de pão, para que não sobre nem uma gota de molho na travessa.


Principais ingredientes: amêijoas, azeite, vinho branco, alho, coentros e limão

As melhores cervejas | Belgian-Style Witbier

Estas cervejas claras e pouco amargas têm trigo não maltado na sua base, podendo incluir também aveia ou cevada maltada. A presença do trigo resulta num corpo suave e cremoso, e um lúpulo equilibrado faz sobressair notas aromáticas herbais, notas reforçadas pela presença das sementes de coentro que, normalmente, são adicionadas a este estilo. A levedura, por sua vez, dá um toque apimentado. A carbonatação de uma Witbier é elevada e o final é seco, sendo por isso uma cerveja muito refrescante.

Tipo de harmonização | Semelhança

Esta harmonização evidencia aspetos em comum entre o prato e a cerveja. Neste caso, o uso do grão de trigo na confeção da cerveja comunica com o pão que deve acompanhar as amêijoas à Bulhão Pato. Ambos os elementos são temperados com a frescura dos coentros e têm presente o aroma dos citrinos - porém não exageradamente predominantes numa Witbier. Há um paralelismo entre o corpo da bebida e o do molho.

2. Choco frito à moda de Setúbal

Image

Reza a lenda que o prato tenha sido criado por um pescador que, cansado da vida no mar, investiu uns escudos numa taberna no Largo da Palmeira. Bem cedo pela manhã, ia à beira-rio comprar choco apanhado na costa setubalense, que lavava e fatiava mesmo ali. De volta à taberna, temperava as tiras de choco com sal, alho e malagueta. Para além do choco frito ficar muito bem acompanhado de um copo de cerveja, ao polme deste famoso petisco, que se quer bem leve, também é comum adicionar-se cerveja. É a carbonatação que lhe dá o ar necessário para que se transforme num frito subtil e não enjoativo.

 

Principais ingredientes: choco, farinha, ovos, cerveja, óleo

As melhores cervejas | German-Style Pilsner

Esta lager de cor clara é possivelmente uma das cervejas mais apreciadas, dado o seu perfil equilibrado. Delicadas, demonstram o seu melhor quando estão frescas, com um final seco e uma carbonatação acentuada. A volumosa espuma branca é uma marca destas cervejas. Apesar de ser um estilo cuja produção se massificou, a verdade é que uma Pilsner cheia de caráter requer mestria na produção, não devendo ser menosprezada - bem pelo contrário, tem muito para oferecer.

Tipo de harmonização | Contraste

Um prato frito pede uma cerveja que consiga suportar a gordura. Assim, uma Pilsner é capaz de aliviar a oleosidade do choco frito, sem dominar o palato, deixando o sabor leve do bivalve e o polme estaladiço como protagonistas.

3. Arroz de marisco

Image

Ao marisco pescado na costa portuguesa, junta-se um outro ingrediente bem nacional: o arroz. O arroz de marisco é um prato com origem na região da Marinha Grande, mais concretamente na praia da Vieira. No entanto, é comum noutras zonas costeiras do país, e é a variação no marisco usado que vinca a localidade. O caldo da cozedura dos mariscos é indispensável à confeção deste saboroso arroz, bem como um bom refogado com cebola, azeite, alho e tomate. Servido numa panela bem fumegante, o toque final são os coentros frescos picados, cheios de aroma e frescura.


Principais ingredientes: arroz, tomate, camarão, amêijoa, berbigão, mexilhão

As melhores cervejas | New England IPA

Se é daquelas pessoas que não aprecia uma IPA, por achá-la demasiado amarga, então uma New England IPA pode ser a solução. A combinação de técnicas de fermentação e leveduras específicas, o recurso ao dry hopping – ou seja, uma infusão a frio de lúpulo já na fase final da produção da cerveja, o que lhe confere mais aroma -  e até a composição química da água tornam-na menos amarga que uma IPA e de sabor mais leve e frutado. Por outro lado, a presença do malte é muito pouco marcada numa NEIPA, não se distinguindo sabores caramelizados. Como não são filtradas, têm um aspeto naturalmente turvo e uma cor alaranjada. No copo, por vezes quase parece sumo de laranja, com um aroma muito frutado, até tropical. A carbonatação é notória, sendo uma cerveja muito refrescante.

Tipo de harmonização | Complemento

Para acompanhar um prato rico, com a goma do amido e do molho de tomate, uma NEIPA traz um aroma fresco e frutado aos temperos, jogando também com o sabor dos coentros frescos. A carbonatação aligeira a riqueza do prato a cada garfada e, por não ser muito amarga, nunca se sobrepõe ao arroz de marisco - ambos trabalham em conjunto harmoniosamente, numa combinação entre um prato bem tradicional e uma cerveja mais irreverente.

Legal Information

This data privacy protection statement applies specifically and exclusively to the Super Bock Group service.

The Internet is a fabulous tool for communication. Each day we realise how important it is becoming in our life, since with just one mouse click the world is at our feet. People are closer to each other and experiences spread faster. Society is changing incredibly fast.

For all these reasons and to increase people’s confidence in this means of communication, it is important for Unicer to guarantee the confidentiality of the data of all users of its services and visitors to its website.

When we ask for your name, address, telephone number, qualifications and other details, our aim is to ensure a closer relationship with our users. When you register, we will address you by your own name, we will become closer to you and we will be able to meet your needs or requests more efficiently.

If, for any reason, Unicer feels a need to update its privacy policy, you will be the first to be informed.

Unicer guarantees that this information WILL NOT BE used in any list for promotional purposes via electronic mail or telephone, nor will it be passed on to any other organisation or company. Unicer undertakes to protect your privacy and will make every effort to guarantee the use of sufficiently effective technology for your online experience to be increasingly secure and your web relationships increasingly strong.

Please do not hesitate to contact us if you have any question about this commitment.

close

Image

UNICER IS NOW SUPER BOCK GROUP

You will enter the new website

SIM

NÃO

You are not old enough to enter this site

By submitting your data you agree