Carlos V, o imperador sequioso que elevou a cerveja em Espanha
Curiosidades
Carlos V, o imperador sequioso que elevou a cerveja em Espanha

Algumas cervejas e cervejarias da Europa mantêm viva a memória deste homem de ar austero e armadura, porque Carlos V era, de facto, um amante como poucos de cerveja. Nascido na Flandres do século XVI, quando o imperador assentou bases em Espanha teve de levar a bebida com ele. 

 

A biografia de Carlos V da Alemanha (ou Carlos I de Espanha) mostra como este imperialista fervoroso tinha dificuldade em permanecer muito tempo no mesmo lugar - consta que passou um quarto do reinado na estrada. Nasceu na Bélgica, em 1500, morreu em Espanha, em 1558, foi sacro-imperador romano, arquiduque da Áustria, duque da Borgonha (região que hoje pertence a França), senhor dos Países Baixos e rei da Germânia. Liderou, ainda, uma boa parte da colonização espanhola do continente americano. 

 

Filho de Filipe, o Belo, e de Joana, a Louca, ambos monarcas de Castela, as heranças de Carlos estavam muito longe de ser um pequeno terreno ou meia dúzia de moradias. Ainda adolescente, viu-se dono dos países baixos da Borgonha e aos 16 anos já era rei de Espanha. Ainda assim o legado pareceu-lhe parco. Se tivesse nascido nos dias de hoje, chamar-lhe-iam, seguramente, o empreendedor. As ideias de crescimento e expansão eram, para ele, centrais. Com tudo isto, levanta-se a questão: onde encontrou Carlos tempo para a cerveja?

A sede de um imperialista

Consta que Carlos V, o imperador, era um bom garfo e que a comida, normalmente bem apurada e temperada, lhe sabia melhor na companhia de uma boa cerveja, a única bebida que o monarca considerava conseguir matar verdadeiramente a sede.

 

A juventude na Bélgica, nação-mestra da cerveja, ter-lhe-á aguçado o dom de apreciar a bebida e, nesse aspeto, Carlos nunca deixou de ser um filho da terra. Tão necessário era o copo âmbar sobre a mesa que quando o jovem Carlos se mudou para Castela, em Espanha, a fim de governar o país, passou a importar a sua cerveja favorita desde a Flandres. Mandava marcar os seus barris com um selo personalizado, em que a sua figura surgia transpirando poder em cima de um cavalo. 

 

Não satisfeito, mais tarde, ordenou que uma equipa de mestres cervejeiros viesse desde Malinas para fabricar a bebida em Espanha. Mas fê-lo à maneira de Carlos, ou seja, à grande, impulsionando o crescimento de uma nova indústria na região. Com a indústria, emergiu também uma nova cultura, porque a cerveja que Carlos importou do norte conduziu o palato castelhano a novos hábitos.

Um novo conceito de cerveja entra em Espanha

Reza a história que Espanha, país de vinho, produzia e consumia muito pouca cerveja no século XVI. Além disso, a cerveja dominante era amarela, ligeira e suave. Para o imperador habituado aos ventos do mar do norte, o conceito de cerveja era outro: deveria ser mais encorpada, com cereais mais tostados e algum amargor, ao estilo belga.

 

E era também uma cerveja com maior gradação alcoólica, rondando os 8,5%, ideal para acompanhar as carnes de caça e salsichas alemãs que faziam as delícias do imperador. Com esta entrega e investimento na bebida, Carlos V foi responsável por uma súbita popularidade da cerveja em Espanha.

Com a bebida até ao fim

Toda esta dedicação à bebida faz parecer que a vida deste monarca foi em torno do negócio e do prazer da cerveja. Longe disso. O flamengo era sedento em todos os aspetos e a sua ânsia levou-o a tornar-se num dos maiores imperadores de todos os tempos. A dimensão do território, que ultrapassava a barreira do Atlântico chegando aos incas e aztecas, era tão avassaladora que se dizia que o sol nunca se punha sobre o império de Carlos V. 

 

Apenas nos últimos meses de vida, o sedento rei colocou de parte os mapas, as cartas militares e as estratégias expansionistas, mas nem por isso abandonou a sua fiel companheira de mesa. Após ter abdicado do trono, em 1556, retirou-se para o mosteiro de Yuste, em Espanha, levando consigo uma equipa de cervejeiros experientes liderada pelo mestre van der Duysen. Ali montou o seu (último) pequeno império borbulhante, que lhe matou a sede até aos 58 anos.

As duas cervejas que dão longa vida ao rei

Poucos quilómetros separam a cerveja Gouden Carolus, fabricada pela centenária Het Hanker (em Malinas), da Charles Quint produzida pela Haacht (em Boortmeerbeek). Mas há mais pontos de contacto entre estas duas criações belgas: são ambas rubi, encorpadas e de alta fermentação, e homenageiam Carlos V. A primeira, aliás, fornecia o monarca desde a sua juventude e ainda se mantém em funcionamento.


Apesar da evolução tecnológica, a primeira, de cor rubi escura, mantém-se fiel aos princípios tradicionais do século XV. Após pelo menos três semanas de maturação, chega ao copo densa, com um aroma e um final de boca acentuados. Já a Charles Quint, criada na década de 50 do século passado, originalmente na versão rubi, é uma cerveja rica e com um aroma levemente doce a malte.

RECOMENDADOS

Legal Information

This data privacy protection statement applies specifically and exclusively to the Super Bock Group service.

The Internet is a fabulous tool for communication. Each day we realise how important it is becoming in our life, since with just one mouse click the world is at our feet. People are closer to each other and experiences spread faster. Society is changing incredibly fast.

For all these reasons and to increase people’s confidence in this means of communication, it is important for Unicer to guarantee the confidentiality of the data of all users of its services and visitors to its website.

When we ask for your name, address, telephone number, qualifications and other details, our aim is to ensure a closer relationship with our users. When you register, we will address you by your own name, we will become closer to you and we will be able to meet your needs or requests more efficiently.

If, for any reason, Unicer feels a need to update its privacy policy, you will be the first to be informed.

Unicer guarantees that this information WILL NOT BE used in any list for promotional purposes via electronic mail or telephone, nor will it be passed on to any other organisation or company. Unicer undertakes to protect your privacy and will make every effort to guarantee the use of sufficiently effective technology for your online experience to be increasingly secure and your web relationships increasingly strong.

Please do not hesitate to contact us if you have any question about this commitment.

close

Carlos V, o imperador sequioso que elevou a cerveja em Espanha

UNICER IS NOW SUPER BOCK GROUP

You will enter the new website

SIM

NÃO

You are not old enough to enter this site

By submitting your data you agree

superbockcasadacerveja.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile