Image
Harmonizações
Cervejas ideais para... carnes brancas

São geralmente consideradas mais saudáveis e fazem parte do cardápio diário de muitos portugueses. Falamos do frango, do peru e do pato, as carnes brancas que dominam parte da gastronomia mundial. Descobre as melhores cervejas para as nossas recomendações de pratos com cada uma destas variedades.  


As carnes brancas são presença habitual numa dieta equilibrada, uma vez que são mais saudáveis do que as carnes vermelhas: têm menos gordura e possuem nutrientes indispensáveis ao bom funcionamento do nosso organismo. Ricas em ferro, minerais – como fósforo e potássio – e vitaminas, as carnes brancas são fonte de proteína magra. 


Consideram-se carnes brancas o frango, o peru, o pato, o coelho e a codorniz. Além de serem, habitualmente, mais económicas, estas carnes deixam uma menor pegada ecológica no ambiente. Mas atenção: ao consumires carnes de aves, não te esqueças de retirar a pele: é lá que está a gordura que deves evitar ingerir.


De todas as carnes brancas que existem no nosso cardápio, a de frango é, de longe, a mais consumida. Estima-se que existam 20 mil milhões de frangos no Planeta, sendo a segunda carne mais consumida no mundo, logo após o porco. Nem sempre foi assim. Durante milhares de anos, humanos e galinhas coexistiram sem que estas últimas fossem alimento. É que, apesar da domesticação deste animal remontar a um espaço temporal entre 10 000 e 7 000 anos atrás, os humanos terão começado a comer frango regularmente há apenas 2 200 anos.

1. Frango

Image

É uma das carnes mais apreciadas em Portugal mas também no mundo, sendo um ex-libris da gastronomia de diversos países. Por um lado, é versátil e pode ser confecionada de diversas maneiras; por outro, é de digestão fácil e tem uma quantidade reduzida de gorduras saturadas, o que a torna ideal para uma dieta equilibrada e alimentação saudável. 


Prato recomendado: Frango grelhado na brasa

As melhores cervejas | Amber Lager

De cor âmbar ou acobreada, clara e brilhante, a Amber Lager é uma excelente escolha para acompanhar os pratos de frango.

No nariz, o aroma da Amber Lager é rico em malte. As notas de lúpulo são menos percetíveis, sendo normalmente florais. Na boca, sente-se o sabor do malte que, por vezes, pode ir desde o caramelo até biscoito. O amargor do lúpulo torna o final mais equilibrado.

Tipo de harmonização | Semelhança

As várias declinações gastronómicas do frango harmonizam com a Amber Lager e seguem a regra não-escrita de que os pratos claros combinam com cervejas douradas. No caso do frango grelhado, o doce tostado da Amber Lager, condimentado pelo lúpulo, alinha-se e realça os temperos da comida, elevando o seu sabor.

2. Peru

Image

Tenra e saborosa, a carne de peru é fácil de cozinhar e promove a alimentação saudável. Rico em vitamina B6 e B12, zinco, fósforo e selénio, o peru tem baixo teor de gordura e é uma boa fonte de proteínas. Tal como o frango, também o peru pode ser confecionado de diversas maneiras, de frito a estufado, mas a nossa recomendação é outra.  


Prato recomendado: Peru recheado assado no forno.

As melhores cervejas | English Barleywine

De forte teor alcoólico e com uma cor que pode ir do dourado até ao escuro, a English Barleywine é uma cerveja antiga e cujo estilo original inspirou variações na Bélgica e nos Estados Unidos. O aroma rico e bastante maltado tem notas de caramelo nas versões mais escuras, e de toffee nas claras. O caráter frutado está levemente presente nesta cerveja, sendo o aroma de lúpulo ligeiro, floral e terroso.


A presença dos maltes, nomeadamente os tostados, sente-se no sabor a biscoito ou frutos secos, em equilíbrio com algum amargor do lúpulo. O final de boca é seco, perdurando num sabor moderadamente doce. As versões mais claras são, por vezes, as mais amargas. No entanto, todas as versões são predominantemente maltadas.

Tipo de harmonização | Complemento

Com um teor alcoólico que vai dos 8% aos 12%, a English Barleywine equilibra e complementa o tostado do peru, mas, dada a própria complexidade da cerveja, está também ao nível do recheio que, muitas vezes, é composto por uma grande mistura de ingredientes que vão do bacon ao presunto, das especiarias aos frutos secos e até, por vezes, o vinho do Porto. 

3. Pato

Image

Arroz de pato ou pato com laranja são dois dos pratos mais conhecidos desta carne branca que tem parecenças, mas também algumas dessemelhanças, com o frango e o peru. Ao invés destas duas carnes brancas, o pato tem a sua dose de gordura – ainda que não tanta como as carnes vermelhas – o que lhe dá um sabor característico e permite harmonizações diferentes. A carne de pato é ainda uma excelente fonte de vitamina B3, que é fundamental no metabolismo das gorduras do corpo e ajuda a controlar os níveis de colesterol.


Prato recomendado: Arroz de pato.

As melhores cervejas | Witbier

Esta cerveja de trigo belga tem um teor alcoólico relativamente baixo - cerca de 5% - o que lhe confere um caráter leve e refrescante. Conhecida pela espuma densa e rica, apanágio das cervejas de trigo, a Witbier tem uma cor amarelo palha a dourado claro, podendo ter uma aparência esbranquiçada e leitosa. 


O aroma da Witbier é refrescante e frutado, com um sabor agradável a malte com um caráter cítrico de laranja. São comuns, por outro lado, os sabores a ervas e especiarias, nos quais se destacam os coentros e que devem ser subtis e equilibrados. 

Tipo de harmonização | Contraste

As características frutadas e cítricas da Witbier harmonizam, pelo corte, com um prato mais gorduroso, como o arroz de pato. Ao invés do que acontece com as cervejas de trigo alemãs, à Witbier são acrescentados ingredientes como a casca de laranja e as sementes de coentro que, em conjugação com os aromas mais herbais da levedura, lhe conferem refrescância. Desta forma, por oposição aos sabores mais salgados e fumados do prato, a cerveja traz a sua leveza a esta combinação.

RECOMENDADOS

Informação Legal

Esta declaração de garantia de privacidade de dados aplica-se específica e exclusivamente ao serviço do Super Bock Group.

Para o Super Bock Group é importante que todos os utilizadores dos seus serviços e visitantes das suas páginas tenham garantida a confidencialidade dos seus dados.

O Super Bock Group garante que estas informações NÃO SERÃO utilizadas em nenhuma lista com fins promocionais via correio eletrónico ou telefónico, nem serão divulgadas a qualquer outra organização ou empresa. O Super Bock Group compromete-se a proteger a sua privacidade.

Sobre qualquer questão que tenha relativa a este compromisso, não hesite em contactar.

close

Image

BEM-VINDO À SUPER BOCK CASA DA CERVEJA

Declaras que tens mais de 18 anos?

SIM

NÃO

Para entrares no site, tens de ter mais de 18 anos.

Ao submeter estes dados, está a concordar com a Política de Privacidade e Política de Cookies do site Super Bock Casa da Cerveja.