Cervejas ideais para… comida japonesa
Curiosidades
Cervejas ideais para… comida japonesa

Parece que foi ontem, mas há quase 40 anos que Portugal abraçou a comida japonesa. À tímida abertura de restaurantes dedicados à gastronomia nipónica, em meados dos anos 1980, sucedeu, na última década, a explosão de locais onde podemos desfrutar desta culinária tão distinta da nossa, do take away aos supermercados. Descobre, neste artigo, quais os melhores estilos de cerveja para harmonizares com três pratos japoneses.

A gastronomia japonesa é muito mais do que o mundialmente famoso sushi. Ainda assim, os pratos que deixam o arquipélago japonês e entram no cardápio dos consumidores ocidentais não abundam. Razões não faltam. Apesar da globalização, o Japão continua a ser uma sociedade fechada e a cultura gastronómica não foge a este isolamento, apesar das muitas influências estrangeiras, incluindo as portuguesas, que a cozinha nipónica recebeu ao longo dos séculos.

Na sua generalidade, os pratos japoneses usam métodos de confeção práticos e simples. Ao contrário da gastronomia ocidental, agrupam-se de acordo com a forma como são cozinhados: há os grelhados ou panados (yakimono), os que são marinados antes de serem grelhados ou fritos (teriyaki), os cozinhados ao vapor (mushimono) e os crus, sendo o sushi e o sashimi os mais conhecidos.

Existem pormenores que distinguem a comida japonesa, por exemplo o grande ênfase dado aos legumes e ao peixe, moluscos e algas marinhas. Por um lado, os japoneses são muito virados para a natureza, e a gastronomia não foge à regra; por outro, e estando o país rodeado de água, é natural que o peixe, cru ou cozido, seja bastante consumido.

Arroz, o cereal-chave da gastronomia

O arroz é outro dos alimentos-chave da gastronomia japonesa, que foi influenciada pela chinesa. Este cereal, aliás, está presente em praticamente todas as refeições dos nipónicos, sendo por vezes acompanhado de pequenas porções de peixe ou carne.

A carne só foi introduzida na culinária japonesa no século XIX e, desde então, podemos encontrar pratos de carne bovina, suína e frango. Esta última é bastante popular, com destaque para as espetadas de frango grelhado (yakitori), para uma espécie de cozido à portuguesa japonês (sukiyaki) e para o katsu de frango, do qual te falaremos em pormenor neste artigo.

É impossível abordar a culinária japonesa sem realçar os seus pequenos segredos e temperos. Os mais comuns são o molho de soja (shoyu), o wasabi, o miso (feito a partir da fermentação de grãos e cereais), a mostarda (karashi), o saqué (bebida alcoólica feita à base de arroz) e o caldo de peixe (dashi).

Finalmente, destaque ainda para as sobremesas japonesas, muitas delas influenciadas pela culinária portuguesa: o pão de ló (katusera) e os fios de ovos (keiransomen). Os doces tipicamente japoneses, porém, têm sido pouco divulgados em Portugal, até pela sua conceção diferente da ocidental. Destacamos os feijões vermelhos adocicados (anko), os crepes (dorayaki), o bolo em forma de carpa (taiyaki) e a gelatina doce de feijão azuki (yokan).

1. Sushi

Cervejas ideais para… comida japonesa

Prato relativamente recente da gastronomia japonesa — a versão moderna foi desenvolvida por volta de 1824 —, o sushi consiste em peixe cru cortado em fatias finas  e introduzido à mão em arroz avinagrado, o que, na companhia de wasabi, consistia numa antiga técnica de conservação. O sushi começou por ser vendido como street food, essencialmente nos mercados, beneficiando da facilidade de preparação. Em Portugal, a história do sushi confunde-se com o aparecimento dos primeiros restaurantes japoneses, em meados dos anos 1980. O prato é hoje uma referência da gastronomia oriental no nosso país e, paralelamente, uma das refeições mais conhecidas em todo o mundo.


Em Portugal, podes encontrar sushi nos restaurantes típicos japoneses, mas também, e cada vez mais, nas secções take away e pronto a comer dos supermercados. Sendo uma refeição simples de fazer em casa, podes aproveitar para harmonizar o sushi com uma cerveja que ajude a elevar o prato. Aconselhamos-te a esquecer as cervejas com notas de pão ou fumado. O sushi é um prato delicado, pelo que deverá ser este também o estilo de cerveja que o acompanhará. 


Principais ingredientes: arroz japonês, vinagre de arroz, açúcar, sal, molho de soja, folhas de nori, algas marinhas, peixe (salmão, atum ou peixe branco) e vegetais.


As melhores cervejas | Seleção 1927 Japanese Rice Lager

O sushi é um prato que merece toda a tua atenção quando pensares na melhor cerveja para o acompanhar. No sushi, todos os sabores são importantes, pelo que não deves escolher um estilo que os ofusque. Uma cerveja subtil, com pouco amargor e um sabor muito ligeiro a malte será a ideal.


De espuma branca e pura, como as cerejeiras em flor de Hokkaido, a Seleção 1927 Japanese Rice Lager complementa a subtileza do sushi com o seu sabor refrescante, amargor delicado e equilíbrio entre o doce do arroz e a acidez. Com um teor alcoólico de 5,1%, a Seleção 1927 Japanese Rice Lager é uma cerveja de aroma frutado, cítrico e de sabor maltado.


Tipo de harmonização | Complemento

Como o próprio nome indica, a Seleção 1927 Japanese Rice Lager é produzida com malte de cevada e cereais não maltados, nomeadamente o arroz, nos quais, além da água e do lúpulo, se incorporam ingredientes como a flor de sal de Tavira e a alga kombu. Distinguida, em 2021, como a melhor cerveja de arroz do mundo nos World Beer Awards, a Seleção 1927 Japanese Rice Lager é considerada ideal para harmonizar com pratos asiáticos. Um complemento que tens sempre à tua disposição nos supermercados portugueses, nos restaurantes e na Super Bock Store.

2. Katsu de frango

Cervejas ideais para… comida japonesa

É um dos pratos japoneses mais consumidos em países como o Brasil, o Reino Unido ou os Estados Unidos, ainda que a sua popularidade em Portugal seja menor do que a do sushi. O frango katsu é uma espécie de panado de frango, variação do original tonkatsu (panado de porco). Pode ser servido com um molho espesso à base de tomate, ameixas secas, tâmaras, maçãs, sumo de limão, cenoura, cebola e aipo, mas é mais habitual vê-lo junto ao molho de caril japonês ou misturado com ketchup.


Principais ingredientes: Frango, farinha, pão ralado, ovos, óleo de girassol, cebola, gengibre, alho, caril em pó, maizena, caldo de galinha, molho de soja e mel. 


As melhores cervejas | Helles

Uma Pale Lager limpa, equilibrada, de cor dourada e amarela, a Helles é dominada pelo seu caráter maltado, apesar das ligeiras notas amargas do lúpulo. Tradicionalmente, é uma cerveja que harmoniza, por contraste, com pão e carnes condimentadas, o que ajuda a limpar os sabores do katsu de frango. Se preferires, podes também harmonizar este prato japonês — que tantas parecenças tem com alguns pratos tipicamente portugueses — com uma Pilsner. A decisão é tua. 


Tipo de harmonização | Contraste

Frango assado e Helles resultam numa combinação clássica, pelo que o katsu de frango receberá de braços abertos este estilo criado em Munique. O sabor suave e ligeiramente maltado da Helles ajuda a limpar a boca após o festim picante dos molhos do katsu de frango. A cada gole, o teu palato ficará pronto para mais uma incursão nos sabores intensos deste prato japonês.

3. Ramen

Cervejas ideais para… comida japonesa

Servido numa taça larga e funda, o ramen é uma sopa de origem japonesa que há muito ultrapassou as fronteiras do país. O prato é confecionado com vários ingredientes, entre os quais o ovo, os vegetais, a carne e a massa chinesa. Os imigrantes do país da Grande Muralha terão introduzido o ramen na culinária japonesa, entre o final do século XIX e o início do século XX. 


No Japão, o ramen tornou-se popular nos anos 1950, quando os japoneses emigrados na China começaram a regressar a casa com novas receitas. O ramen tornou-se um dos pratos mais consumidos no Japão, que vivia um período de reinvenção e empreendedorismo. Surgiram como cogumelos, então, os restaurantes típicos de ramen, uma tendência que nunca abrandou. Hoje, existem mais de 5000 restaurantes de ramen em Tóquio e cerca de 24000 em todo o Japão.


Principais ingredientes: Frango, cenoura, gengibre, tomate, nabo, molho de soja, sal, ovo, óleo, lombo de porco, massa chinesa, milho doce, rebentos de feijão, espinafre e manjericão.


As melhores cervejas | Witbier

A Witbier é uma escolha segura para as tuas refeições de ramen. Com um aroma refrescante e frutado, esta cerveja belga tem um sabor agradável a malte, e o amargor do baixo a médio-baixo do lúpulo permite ao ramen brilhar. Também podes harmonizar o este caldo oriental com uma Pilsner, uma Tripel, uma Blonde ou uma Pale Lager. Todas estas cervejas ajudar-te-ão a desfrutar dos prazeres do ramen.


Tipo de harmonização | Contraste

A leve acidez lática da Witbier e o seu toque a coentro e casca de laranja compensa o caldo denso e salgado do ramen. O estilo tipicamente belga possui ainda um sabor agradável a malte, sendo que o caráter cítrico da laranja dá um toque especial a esta harmonização belgo-nipónica.

RECOMENDADOS

Informação Legal

Esta declaração de garantia de privacidade de dados aplica-se específica e exclusivamente ao serviço do Super Bock Group.

Para o Super Bock Group é importante que todos os utilizadores dos seus serviços e visitantes das suas páginas tenham garantida a confidencialidade dos seus dados.

O Super Bock Group garante que estas informações NÃO SERÃO utilizadas em nenhuma lista com fins promocionais via correio eletrónico ou telefónico, nem serão divulgadas a qualquer outra organização ou empresa. O Super Bock Group compromete-se a proteger a sua privacidade.

Sobre qualquer questão que tenha relativa a este compromisso, não hesite em contactar.

close

Cervejas ideais para… comida japonesa

BEM-VINDO À SUPER BOCK CASA DA CERVEJA

Declaras que tens mais de 18 anos?

SIM

NÃO

Para entrares no site, tens de ter mais de 18 anos.

Ao submeter estes dados, está a concordar com a Política de Privacidade e Política de Cookies do site Super Bock Casa da Cerveja.

Website desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile