5 festivais de cerveja europeus para visitares em breve
Curiosidades
5 festivais de cerveja europeus para visitares em breve

São oportunidades ímpares para celebrar a cultura cervejeira e conhecer néctares diferentes. Acompanha-nos nesta viagem por cinco festivais de cerveja da Europa.

Uma vez por ano, todos os caminhos vão dar a Munique. O Oktoberfest é o principal festival de cerveja a nível mundial e um dos grandes marcos do turismo na Alemanha. No entanto, nem tudo se resume a este festival. Um pouco por toda a Europa, são muitas as oportunidades para descobrires novos sabores cervejeiros através dos festivais. Conhece alguns dos mais importantes.

Barcelona Beer Festival (Espanha)

5 festivais de cerveja europeus para visitares em breve

A ideia nasceu em 2011, numa noite de copos entre dois amigos que viriam a tornar-se os sócios fundadores do festival, Rúben Rio e Joan Fiol. Volvidos mais de dez anos, o Barcelona Beer Festival é a grande festa anual da cerveja artesanal. O festival, que colocou a segunda cidade espanhola no mapa da gastronomia ligada à cerveja, prolonga-se por três dias e reúne um grande número de atividades em torno da rainha da festa.

 

Todos os anos, o Barcelona Beer Festival recebe quase 35 mil visitantes e 1500 profissionais em La Farga de L’Hospitalet, um espaço de exposições que dá também a conhecer as últimas novidades do setor. As estrelas do festival são as cerca de 1000 cervejas que podem ser apreciadas pelos visitantes e convidados, mas o festival vai além da degustação. Iniciativas com o BBF pro, onde se reúnem profissionais do sector cervejeiro, ou o Barcelona Beer Challenge, que premeia as melhores cervejas elaboradas durante o ano, fazem deste festival um dos mais importantes para os profissionais do setor, na Europa.

 

O objetivo assumido do Barcelona Beer Festival é partilhar a paixão pela cerveja e difundir a cultura cervejeira, criando um festival que respeita o ofício cervejeiro, valoriza as qualidades gastronómicas da cerveja e proporciona momentos de convívio entre as pessoas. E se, por acaso, estiveres em Barcelona noutras datas, não te esqueças de ler o nosso guia para degustares uma cerveja na Cidade Condal. 

The Sun in a Glass, Pilsen (República Checa)

5 festivais de cerveja europeus para visitares em breve

A República Checa é o paraíso dos festivais de cerveja, ou não fosse este país o que mais consome cerveja, per capita, na Europa. Apesar dos vários eventos cervejeiros que podes encontrar na capital, Praga, sugerimos-te o The Sun in a Glass, um festival que se realiza em Pilsen no terceiro fim de semana de setembro e que celebra o fascínio pelas microcervejeiras. Isto porque não beberás nenhuma cerveja que não seja produzida por estes pequenos negócios que continuam a sobreviver à base da inovação e da produção em pequena escala. 

 

Se gostas de história, em particular da cervejeira, vais gostar do local onde se celebra o The Sun in a Glass: junto às instalações da Purkmistr Brewery, no centro histórico de Pilsen, uma das cidades-berço da cerveja e que nos deu, entre outras, a maravilhosa Pilsner, a cerveja mais bebida no mundo. 

 

O festival tem uma vasta história e permite aos visitantes degustarem dezenas de cervejas não-filtradas, de diversos estilos. Habitualmente, mais de 70 microcervejeiras participam no evento, muitas delas produzidas noutros países europeus, o que dá ao festival um travo internacional. O festival não se cinge à cerveja e podes divertir-te com as diversas animações previstas para os três dias.

Great British Beer Festival, Londres (Inglaterra)

5 festivais de cerveja europeus para visitares em breve

Este é um dos maiores e mais conhecidos eventos no mundo da cerveja e da sidra. Organizado pela Campaign for Real Ale (CAMRA), o festival reúne centenas de ales, cervejas internacionais, sidras e peradas no icónico espaço Olympia, em Londres. Além da variedade de bebidas, é possível usufruir de uma seleção variada de comida de rua e snacks. O entretenimento também está incluído no bilhete, com música ao vivo durante todo o dia e jogos tradicionais. Quem quiser aprofundar o seu conhecimento acerca da cerveja e da sidra pode comprar livros e merchandising sobre estas bebidas. Que, na verdade, não são exclusivas no recinto. É possível beber-se vinho, gin e café, mas com menos variedade - afinal, este é um festival para o mundo cervejeiro, que nos é trazido pelo influente reino da cerveja inglesa

 

Como acontece noutros festivais europeus, há prémios envolvidos. No primeiro dia do festival é eleito o CAMRA Champion Beer of Britain, numa das mais prestigiadas competições de cerveja do mundo. Os juízes escolhem a cerveja vencedora com base na sua aparência, aroma, sabor e sabor residual, avaliados em 10 categorias. O vencedor tem um ano inteiro de glória para celebrar.

Belgian Beer Weekend, Bruxelas (Bélgica)

5 festivais de cerveja europeus para visitares em breve

A Grand Place de Bruxelas, Património Mundial da Humanidade da UNESCO, recebe todos os anos, em Setembro, o Belgian Beer Weekend, um fim de semana inteiramente dedicado à bebida belga. Numa das mais bonitas praças do mundo, cerca de 60 mil amantes de cerveja põem à prova os sabores e aromas das cervejas belgas. Ao longo do fim de semana, inúmeras cervejeiras, pequenas e grandes, colocam à disposição dos visitantes mais de 400 produtos. E se a sua paixão pela cerveja é transversal aos vários estilos, tome nota: no Belgian Beer Festival é possível deambular pelos vários tipos de cerveja que fazem da belga uma das culturas cervejeiras mais amadas e elogiadas do mundo.

Big Grill & Craft Beer Festival (Irlanda)

5 festivais de cerveja europeus para visitares em breve

Este festival realiza-se em agosto, para aproveitar os últimos dias de calor de Dublin, e celebra a união entre barbecue, a nossa tradicional churrascada, e a cerveja artesanal. Neste festival vais poder saber mais sobre a arte de cozinhar com fogo com os melhores chefs irlandeses e ingleses: carne, vegetais e outros petiscos. 

 

Não estarás só: cerca de 20 mil pessoas visitam regularmente o Big Grill & Craft Beer Festival todos os anos, sendo servidos por 20 restaurantes que cozinham utilizando apenas madeira e carvão vegetal. O prato principal é servido com cerveja artesanal, mas existem outras bebidas no recinto. 


Se está a pensar ir ao Big Grill & Craft Beer Festival, recorda o nosso artigo sobre as cervejas ideais para churrasco. E diverte-te na sempre alegre e festiva cidade de Dublin.

Artbeerfest, Caminha (Portugal)

5 festivais de cerveja europeus para visitares em breve

Desde 2013 que todos os caminhos da cerveja artesanal portuguesa e internacional vão dar a Caminha, vila fronteiriça do Minho que recebe, todos os anos, o Artbeerfest. Este Festival Internacional de Cervejeiras Artesanais e Mestres Cervejeiros realiza-se em julho, durante quatro dias, e reúne profissionais, empresas, empreendedores e agentes da inovação na área da cerveja, que procuram transmitir aos consumidores e visitantes um pouco do seu conhecimento sobre este néctar milenar. Tradicionalmente, são mais de 500 cervejeiros - metade portugueses - que estão presentes no festival. 

 

Ao longo dos quatro dias, os participantes podem inscrever-se em degustações, brewer shows, master classes, labshops, harmonizações com gastronomia, provas comentadas, mas também vender e comprar produtos.  Que é como quem diz, cerveja. Sendo um festival ao ar livre, que convive paredes-meias com magnífico Centro Histórico de Caminha, e com uma organização e dimensão quase únicas no mercado português, o Artbeerfest recebe pessoas de todo o país e de todo o mundo.

Além da cultura cervejeira, os visitantes podem deliciar-se com animação de rua, concertos de música, performances e atuações teatrais, jogos, concursos, atividades lúdicas e happenings

 

Se és um apaixonado por cerveja, e nunca visitaste este festival, coloca-o já na tua agenda.

RECOMENDADOS

Informação Legal

Esta declaração de garantia de privacidade de dados aplica-se específica e exclusivamente ao serviço do Super Bock Group.

Para o Super Bock Group é importante que todos os utilizadores dos seus serviços e visitantes das suas páginas tenham garantida a confidencialidade dos seus dados.

O Super Bock Group garante que estas informações NÃO SERÃO utilizadas em nenhuma lista com fins promocionais via correio eletrónico ou telefónico, nem serão divulgadas a qualquer outra organização ou empresa. O Super Bock Group compromete-se a proteger a sua privacidade.

Sobre qualquer questão que tenha relativa a este compromisso, não hesite em contactar.

close

5 festivais de cerveja europeus para visitares em breve

BEM-VINDO À SUPER BOCK CASA DA CERVEJA

Declaras que tens mais de 18 anos?

SIM

NÃO

Para entrares no site, tens de ter mais de 18 anos.

Ao submeter estes dados, está a concordar com a Política de Privacidade e Política de Cookies do site Super Bock Casa da Cerveja.

Digital Product by BondHabits