Curiosidades
Oktoberfest: a maior das celebrações da cerveja

Há 200 anos que Munique é a capital da cerveja, num festival temático que atrai milhões de visitantes todos os anos: o Oktoberfest. Atualmente, o evento dura 16 dias e estende-se a países como Brasil, Estados Unidos, Canadá e China.

Numa esplanada, na praia ou num festival de verão. São vários os momentos e os locais onde sabe bem beber uma cerveja fresquinha. Para subir o nível, só mesmo no evento onde a cerveja é rainha e senhora. Façamos as malas e viajemos para o sudeste da Alemanha, até à capital da Baviera. Uma cidade europeia, 16 dias, 6 milhões de visitantes e cerca de 7,5 milhões de litros de cerveja – o suficiente para encher três piscinas olímpicas. Pode parecer o paraíso, mas é bem real: estes são os números do Oktoberfest de 2018.


Uma vez por ano, todos os caminhos vão dar a Munique. O Oktoberfest que, apesar do nome, começa em setembro, é o principal festival de cerveja a nível mundial e um dos grandes marcos do turismo na Alemanha. São mais de 200 anos de história e festa, com uma identidade fortemente marcada pelas irresistíveis cervejas alemãs – só cervejeiras locais marcam presença. A cerveja reina entre comida, música e muito boa disposição, numa experiência marcante para qualquer amante de cerveja.

uma questão de realeza

Sendo o Oktoberfest de Munique o rei dos festivais de cerveja, as suas origens são quase premonitórias. Em outubro de 1810, o príncipe Ludwig [tradução Luís] - que viria a ser o primeiro rei com esse nome na Baviera - e a princesa Therese de Saxe-Hildburghausen casaram com toda a pompa e circunstância. Convidaram a cidade inteira e Munique parou para uma festa onde não faltaram corridas de cavalos.

O acontecimento foi tão marcante que, um ano depois, a festa se repetiu para celebrar a efeméride e, às competições de cavalos, juntou-se a promoção da agricultura. Em 1813, a guerra com Napoleão determinou a primeira interrupção dos festejos - algo que, até hoje, aconteceu apenas em 24 ocasiões, essencialmente devido a conflitos armados ou epidemias (cólera).

Image

a cerveja e o mês de setembro

A Baviera antecipou, desde cedo, o potencial da efeméride e, em 1818, foi acrescentado um carrossel, baloiços… e bancas de cerveja. Além destas atrações e das já popularíssimas corridas de cavalos - que entretanto deixaram de se realizar -, o festival contou com concursos de comida e corridas de sacos, entre outras competições populares que o tornaram cada vez mais icónico.

O Oktoberfest tornou-se de tal forma uma tradição para a região que, a partir de 1819, os habitantes de Munique assumiram a responsabilidade de o organizar anualmente. Foi então que o evento, com outubro no nome, se iniciou pela primeira vez em setembro para aproveitar o bom tempo que ainda se faz sentir no final do verão, e a sua duração foi alargada para duas semanas.

Centenário = 120 mil litros de cerveja

O primeiro desfile de cervejeiras teve lugar em 1887, numa organização que contou com variadas atrações paralelas. Os cavalos puxavam barris e os músicos animavam o espaço, enquanto os transeuntes bebiam cerveja, evidenciando o potencial da bebida no Oktoberfest. Ainda hoje o desfile é uma das imagens de marca do certame e as cervejeiras prepararam-se a rigor: há carros alegóricos, trajes temáticos e números que lembram uma espécie de “Carnaval da Cerveja”.

Em 1896, as tendas de grande dimensão substituíram as bancas de cerveja, com um maior investimento das empresas e lojas de cerveja da região. O impacto da bebida tornou-se tão relevante que, em 1910, 100 anos depois do primeiro Oktoberfest, foram consumidos cerca de 1,2 milhões de litros de cerveja.

Por todo o mundo e para todas as idades

Em 1960 terminaram as corridas de cavalos e, ao longo do tempo, também as competições populares foram sendo eliminadas do calendário. O evento foi-se afirmando, cada vez mais, como a grande referência para os amantes de cerveja, num crescimento imparável que registou em 2018 dados impressionantes: 6,3 milhões de pessoas estiveram presentes em Munique, cerca de 394 mil visitantes diários. A maioria dos visitantes internacionais vieram dos Estados Unidos, Reino Unido e Áustria.

A cerveja é, sem dúvida, a principal atração para os adultos, mas o festival é adequado para todas as idades, com a organização a apostar nas atividades também para crianças. A terça-feira é o dia da família e há um espaço dedicado a grupos com crianças – o Familienplatzl –, com montanhas-russas e outras atrações.

O evento de Munique continua a ser o maior a nível mundial, mas o festival tem sido replicado um pouco por todo o mundo. Há, pelo menos, 19 países com eventos idênticos – nalguns casos, como os Estados Unidos, o Brasil e a China, há até várias cidades aderentes. Também na Alemanha o Oktoberfest atraiu outros entusiastas da cerveja, em cidades como Estugarda ou Hannover.

oktoberfest em números

5500 metros quadrados

Dimensão da maior tenda da história do Oktoberfest, montada em 1913, com capacidade para acolher 12 mil pessoas.

7,1 milhões de pessoas

Recorde de visitantes até à data, registado em 1985.

7,6 milhões de litros

Recorde de cerveja bebida entre todos os visitantes, registado em 2011.

curiosidades

Em 1901, houve iluminação artificial nas tendas do Oktoberfest pela primeira vez, uma instalação que contou com a ajuda de Albert Einstein.

Em 1938, o Partido Nazi mudou o nome do evento para “Festival Popular do Império Alemão”.

Entre 1939 e 1948, o festival não aconteceu devido à Segunda Guerra Mundial. Foi a maior interrupção da sua história.

Os visitantes podem ser proibidos de frequentar o certame por comportamento incorreto. Um dos casos mais mediáticos envolveu Paris Hilton em 2006.

Além da cerveja, há uma tenda de vinho, onde se pode beber também champanhe e espumante.

edição de 2019

A 186ª edição do Oktoberfest decorre entre 21 de setembro e 6 de outubro. Na app do evento encontra as informações mais importantes, além de um mapa interativo e um dicionário.

DESCOBRE ONDE A CERVEJA VIVE.
VEM CONHECER A SUPER BOCK CASA DA CERVEJA

Informação Legal

Esta declaração de garantia de privacidade de dados aplica-se específica e exclusivamente ao serviço do Super Bock Group.

Para o Super Bock Group é importante que todos os utilizadores dos seus serviços e visitantes das suas páginas tenham garantida a confidencialidade dos seus dados.

O Super Bock Group garante que estas informações NÃO SERÃO utilizadas em nenhuma lista com fins promocionais via correio eletrónico ou telefónico, nem serão divulgadas a qualquer outra organização ou empresa. O Super Bock Group compromete-se a proteger a sua privacidade.

Sobre qualquer questão que tenha relativa a este compromisso, não hesite em contactar.

close

Image

BEM-VINDO À SUPER BOCK CASA DA CERVEJA

Declaras que tens mais de 18 anos?

SIM

NÃO

Para entrares no site, tens de ter mais de 18 anos.

Ao submeter estes dados, está a concordar com a Política de Privacidade e Política de Cookies do site Super Bock Casa da Cerveja.