Tipos de Cerveja
Pumpkin Ale: uma cerveja para o Dia das Bruxas

A Pumpkin Ale é um estilo sazonal muito popular nos Estados Unidos, o país que elevou a abóbora ao imaginário das bruxas e fantasmas. Com a ajuda deste fruto, viaja até ao universo do Halloween através dos aromas desta cerveja de Outono.

História

A cerveja de abóbora surgiu por dois motivos: necessidade e oportunidade. No século XVII,  a fome era uma ameaça no nordeste do território que hoje conhecemos como Estados Unidos, muito por causa da escassez de cereais na região. Mas havia alguns alimentos que se davam bem no rigor do clima outonal. Um deles era a abóbora, desconhecida em grande parte da Europa e que rapidamente se tornou um pilar nas casas americanas.


As famílias assavam a polpa, comiam as sementes e faziam bolos. A abóbora era, literalmente, o prato do dia. Como se não bastasse mastigá-la em diferentes refeições, faltava inventar a cerveja feita a partir da sua polpa. “Eis um ingrediente bom e barato, que ajuda à fermentação e permite produzir a melhor bebida do dia!”, terão pensado. Era preciso bater os pedaços de abóbora num recipiente, ferver o suco resultante, adicionar lúpulo e deixar fermentar, entre outros passos. Ganhando popularidade entre os camponeses, a Pumpkin Ale foi adotada pela restante população e tornou-se na primeira grande cerveja nacional. 

As características da Pumpkin Ale

A Pumpkin Ale é maioritariamente produzida a partir de polpa de abóbora, em combinação com malte ou outros grãos de cerveja – é a partir do açúcar dos cereais (e não da abóbora), aliás, que se dá o processo de fermentação. Mas, atenção: uma Pumpkin Ale equilibrada acrescenta novas tonalidades, sabores e aromas ao perfil-base da cerveja, nunca permitindo, no entanto, que a abóbora se sobreponha.


É por isso que este fruto entra na categoria dos ingredientes surpreendentes e especiais, que permitem a cada estilo – uma Pale Ale ou Stout, por exemplo – exibir a sua personalidade. Em suma, da Pumpkin podes esperar uma cerveja pouco lupulada, tanto no aroma como no sabor e, portanto, tímida no amargor. Em termos de coloração, pode variar do âmbar ao cobre, acompanhando em perfeita sintonia a ambiência do Outono.

Image

O par perfeito das especiarias

As ale de abóbora unem, frequentemente, o seu natural travo apimentado ao mundo das especiarias. Facilmente encontrarás os sabores e aromas da canela, cravo e noz-moscada, mas também do coentro, gengibre ou casca de laranja. Portanto, não raras vezes, a Pumpkin Ale mostra-se complexa, dando azo a degustações demoradas, no exercício de identificar e compreender cada nuance complementar à essência da abóbora. 

As tradições

Nos Estados Unidos, ter uma Pumpkin Ale à mesa no Dia de Ação de Graças e no Dia das Bruxas faz parte da tradição. A abóbora tem de estar presente em todos os momentos, seja em modelos consumíveis – de bolos a cervejas – seja nos sustos pregados pelas típicas “cabeças” iluminadas por velas que são a imagem icónica do Halloween.

Sabias que…

O Presidente George Washington era um fã de Pumpkin Ale?

 

Em 1985, deu-se a descoberta. O Presidente George Washington (1732 - 1799) tinha deixado escritas algumas notas sobre como fazer cerveja de abóbora e a receita, dizem os entendidos, era um portento. Consta que um dos “pais fundadores” dos Estados Unidos era um fervoroso entusiasta da cerveja artesanal e mantinha uma pequena fábrica em Mount Vernon onde produzia a sua bebida diária. Mas também politicamente, Washington teve algo a dizer sobre a cerveja. Com o crescimento da indústria cervejeira no país, o estadista defendeu a proibição da importação a partir de Inglaterra, para dar gás à economia nacional. Reza, ainda, a história, que quando Washington foi candidato à presidência, a cerveja era a bebida de campanha.

Informação Legal

Esta declaração de garantia de privacidade de dados aplica-se específica e exclusivamente ao serviço do Super Bock Group.

Para o Super Bock Group é importante que todos os utilizadores dos seus serviços e visitantes das suas páginas tenham garantida a confidencialidade dos seus dados.

O Super Bock Group garante que estas informações NÃO SERÃO utilizadas em nenhuma lista com fins promocionais via correio eletrónico ou telefónico, nem serão divulgadas a qualquer outra organização ou empresa. O Super Bock Group compromete-se a proteger a sua privacidade.

Sobre qualquer questão que tenha relativa a este compromisso, não hesite em contactar.

close

Image

BEM-VINDO À SUPER BOCK CASA DA CERVEJA

Declaras que tens mais de 18 anos?

SIM

NÃO

Para entrares no site, tens de ter mais de 18 anos.

Ao submeter estes dados, está a concordar com a Política de Privacidade e Política de Cookies do site Super Bock Casa da Cerveja.