Curiosidades
Playlists para cerveja: qual a banda sonora do teu paladar?

As músicas que ouvimos, tal como os tipos de cerveja que apreciamos num determinado momento, refletem o nosso mood: da serenidade à euforia, da calma à criatividade. Neste artigo, sugerimos-te seis playlists à medida do teu paladar: uma por cada marca das nossas cervejas. Aceitas o desafio?


“Sem a música, a vida seria um erro”, escreveu Friedrich Nietzsche. O filósofo alemão, que até nasceu bem perto de Einbeck, cidade na qual começaram a ser produzidas as primeiras cervejas do tipo “Bock”, cedo percebeu que cerveja e música combinam.

 

Não é preciso ser filósofo para juntar dois e dois. Há músicas que são inseparáveis das nossas experiências, da amizade e dos momentos em que as ouvimos emocionados. Muitas vezes, a cerveja surge no topo desta equação. Segue as nossas sugestões musicais para cada tipo de cerveja e revive os momentos que marcaram as nossas vidas.

Esta é uma playlist intemporal. Bons contadores de histórias, como os portuenses GNR, espíritos criativos como Kendrick Lamar e ícones pop/rock: da energia de Lenny Kravitz e Manuela Azevedo aos refrões contagiantes de Red Hot Chilli Peppers ou Prince. Uma playlist ideal para beber uma cerveja enquanto petiscamos e conversamos com os amigos. Sem tempo contado nem horas para partir.

 

A tua escolha: 

Image

Super Bock Original

Uma cerveja fina e consistente, de sabor moderadamente amargo em equilíbrio com leves apontamentos doces provenientes do malte.

Músicas:

 

> Arcade Fire - No cars go

> Lenny Kravitz - Are you gonna go my way

> Queens of the Stone Age - No one knows

> Clã - GTI

> Lana del Rey - Blue Jeans

> Kendrick Lamar - HUMBLE

> Red Hot Chili Peppers - Give it away

> GNR - Pós-modernos

> Prince - When doves cry

> Gnarls Barkley - Crazy

2) Purista

Esta é uma playlist especial, dirigida a quem conhece os vários estilos de cerveja e, com eles, navega dos clássicos chuckberryanos até à mais perfeita melodia made in Porto, pela voz de Manel Cruz. Um amante de cerveja sente-se bem em qualquer terreno musical: dos acordes metódicos dos The Cure à simplicidade arcaica de Johnny Cash. Os puristas sabem do que falam, apreciam o que bebem e são conselheiros: nas músicas como nas cervejas.

 

A tua escolha:

Image

Super Bock Seleção 1927

Um sortido de cervejas especiais idealizadas pelos mestres cervejeiros mais experientes de Portugal. Produzidas em pequenos lotes, de forma artesanal, na Casa da Cerveja, com ingredientes da mais alta qualidade e da melhor proveniência.

Músicas:


> The Cure - Boys dont’ cry

> Ornatos Violeta - Ouvi dizer

> Chuck Berry - Maybellene

> Johnny Cash - I Walk the line

> The Beatles - I want to hold your hand

> The Kinks - You really got me

> Heróis do Mar - Amor

> Aretha Franklin - Respect

> Moby - Why does my heart feel so bad?

> GNR - Pronúncia do Norte

3) Hipster

Ouvir uma determinada música, e conhecê-la, revela quem somos. É uma forma de estar e viver, de mostrar a personalidade. Esta playlist foi feita a pensar nos hipsters citadinos, embaixadores da cultura urbana que gostam de ouvir as músicas que (parece) que vêm do futuro. Para eles, inovar é um verbo de sentido múltiplo, que pode ser utilizado na cerveja que bebem ou na música que ouvem. Sempre em grande estilo nos momentos que marcam a espuma dos dias.

 

A tua escolha:

Image

Super Bock Coruja

Estas cervejas especiais, ricas em sabor e de aroma intenso, distinguem-se pelo recurso à técnica de “dry hopping”: o adicionar tardio de uma quantidade extra de lúpulo numa infusão a frio, o que lhes confere um marcado aroma fresco a lúpulo.

Músicas:


> The Strokes - Last nite

> Arcade Fire - Rebellion (Lies)

> Kings of Leon - Sex on fire

> Capitão Fausto - Amanhã tou melhor

> Vampire Weekend - Step

> Handsome Furs - Repatriated

> Hot Chip - Ready for the floor

> Filipe Sambado - Alargar o passo

> Glockenwise - Dia Feliz

> Los Campesinos! - Death to Los Campesinos!

> B Fachada - To-Zé

4) Cosmopolita

O prazer de beber cerveja vai além do primeiro gole. Partilha-se nos bares, cafés e restaurantes das grandes cidades mundiais: Nova Iorque, São Francisco, Los Angeles, Porto ou Lisboa. Deixa de lado a vergonha e dá início a uma viagem ao mundo cervejeiro com esta playlist de músicas que contam a história das cidades, dos seus habitantes e a vida de quem os rodeia.

 

A tua escolha:

Image

Super Bock Stout

De personalidade forte, a Stout é uma cerveja preta cremosa e que surpreende pelo sabor distinto. Há um antes e um depois do primeiro gole numa Stout. Duas vidas separadas por alguns segundos de puro prazer.

Músicas:


> Jay Z feat. Alicia Keys - Empire state of mind

> Dino D’Santiago - Nova Lisboa

> Arctic Monkeys - Fake tales of San Francisco

> Gil Scott-Heron - Johannesburg

> Elliott Smith - Angeles

> REM - All the way to Reno

> LCD Soundsystem - New York I love you but you’re bringing me down

> Mind da Gap - Invicta

> Sufjan Stevens - Chicago 

> Bon Iver - Calgary

5) Tradicional

Compreender a história ajuda-nos a decifrar o futuro. É assim também com esta playlist: clássica, segura e que nos faz regressar, durante alguns minutos, ao cheiro do vinil, ao Chico Fininho que ginga pela rua e ao misterioso Hotel California. É fácil ouvir estas músicas ao sabor de uma cerveja feita com o saber fiel a costumes ancestrais. Qualquer que seja o teu estado de espírito, não te sintas culpado quando ouvires esta playlist: a História absolver-te-á.

 

A tua escolha:

Image

Super Bock Abadia

Esta é uma cerveja especial, forte e encorpada, com um aroma rico a maltes especiais e notas de caramelo. De cor âmbar, a sua inspiração provém das cervejas feitas pelos monges na Idade Média. Uma cerveja do passado bebida no conforto do presente.

Músicas:


> Rolling Stones - (I can’t get no) Satisfaction

> Jerry Lee Lewis - Great balls of fire

> Rui Veloso - Chico Fininho

> David Bowie - Heroes

> The Police - Every breath you take

> Elvis Presley - Heartbreak Hotel

>  Jorge Palma - Bairro do Amor

> The Temptations - My girl

> Tom T. Hall - I like beer

> The Eagles - Hotel California

6) Descontraído

Beber uma cerveja ao som desta playlist é sempre uma boa companhia. Seja com a história de Brandi Carlile, a balada astral de Miguel Araújo ou numa Lisboa prestes a amanhecer. Calma, relaxada e descontraída, esta playlist reflete uma cerveja sem álcool que sabe acompanhar os amigos e apreciar os bons momentos da amizade genuína. Saúde!

 

A tua escolha:

Image

Super Bock sem Álcool

Criada a partir de um processo que garante todo o sabor de uma autêntica cerveja, mas sem o seu teor de álcool, a Super Bock sem Álcool é uma cerveja excecional, para beber sem restrições.

Músicas:


> Brandi Carlile - The Story

> Benjamin Clementine - Cornerstone

> Miguel Araújo - Balada Astral

> Silence 4 - My Friends

> A Banda mais bonita da cidade - Oração

> Bright Eyes - First day of my life

> Sérgio Godinho - Lisboa que amanhece

> Bob Dylan - Like a rolling stone

> Fingertips - Picture of my own

> Luís Severo - Boa companhia

RECOMENDADOS

Da Märzen à Festbier: as cervejas da Oktoberfest
Cervejas ideais para… queijos
Jimmy Carter: o Prémio Nobel que mudou a cerveja americana
Malte: chef e pintor do mundo cervejeiro
Lata ou garrafa: qual a melhor opção para beber cerveja?
Água: a fonte da essência
3 formas de fazer cerveja em casa
O que faz um mestre cervejeiro?
Lúpulo: o rei do amargor
8 cidades-berço de cerveja
10 mitos da cerveja: verdadeiro ou falso?
Dry Hopping
Oktoberfest: a maior das celebrações da cerveja
Prova de cerveja: um guia de iniciação
Cerveja 2.0: as melhores apps para beer lovers
5 curiosidades sobre cerveja

Informação Legal

Esta declaração de garantia de privacidade de dados aplica-se específica e exclusivamente ao serviço do Super Bock Group.

Para o Super Bock Group é importante que todos os utilizadores dos seus serviços e visitantes das suas páginas tenham garantida a confidencialidade dos seus dados.

O Super Bock Group garante que estas informações NÃO SERÃO utilizadas em nenhuma lista com fins promocionais via correio eletrónico ou telefónico, nem serão divulgadas a qualquer outra organização ou empresa. O Super Bock Group compromete-se a proteger a sua privacidade.

Sobre qualquer questão que tenha relativa a este compromisso, não hesite em contactar.

close

Image

BEM-VINDO À SUPER BOCK CASA DA CERVEJA

Declaras que tens mais de 18 anos?

SIM

NÃO

Para entrares no site, tens de ter mais de 18 anos.

Ao submeter estes dados, está a concordar com a Política de Privacidade e Política de Cookies do site Super Bock Casa da Cerveja.