Tipos de Cerveja
IPA vs APA: onde estão as diferenças?


São ale, são pálidas e uma tem origem no legado da outra. As diferenças entre India Pale Ale e American Pale Ale encontram-se nos detalhes.


Se a India Pale Ale (IPA) é uma pale ale preparada para ser expedida para o ultramar inglês, a American Pale Ale (APA) é uma adaptação da pale ale inglesa feita por cervejeiros artesanais modernos dos Estados Unidos, refletindo ingredientes indígenas. Ambas se tornaram, nos dias que correm, estilos internacionais, com cada vez mais adaptações a surgirem em países com um mercado emergente.

História

Image

Sabias que...

A primeira cervejaria da Índia foi criada no início do século XIX, no sopé dos Himalaias. Produzia uma IPA chamada Lion, que durou até aos anos 1960.

Ingredientes

A utilização de lúpulos americanos é a principal diferença entre a APA e a IPA. Uma boa APA mantém o equilíbrio entre o malte e os lúpulos, sendo estes mais pungentes, cítricos e florais do que os seus familiares britânicos. 


Já na clássica IPA inglesa, são usados lúpulos tradicionais britânicos, particularmente no final da produção, sublinhando-se um amargor que se sobrepõe ao malte.


E se estivermos a falar de uma IPA feita com lúpulos americanos? Neste caso, a distinção face à APA complica-se ainda mais, tendo mais a ver com graus de intensidade. Isto é, numa APA existirá tendencialmente um maior equilíbrio entre as suas características maltadas e lupuladas, ao passo que numa IPA o lúpulo é mais proeminente.

No copo

Tipicamente, a APA é mais clara e tem menos produtos derivados da fermentação do que a IPA.

Image

Aromas e sabores

A IPA tem um aroma e um sabor moderado a intenso a lúpulos florais, picantes ou cítricos. Também na APA o traço principal é o aroma e sabor a lúpulo moderado a forte, mas pode ser usado um leque de lúpulos americanos ou do Novo Mundo com aromas mais variados: cítricos, florais, a pinho, resinosos, picantes, a frutos tropicais, bagas, ameixa, pêssego, cerejas, manga ou melão. Ambas podem ter notas gramíneas se for usado dry-hopping. 


Ambas têm um aroma e sabor baixo a moderado a malte, que pode ser torrado ou caramelizado. No caso da APA, o aroma e sabor a malte podem também ter um carácter especial de biscoito ou pão.

Teor alcoólico

O volume de álcool depende do estilo que estamos a considerar. Isto porque, ao longo dos anos, e dada a sua popularidade, a tradicional IPA já inspirou uma grande variedade de cervejas, já consideradas como estilos próprios de pleno direito.


O Beer Judge Certification Program (BJCP) inclui a American Pale Ale e as IPA em categorias diferentes: a American Pale Ale é incluída no grupo das Pale American Ale (onde também encontramos a Blonde Ale), enquanto as várias Specialty IPA e a American IPA são incluídas no grupo das IPA - uma categoria que contempla as modernas IPA americanas. A English IPA surge numa outra categoria, com cervejas de países da Commonwealth.

Image

Informação Legal

Esta declaração de garantia de privacidade de dados aplica-se específica e exclusivamente ao serviço do Super Bock Group.

Para o Super Bock Group é importante que todos os utilizadores dos seus serviços e visitantes das suas páginas tenham garantida a confidencialidade dos seus dados.

O Super Bock Group garante que estas informações NÃO SERÃO utilizadas em nenhuma lista com fins promocionais via correio eletrónico ou telefónico, nem serão divulgadas a qualquer outra organização ou empresa. O Super Bock Group compromete-se a proteger a sua privacidade.

Sobre qualquer questão que tenha relativa a este compromisso, não hesite em contactar.

close

Image

BEM-VINDO À SUPER BOCK CASA DA CERVEJA

Declaras que tens mais de 18 anos?

SIM

NÃO

Para entrares no site, tens de ter mais de 18 anos.

Ao submeter estes dados, está a concordar com a Política de Privacidade e Política de Cookies do site Super Bock Casa da Cerveja.