As cervejas ideais para a ceia de Natal
Harmonizações
As cervejas ideais para a ceia de Natal

A época natalícia está cheia de sabores e tradições deliciosos, que merecem ser acompanhadas com uma bebida à altura. Seja com bacalhau ou peru, ou até à sobremesa, aqui ficam sugestões para que possas celebrar o Natal com família, amigos e uma boa cerveja.

Os paladares do Natal estão enraizados nas nossas memórias e sabe bem voltarmos a todos eles, ano após ano. Apesar de, regra geral, o vinho ser o eleito para acompanhar as refeições da Consoada e do dia de Natal, os apreciadores de cerveja também podem degustá-la à mesa, combinando-a na perfeição com os diferentes pratos.

Na verdade, há uma história antiga entre cerveja e Natal, que remonta aos anos 900 e aos vikings. Este povo celebrava o solstício de inverno, numa festa chamada de Jól, ou Yule em inglês, que começava a 21 de dezembro e durava 12 dias. Apesar de ser um período pré-cristão, esta festividade é vista como uma espécie de Natal dos vikings, e acredita-se que algumas das tradições que hoje conhecemos, como a árvore de natal, tenham sido iniciadas já nessa altura. Nesta celebração, era típico fazer-se uma cerveja caseira bem forte, para fazer jus ao rigoroso inverno. A prática alastrou-se pela Escandinávia e por outros países, como a Bélgica e Inglaterra. A produção comercial das chamadas cervejas de Natal acabaria por iniciar-se nos séculos XIX e, atualmente, são bem comuns e podem ser encontradas um pouco por todo o mundo. Normalmente, são condimentadas com especiarias, como canela e cravinho, ou casca de laranja.

Tal como cerveja e Natal parecem estar juntos há séculos, também há pratos bem nossos, como o bacalhau cozido, o peru assado e as rabanadas, que fazem parte da história das celebrações natalícias desde o século XVI. Por isso, combinar tradições e celebrações centenárias parece fazer sentido, ainda mais quando conseguimos casar tão bem os sabores.

1) Bacalhau cozido

As cervejas ideais para a ceia de Natal

Há quem diga que bacalhau cozido só sabe bem na noite de Natal. A tradição de o comer na noite da Consoada começou nas casas mais pobres, já no século XVI, como forma de cumprir o jejum imposto pela Igreja. O bacalhau era mais acessível, tanto no preço, como por poder ser pescado meses antes e conservado até dezembro, altura em que o Inverno impedia a pesca mais frequente. Só nos séculos XIX e XX é que se tornou um prato mais prestigiado, enraizando-se como verdadeira tradição. Também só nessa altura se começou a acompanhá-lo com batatas - até lá, comia-se apenas com couves, legumes, pão e, por vezes, castanhas.

Preparação: Cozido

Principais ingredientes: Bacalhau, batata, ovos, couve, cenoura, azeite

As melhores cervejas | Pale Lager

As Pale Lager, quer sejam as da escola Alemã ou da escola Americana, são cervejas de cor clara, ligeiramente dourada, e de sabor leve e suave, com alguma frescura. Nunca chegam a ser muito encorpadas, apresentando um amargor ligeiro proveniente dos lúpulos nobres. Desta forma, as Pale Lager podem acompanhar pratos mais ricos e gordurosos, para um corte e uma limpeza no palato, ou podem fazer uma harmonização amena, ao lado de pratos mais suaves, como peixes delicados ou preparações menos pesadas, como é o caso do bacalhau cozido da noite de Natal.

Tipo de harmonização | Semelhança

É a forma de harmonização mais simples, mas nem por isso menos eficaz. O objetivo é que cerveja e prato se complementem entre si, levando o paladar no mesmo sentido e fazendo sobressair as características que ambos tenham em comum. Neste caso em concreto, destaca-se a subtileza do prato e da cerveja.

2) Peru assado recheado

As cervejas ideais para a ceia de Natal

Contrariamente ao bacalhau, o peru assado foi uma tradição trazida até à mesa de Natal pela nobreza. Desde o século XVI que a ave, vinda da América, era usada como símbolo de ostentação em banquetes. No Natal, não era exceção, contudo só após a Missa do Galo. Depois da meia-noite, era altura de festejar o fim do jejum com carnes e doces.

Preparação: Assado

Principais ingredientes: Peru, limão, alho, colorau, azeite, pão, enchidos

As melhores cervejas | American Amber Ale

As American Amber Ale são cervejas de fermentação alta, e cujo nome vem, precisamente, da sua cor - um castanho avermelhado. Isto deve-se ao uso de malte tostado, que confere mais corpo à cerveja e lhe dá um toque mais caramelizado. O lúpulo, por sua vez, dá-lhe toques cítricos e frutados, balançando a doçura do malte. As Amber Ale são das cervejas mais consensuais para os apreciadores de cerveja.

Tipo de harmonização | Complemento

O objetivo de uma harmonização complementar é que a cerveja ofereça ao prato algo que o eleve. Neste caso, tanto o peru assado como a Amber Ale têm sabores caramelizados. Contudo, a cerveja também se distingue na boca com notas frutadas e ácidas, funcionando como uma excelente adição à textura mais seca do peru e aos paladares ricos característicos de um assado - sobretudo no caso de haver um recheio, que normalmente é feito com algum tipo de enchido.

3) Rabanada

As cervejas ideais para a ceia de Natal

As rabanadas, ou fatias douradas, nem sempre foram uma sobremesa, mas antes um verdadeiro sustento. Eram dadas a mulheres após um parto, como alimento que lhes renovaria as forças. As rabanadas são associadas à época natalícia em vários relatos históricos, e os investigadores acreditam que talvez se deva ao facto do Natal ser uma quadra que celebra o nascimento. De resto, as rabanadas, a par de toda a restante doçaria típica do Natal e de outras festas religiosas, sempre foram um símbolo da alegria e da exuberância com que o povo as celebra.

Preparação: Fritas

Principais ingredientes: Pão, leite, ovos, açúcar, canela

As melhores cervejas | Stout

É raro acompanharmos um doce com uma cerveja. Associamos o final da refeição a um licor ou Porto, mas nada como inovar. Para acompanhar uma deliciosa rabanada, precisamos de uma cerveja que aguente a doçura e a fritura das rabanadas, e que ampare o travo a canela e a ovo. O ideal é acompanhar com uma Stout, um cerveja preta, geralmente com sabores torrados e amargos, a café ou chocolate negro. Tem uma carbonação alta e sabores sóbrios, equilibrando o palato nesta combinação. Para além disso, muitas Stout têm um teor alcoólico mais elevado, perfeitas para terminar a refeição e serem saboreadas demoradamente, especialmente em noites de inverno.

Tipo de harmonização | Contraste

Para uma harmonização por contraste, os perfis de sabor do prato e da bebida devem ser totalmente diferentes. A cerveja ajuda a limpar o palato, trazendo uma característica que não está presente no prato. A experiência é elevada por este jogo de oposições, numa harmonia bem complexa. Neste caso, a Stout dá-nos o amargor que não encontramos na rabanada.

RECOMENDADOS

Informação Legal

Esta declaração de garantia de privacidade de dados aplica-se específica e exclusivamente ao serviço do Super Bock Group.

Para o Super Bock Group é importante que todos os utilizadores dos seus serviços e visitantes das suas páginas tenham garantida a confidencialidade dos seus dados.

O Super Bock Group garante que estas informações NÃO SERÃO utilizadas em nenhuma lista com fins promocionais via correio eletrónico ou telefónico, nem serão divulgadas a qualquer outra organização ou empresa. O Super Bock Group compromete-se a proteger a sua privacidade.

Sobre qualquer questão que tenha relativa a este compromisso, não hesite em contactar.

close

As cervejas ideais para a ceia de Natal

BEM-VINDO À SUPER BOCK CASA DA CERVEJA

Declaras que tens mais de 18 anos?

SIM

NÃO

Para entrares no site, tens de ter mais de 18 anos.

Ao submeter estes dados, está a concordar com a Política de Privacidade e Política de Cookies do site Super Bock Casa da Cerveja.

superbockcasadacerveja.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile