Tipos de Cerveja
8 estilos de cerveja para confecionar biscoitos e adoçar a tua boca

Sabe muito bem comer um biscoito tradicional enquanto degustamos uma bela cerveja, mas já pensaste em juntar os dois num delicioso biscoito de cerveja? A receita é simples e tem ganho adeptos um pouco por todo o lado, Portugal incluído. Fica a saber que ingredientes usar, como deves prepará-los e quais os melhores estilos de cerveja para levar ao forno. 


A cerveja tem um lugar de destaque na gastronomia mundial. Bebida milenar, democrática e interclassista, a cerveja é também multifacetada e pode ser um ingrediente importante para enriquecer um prato ou até uma sobremesa. Os biscoitos de cerveja, cada vez mais apreciados em Portugal, são apenas umas das declinações que têm o condão de transferir para outros territórios alguns dos fantásticos elementos desta bebida multifacetada.


Neste artigo vamos ensinar-te uma receita simples, mas deliciosa, de biscoitos de cerveja, sugerindo-te também quais os estilos que poderás usar para obter versões diferentes dos biscoitos, e que  melhor se ligam com o caráter doce e suave desta iguaria.

Receita de biscoitos de cerveja

Ingredientes

150 ml de cerveja

200 g de manteiga derretida

500 g de farinha de trigo + farinha q.b. para polvilhar

100 g de açúcar + açúcar q.b. para polvilhar

1 pitada de sal



Preparação 

1. Pré-aquece o forno a 180 ºC.

2. Mistura a cerveja (escolhe um dos estilos que te recomendamos abaixo) com a manteiga

3. Acrescenta a farinha, o açúcar e a pitada de sal e, aos poucos, mistura até obteres uma massa homogénea. Junta um pouco mais de farinha, se necessário

4. Polvilha a bancada e o rolo da massa com farinha q.b. e estende a massa até ficar o mais fina possível

5. Corta tiras de massa na forma que desejares, polvilha-as com açúcar de ambos os lados e coloca no forno até ficarem loiras

6. Serve, se possível, ainda quentinhas

Quais os melhores estilos de cerveja para confecionar biscoitos?

Normalmente os biscoitos amargos não granjeiam muitos admiradores, por isso os estilos de cerveja mais doces, ou com um balanço perfeito entre doce e amargo (sejam lagers ou ale) serão os mais indicados. Estilos de cerveja com notas de pão ou biscoito, por outro lado, assentam que nem uma luva nesta receita. Descobre quais.

Pilsner

Sendo o estilo de cerveja mais apreciado no mundo, é naturalmente o mais utilizado para fazer biscoitos de cerveja. O sabor maltado a pão e o equilíbrio entre o malte e o lúpulo complementam os sabores tradicionais do biscoito.

Belgium Triple

Esta Strong Ale da escola belga é conhecida, entre outras características, pelo forte teor alcoólico e sabores frutados e condimentados. Trata-se de uma cerveja complexa, mas agradável a diferentes tipos de palato, nomeadamente através da doçura do malte e das notas ligeiras de mel.

Saison

Outra cerveja belga com sabores frutados e condimentados, mas que apresenta um menor teor alcoólico. De sabor equilibrado devido ao caráter frutado, picante e lupulado, podemos encontrar na Saison uma variedade de sabores derivados dos maltes mais escuros (tostado, pão, biscoito e chocolate) e que suportam a sua integração na gastronomia doceira.

Munich Dunkel

Trata-se de uma cerveja mais escura, com notas de chocolate, nozes e caramelo. O sabor rico dos maltes sente-se na boca, ainda que suave, e este equilíbrio é fundamental para proporcionar um biscoito de cerveja saboroso.

Dunkelweizen

A conjugação das características naturalmente frutadas e de especiarias de uma cerveja Weiss com maltes mais escuros que trazem toques de caramelo, castanhas e chocolate, tornam esta cerveja de trigo um excelente complemento para integrar na bolacha.

Irish Red Ale

As notas de tostado ou de biscoito no final desta cerveja irlandesa combinam com os ingredientes que vamos incluir na receita, qualquer que seja a versão de Irish Red Ale que tenhas à tua disposição: a que destaca mais o caramelo e doçura; ou a que favorece o paladar de grãos e tostado.

Stout

De sabor fortemente torrado, a Stout apresenta ainda notas de café ou chocolate negro. É uma cerveja equilibrada e maltada e que dá um sabor delicioso e diferente aos tradicionais biscoitos de cerveja.

Pumpkin Ale

O aroma a biscoito e os sabores complexos de especiarias como canela, noz-moscada, pimenta, baunilha e gengibre dão um twist delicioso aos biscoitos de cerveja. Ainda que seja mais difícil de encontrar nos pontos de venda, a Pumpkin Ale é uma excelente opção para integrar num biscoito de cerveja. 


Geralmente os biscoitos sabem melhor quando ainda estão quentes, e os biscoitos de cerveja não são exceção. Há, inclusive, quem os coma junto de uma salada e faça disso uma refeição completa, sendo naturalmente conveniente que se faça acompanhar de um belo copo de cerveja, como manda a tradição. Será uma aventura gastronómica, e valerá bem a pena.

Informação Legal

Esta declaração de garantia de privacidade de dados aplica-se específica e exclusivamente ao serviço do Super Bock Group.

Para o Super Bock Group é importante que todos os utilizadores dos seus serviços e visitantes das suas páginas tenham garantida a confidencialidade dos seus dados.

O Super Bock Group garante que estas informações NÃO SERÃO utilizadas em nenhuma lista com fins promocionais via correio eletrónico ou telefónico, nem serão divulgadas a qualquer outra organização ou empresa. O Super Bock Group compromete-se a proteger a sua privacidade.

Sobre qualquer questão que tenha relativa a este compromisso, não hesite em contactar.

close

Image

BEM-VINDO À SUPER BOCK CASA DA CERVEJA

Declaras que tens mais de 18 anos?

SIM

NÃO

Para entrares no site, tens de ter mais de 18 anos.

Ao submeter estes dados, está a concordar com a Política de Privacidade e Política de Cookies do site Super Bock Casa da Cerveja.